fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Shows on-line: lista de apresentações musicais para ver ao vivo de casa

Tem apresentação de Adriana Calcanhotto, Julia Branco, Daparte, contação de história para crianças e muito mais. Tudo on-line e de graça

Por Carol Braga

20/03/2020 às 14:57

Publicidade - Portal UAI
Adriana Calcanhotto. Foto: Leo Aversa/Divulgação

A cada dia surgem novas informações de bandas, músicos, produtores que inventam festivais on-line para cuidar do bem-estar das pessoas. A lista só aumenta. Claro que estamos de olho!

“Tenho achado maravilhosa a iniciativa dos shows online. Para a gente que trabalha com o público, é muito angustiante essa condição de confinamento. Pelo menos eu sinto assim. Claro que tem um lado interessante, um silêncio que favorece a criação, mas nesses poucos dias já venho sentindo muita falta de contato”, comenta a cantora Julia Branco. Ela é uma das artistas que vão participar do festival Solitude, promovido direto de Belo Horizonte pelos queridos amigos do Esquema Novo e Arreda Produções.

A partir do dia 23 de março, todos os dias realizaremos lives de conteúdo artístico no Instagram do Culturadoria. Fique ligado que em breve divulgaremos a programação.

Confira a seguir alguns dos festivais ou shows que estão programados para os próximos dias na Internet.

EU FICO EM CASA (Portugal)

Os portugueses saíram na frente com a criação do Eu Fico em Casa também porque já vivem a quarentena há mais tempo. Todo dia um post nos perfis do Instagram @euficoemcasafestival ou @festivaleuficoemcasa divulga a lista dos participantes. Os shows são transmitidos ao vivo na conta do próprio artista. Você só consegue ver pelo celular ou pelo tablet. É uma oportunidade para você conhecer melhor os artistas da terrinha. Um dos nomes bem conhecidos por lá e que tem marcado presença é António Zambujo. A programação, inicialmente, vai até o dia 22 de março, com participação de 78 artistas.

FESTIVAL #TAMOJUNTO

Muito inspirado na experiência portuguesa, o jornal O Globo lançou aqui o Festival #tamojunto. A proposta é a mesma. Entre os dias 20 e 22 de março, pelo menos 29 artistas nacionais confirmaram participação. Os shows serão de 17h às 22h. A previsão é que cada participante fique cerca de 30 minutos on-line, também na própria rede. Também será possível acompanhar pelos canais do jornal O Globo. Atenção às atrações já confirmadas: Martinho da Vila, Adriana Calcanhotto, Jards Macalé, Teresa Cristina, Mallu Magalhães, Julia Vargas, Pedro Luís, Ana Vilela, Duda Beat e Nego do Borel.

GE Festival

O Garotas Estúpidas, site, Insta e afins também entrou na onda. Silva foi o responsável por abrir o GE Festival em um momento de voz e violão. Foi lindo, nem precisa acrescentar. A programação vai até o dia 27 de março com encontros sobre mindfullness (dia 20/03), receitas saudáveis com Bela Gil (24/03), Yoga com Milla Monteiro (25/03), stand up com Mônica Martelli (26/03) e mais uma rodada de voz e violão com Giulia Be (27/03).

dança

Julia Branco é uma das atrações do Festival Solitude – Foto: Rafael Sandim / Divulgação

FESTIVAL SOLITUDE

A cena independente Minas também organiza algo parecido. No caso, o festival on-line mineiro será entre os dias 24 e 31 de março. Estão confirmadas as participações de pelo menos 48 artistas, de diversos estilos. Entre eles, Julia Branco Nath Rodrigues, Flávio Renegado, Young Lights, Moons, Luiza Brina e muitos outros. É uma iniciativa do Esquema Novo e Arreda Produções, de Belo Horizonte.

ESCUTA SARARÁ

O Festival Sarará é realizado pela Macaco, uma das produtoras mais ligadas na cena independente, seja a efervescente movimentação local como também nos nomes que surgem na esfera nacional. Pois vem aí o Escuta Sarará: Música em casa.  Não poderíamos esperar algo diferente da produtora neste momento de reclusão. É um projeto que vai promover shows semanais on-line. Os artistas em suas respectivas casas com transmissão ao vivo pelas redes do Sarará a partir das 19h. Joana Bentes e Marquim D’Morais abrem a série nesta sexta, dia 20.

APRESENTAÇÕES ISOLADAS

DAPARTE

A banda Daparte estava com o show marcado para a sexta, dia 20 de março. Com o cancelamento da versão presencial, os músicos resolveram fazer on-line no Instagram e o no YouTube da banda. Também será no dia 20, às 20h.

VIOLEIRO CHICO LOBO

O violeiro Chico Lobo também preparou um projeto especial para este período. No dia 28 de março, as 17h ele faz um show da própria casa. Será uma oportunidade para conexões ainda mais especiais com os fãs. E mais: a hora de ampliar a comunidade. Chico Lobo é um violeiro de primeiríssima linha. A transmissão será pelo YouTube.

PARA CRIANÇAS

CORACAO PALPITA

A dupla do Coração Palpita entende bem o que é ficar com as crianças presas dentro de casa. Por isso, Guto Passarinho e Marina Flor se organizaram para oferecer shows on-lie em vários horários: 10h, 15h e 19h. A estreia será nesta sexta (20/03) sempre pelo Instagram e YouTube. Vai rolar bate-papo, criação de histórias coletivas e também música, claro!

Além disso, se liga na lista de perfis que também estão contando histórias para as crianças on-line. Tem horário marcado:

  • Fafa Conta, 10h30 (seg, qua e sex) e 16h30 (ter é qui)
  • Mãe que lê, 11h
  • Carol Levy, 11h30
  • Marina Bastos, 12h30
  • Camila Genaro, 15h
  • Marina Bigio (histórias, cordéis, oficinas e música), 18h.
photo

Cinco palestras do TED que podem te inspirar durante a quarentena

Em uma das reflexões que registrou no livro TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público, Chris Anderson, o editor, assume o objetivo de convencer cada leitor de uma coisa. No futuro que já se tornou presente, é fundamental saber falar em público. Ou seja, na opinião dele, é uma aptidão imprescindível. […]

LEIA MAIS
photo

Cinco canais no YouTube para quem ama arte e cultura

“Arte é assim: quanto mais a gente vê, mais a gente gosta”. Essa é a frase dita por Vivi, do canal Vivieuvi, no vídeo de apresentação do canal que mantém no YouTube. E ela tem razão, pois ter contato com a arte aumenta o senso crítico, a empatia e o conhecimento de mundo. Sendo assim, […]

LEIA MAIS
photo

Cultura na quarentena: dicas de atividades para fazer on-line

Não tem como escapar da quarentena. E nem pense em ficar desatento quanto aos cuidados básicos:  lavar as mãos com frequência, tossir e espirrar usando a parte interna dos cotovelos, entre outras medidas para evitar a propagação do vírus. As medidas necessárias que nos afastam de atividades presenciais não significam, no entanto, que a cultura […]

LEIA MAIS