Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

M. Night Shyamalan ganha mostra no Cine Humberto Mauro

Gostou? Compartilhe!

Até 11 de abril, serão exibidos 14 filmes do cineasta indiano – naturalizado estadunidenseM. Night Shyamalan; acesso será gratuito

A partir desta quinta-feira, dia 28, o Cine Humberto Mauro dá início à mostra “Shyamalan: Dinâmicas da Fé”, que prossegue até o dia 11 de abril. O espaço exibirá 15 filmes, desde as obras feitas por Shyamalan no final dos anos 1990 até os longas mais recentes, “Tempo” (2021) e “Batem à Porta” (2023). Tal qual, o filme “Demônio” (2010), produzido e roteirizado pelo cineasta. As sessões são gratuitas. O público deve retirar os ingressos na bilheteria do cinema, a partir de 1 hora antes de cada exibição.

M. Night Shyamalan é um cineasta indiano naturalizado estadunidense, e está entre os grandes nomes do cinema hollywoodiano contemporâneo. Logo no início de sua carreira, foi aclamado pelo longa-metragem “O Sexto Sentido”, seu segundo filme. No entanto, passou a acumular controvérsias nos anos seguintes. Há quem alegue que ele se tornou refém do próprio sucesso e sempre busca por reviravoltas marcantes e finais-surpresa. Outros, porém, ressaltam um maior distanciamento das convenções da linguagem cinematográfica, o que o teria tornado mais autoral.

Vicky Krieps e Gael García Bernal em cena de "Tempo", filme de M. Night Shyamalan (Frame/FCS/Divulgação)
Vicky Krieps e Gael García Bernal em cena de "Tempo", filme de M. Night Shyamalan (Frame/FCS/Divulgação)

Trajetória

Shyamalan estreou no cinema com “Olhos Abertos” (1998). Todavia, foi a partir de “A Vila” (2004) que começou a ganhar detratores. O aspecto divisivo das histórias e narrativas do diretor se consolida com o filme seguinte, “A Dama na Água” (2006), que traz uma síntese de temas recorrentes na obra dele. Não por acaso, o Cine Humberto Mauro exibirá ambos em sessões especiais. Assim, “A Vila” está incluído na faixa de curadoria “Cinema e Psicanálise”, na sexta, 5 de abril. Do mesmo modo, “A Dama na Água” ganhará uma “Sessão Comentada”. Ela acontece na terça, 2 de abril, com a participação do professor e pesquisador José Ricardo Miranda Jr.

No mesmo dia, José Ricardo também ministrará o curso “As Dinâmicas da Fé”. Assim, fará uma análise da obra de Shyamalan, especialmente a partir do viés do sagrado. A atividade contará com certificado de participação. Já a trilogia formada por “A Visita” (2015), “Fragmentado” (2016) e “Vidro” (2019), por sua vez, tem exibição na íntegra (e em sequência cronológica) no sábado, dia 6 de abril.

Serviço

“Shyamalan: Dinâmicas da Fé”

Data: 28/3 (quinta-feira) a 11/4 (quinta-feira)

Horários: Variáveis

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro)

Classificações Indicativas: Variáveis

Entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir de 1 hora antes de cada sessão, na bilheteria do cinema

Informações para o público: (31) 3236-7400

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]