Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Orquestra Sesiminas celebra Tchaikovsky em concerto 

Gostou? Compartilhe!

Integrando a série “Artes e Cordas”, concerto acontece nesta quinta-feira, dia 27, às 20h30, no Teatro Sesiminas

Em 2023, completam-se 130 anos da partida do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), um dos autores mais importantes do período romântico da música sinfônica.

Para celebrar a vida e a obra de Tchaikovsky, a Orquestra Sesiminas realiza um concerto especial, que recebe como convidados o maestro mineiro Marco Antônio Maia Drumond e o violoncelista Haziel Cândido.

Orquestra Sesiminas, em foto de Sebastião Jacinto Jr./divulgação
Orquestra Sesiminas, em foto de Sebastião Jacinto Jr./divulgação

A apresentação, que integra a série “Artes e Cordas”, acontece nesta quinta-feira, dia 27 de abril, às 20h30, no Teatro Sesiminas. O programa inclui peças de compositores russos de outras gerações. 

Homenageado

Regente titular da Orquestra Sesiminas, Felipe Magalhães ressalta a importância de celebrar Tchaikovsky. “Este é o segundo concerto de ‘Artes e Cordas’, a principal série da Orquestra Sesiminas, que apresenta oito concertos, entre eruditos e populares”.

Ele lembra que a série estreou em março, com obras de compositores brasileiros e argentinos, e, agora, faz esta homenagem a Tchaikovsky.

O programa traz como carro-chefe a peça “Serenata para cordas – Opus 38”, uma das mais populares do homenageado. “É uma serenata com quatro movimentos, que tem um virtuosismo próprio de Tchaikovsky”, diz Magalhães.

Repertório

Felipe Magalhães comenta que serão executadas, ainda, outras duas obras de Tchaikovsky e duas de outros compositores russos. Com o convidado Haziel Cândido, a Orquestra Sesiminas executa “Andante Cantabile”, peça de Tchaikovsky para violoncelo e orquestra.

“Também apresentaremos a ‘Dança Árabe’, uma das peças da ‘Suíte Quebra-Nozes’, talvez a mais popular das obras do compositor russo”, complementa o maestro.

Arrematando o programa, será mostrado o “Concerto em Ré”, de Ígor Stravinsky. “Stravinsky foi um compositor moderno, de outra geração, que nasceu em 1982 e viveu até 1971”. Dessa obra, a Sesiminas escolheu o segundo movimento, “Arioso”.

“Executaremos, ainda, uma obra de Anton Arensky (1861-1906), compositor do período romântico, um pouco mais novo que Tchaikovsky, que fez uma peça em sua homenagem, ‘Variações Sobre um Tema de Tchaikovsky'”, situa o maestro.

Serviço

“Artes e Cordas” – Orquestra Sesiminas homenageia Tchaikovsky

Com Marco Antônio Maia Drumond (maestro) e Haziel Cândido (violoncelo)

Quando. Quinta-feira, 27 de abril, às 20h30

Onde. Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia)

Quanto. R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]