Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Orquestra Sinfônica apresenta “Concertos da Liberdade – Mulheres Lendárias” 

Gostou? Compartilhe!

Concerto da Orquestra Sinfônica de MG celebra o Dia Internacional das Mulheres nesta sexta-feira, 8 de março, e também com ensaio aberto

Com vistas ao Dia Internacional das Mulheres, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta nesta sexta-feira, 8 de março, um espetáculo construído em torno de obras de duas compositoras mineiras. Primeiramente, Maria Helena Rosas Fernandes, nascida em Brazópolis, e, tal qual, Dinorá de Carvalho, de Uberaba. O concerto para piano terá como solista Simone Leitão, mineira de Caratinga. A regência será de Ligia Amadio. Vale dizer que um dia antes, ou seja, na quinta-feira, 7, haverá um ensaio aberto ao público, ao meio-dia, já com parte do programa (e entrada gratuita). O concerto completo, por seu turno, marcado para a sexta-feira, dia 8, está marcado para as 20h.

Música e Dança

A regente Ligia Amadio, conduzindo a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Paulo Lacerda/Divulgação)
A regente Ligia Amadio, conduzindo a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Paulo Lacerda/Divulgação)

Entre as obras que serão apresentadas pela Sinfônica, está, por exemplo, “Três danças brasileiras para piano, orquestra de cordas e percussão”, de Dinorá de Carvalho. A soprano mineira Melina Peixoto irá interpretar o prólogo da ópera “Marília de Dirceu”, composta por Maria Helena Rosas Fernandes, que traz, na letra, uma mensagem de força e união para as mulheres. O público irá acompanhar, ainda, uma interpretação do “Concerto nº 1 para piano e orquestra em ré bemol maior”, de Sergei Prokofiev, que será apresentado pela solista Simone Leitão.

Cumpre ressaltar que, no concerto da Sinfônica do dia 8 março, oito bailarinas da Cia. de Dança Palácio das Artes vão apresentar uma coreografia na execução da música de abertura, “Pelas Serras”, da mineira Thais Montanari.       

Talentos

De acordo com a diretora artística da Fundação Clóvis Salgado, Cláudia Malta, o concerto da Orquestra Sinfônica irá unir as obras e as trajetórias de diferentes gerações de mulheres mineiras. Expoentes cujos nomes estão inseridos na história da música erudita e da cultura de Minas Gerais. “Dinorá de Carvalho nos deixou há mais de 40 anos, mas o legado dela é um orgulho para Minas e para o Brasil. Aos 90 anos, Maria Helena Rosas Fernandes é um patrimônio vivo. E Simone Leitão e Thais Montanari seguem construindo carreiras brilhantes, dentro e fora do país. Será uma grande honra homenagear esses símbolos da força e da garra das mulheres de Minas”, destaca.

A pianista Simone Leitão acrescenta que as obras das compositoras mineiras citadas precisam ser mais conhecidas pelo público. “Assim, o concerto será uma oportunidade única e muito especial”, diz ela, lembrando que é a primeira vez que se apresentará em Belo Horizonte com este repertório.    

Serviço

“Concertos da Liberdade – Mulheres Lendárias” 

Quando. Ensaio aberto 7 de março, ao meio-dia; Concerto: 8 de março, às 20h   

Onde. Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro)

Quanto. Ensaio aberto com entrada gratuita, Concerto com ingressos a partir de 15 reais

Classificação indicativa: Livre

Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]