Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Shows do fim de semana: Roberta Sá + Zizi e Luiza Possi

O fim de semana musical no Palácio das Artes teve o show de lançamento de Giro, de Roberta Sá e o encontro entre mãe e filha

Gostou? Compartilhe!

Toda vez que recomendo shows no Palácio das Artes, faço questão de destacar a importância do local. Isso porque acho que poder ver (ou fazer) um show naquele palco é um privilégio. Mesmo o teatro dando sinais de que precisa de cuidados, ainda assim, é uma experiência diferente para o espectador.

E é exatamente essa sensação que tenho agora, depois de ver o encontro entre Zizi e Luiza Possi no domingo (19/05). Pois é, assim como eu, quem esteve lá deve ter saído com o sentimento de que a semana começou em grande estilo. Era de se esperar que o show dessa dupla fosse emocionante. Mãe e filha juntas. Luiza está grávida e, sendo assim, dividir o palco com a Zizi tem para elas significados mais fortes. Generosamente, compartilham isso com a gente.

Pois bem, foi sim uma apresentação cheia de carinho e afeto. Se caminharmos para o lado mais técnico da coisa, mesmo que o som deixasse escapar um leve ruído, ele foi minimizado pela força do repertório que elas escolheram e da presença delas, claro. Gente, que setlist!!

Zizi e Luiza no Palácio das Artes. Foto: Carol Braga/Culturadoria

 

 

 

O show

O espetáculo começa com imagens da vida delas. A foto da bebê Luiza surgiu ao som de João e Maria, de Chico Buarque, em dueto com a mãe Zizi. Se o timbre da voz é muito parecido, quando elas surgem no palco é possível perceber que as personalidades são diferentes. Zizi é clássica, com um vestido longo. Luiza é pop, com a barriga à mostra em um figurino brilhante. Elas souberam equilibrar isso de modo que houvesse complementariedade.

Ao dar boa noite para o público, Zizi revelou que foi no palco do Palácio das Artes que ela fez o último show antes de dar à luz. Emendou o depoimento com Paula e Bebeto, de Milton Nascimento. Entre os outros destaques do repertório estão Haja o que houver, do grupo português Madredeus, Força estranha, de Roberto Carlos, Sangrando, de Gonzaguinha, A paz, de Gilberto Gil, Folhetim, Rosa Morena. São muitos.

Teve até Fogão de Lenha, conhecida na versão de Chitãozinho e Xororó. No set italiano teve, claro, Per Amore. Luiza apresentou também Desejo Preferido, música que lançou em abril deste ano e algumas composições que fez em parceria com Dudu Falcão. Ela mesma avisou: era o momento mais dançante do show. Luiza parece gostar de estar bem próxima do público e tem carisma para isso. Para mim, foi uma grata surpresa.

Acho muito legal quando o prazer de estar no palco por parte dos artistas fica nítido para quem assiste. Aí sim, o show se torna uma experiência memorável.

 

Roberta Sá no Palácio das Artes. Foto: Carol Braga/Culturadoria

 

Roberta Sá

Neste final de semana, Roberta Sá também se apresentou no Palácio das Artes. No caso, foi o lançamento de Giro, o disco que ela gravou composições inéditas de Gilberto Gil. Confesso que a troca de energia foi bem diferente. No caso dela, o que mais chamou a atenção foi a coragem em bancar um repertório só com canções desconhecidas de Gil diante do tamanho da obra que ele tem. Foi uma ousadia! Nesse sentido, o registro que tenho é mais racional.

Ao fazer isso, Roberta chamou atenção, por exemplo, para o fato das composições de Gilberto Gil terem DNA. Ou seja, música nova ou velha, bastam os primeiros acordes para você perceber o como ele tem mesmo uma marca registrada. Sendo assim, a bela versão de Tempo Rei aparece no repertório como um bônus track.  Em síntese, Roberta cantou todas as novas.

O próprio Gilberto Gil estava na plateia. Foi uma presença discreta e imagino que feliz. O que Roberta Sá fez para ele foi mostrar o quanto não apenas foi importante para a história da música brasileira mas, principalmente, como continua sendo.

 

 

 

[culturadoriaads]

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]