fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Apresentações teatrais do Sesc ao Vivo para ver ou rever

Matheus Nachtergaele, Teuda Bara e mais. Confira espetáculos imperdíveis disponíveis do canal do Sesc SP no YouTube. As apresentações musicas, infantis e bate-papos também estão disponíveis.

Por Jaiane Souza *

05/10/2020 às 17:40 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Ana Beatriz Nogueira na peça "Um dia a menos". Foto: Dalton Valerio / Divulgação

Desde abril, o Sesc São Paulo está transmitindo ao vivo atrações de arte e cultura. Elas ocorrem diretamente da casa dos artistas ou de um palco de alguma das unidades do Sesc. São apresentações musicais, teatrais, infantis, bate-papos e lives esportivas. Ou seja, uma alternativa muito interessante para quem não quer ficar longe das artes. Arriscamos dizer que foi um dos programas mais constantes – e de qualidade – dos últimos meses.

No teatro, por exemplo, já foram dezenas de apresentações de grandes artistas. Teve Denise Fraga, Debora Lamm, Antonio e Rocco Pitanga e Teuda Bara. Todas ficam disponíveis no canal do Sesc SP no YouTube. Sendo assim, como são várias apresentações, selecionamos alguns destaques para você começar a explorar ou, se for o seu caso, rever. Confira, então, cinco dicas de diferentes estilos. 

Ana Beatriz Nogueira em “Um dia a Menos”

Um dia a menos foi uma das últimas narrativas produzidas por Clarice Lispector. Trata-se de um conto que mostra uma mulher, Margarida, atravessando um dia inteiro sozinha, dentro de casa, mais uma vez. Ela está sozinha desde que a mãe morreu e a empregada tirou férias. Em um monólogo, a atriz Ana Beatriz Nogueira vive cada um dos momentos do dia de Margarida, falando sobre questões existenciais, como a morte, cumprindo tarefas rotineiras e esperado que o telefone toque. 

É um monólogo, mas, às vezes, parece mais uma conversa. Em outras, apenas divagação, na qual estamos dando uma espiadinha. Mas, em resumo, é a grandiosidade da narrativa de Lispector e a atuação de uma atriz que celebra 35 anos de carreira. Além disso, a peça é uma homenagem aos 100 anos de nascimento de Clarice. A direção e adaptação é de Leonardo Neto.

Veja a íntegra aqui. 

Márcia Limma em “Medeia Negra”

O espetáculo refaz a tragédia grega de Eurípedes, colocando em uma perspectiva real do corpo, da voz e do pensamento de uma mulher negra. Para isso, a atriz Márcia Limma utiliza referências e interculturalidade da diáspora africana. O resultado é uma narrativa que evidencia agressões e opressões vivenciadas por mulheres negras em tempos históricos e lugares de fala diferentes.

A direção é de Tânia Farias e a peça entrou na lista da revista Bravo, em 2018, como um dos espetáculos mais importantes do ano. Imperdível.

Clique aqui e confira.

sesc ao vivo

Foto: Marcos Hermes

Matheus Nachtergaele em “Desconscerto”

O monólogo é uma adaptação intimista do espetáculo Processo de Concerto do Desejo, também protagonizado pelo ator, que estreou há cinco anos. Trata-se de uma construção a partir de cartas e poemas da mãe de Matheus, a poeta Maria Cecília Nachtergaele, que cometeu suicídio quando ele tinha três meses de idade. É uma espécie de mergulho na memória afetiva que se entrelaça com canções que marcaram a sua vida.

Matheus Nachtergaele seu uma entrevista para o Hoje em Dia, onde conta mais detalhes sobre o monólogo. Confira aqui

Veja apresentação no Sesc ao Vivo na íntegra aqui. 

Teuda Bara em “Queria Teatro”

Teuda Bara é um ícone! Divertidíssima, já começa o espetáculo com uma contagiante gargalhada. Como comentou em participação no Show da Tarde, que vai ao ar todas as quartas-feiras no Instagram do Culturadoria, o novo fazer teatral é um desafio. Dessa forma, apresenta ao lado do filho, Admar Fernandes, um espetáculo feito para o formato do Sesc Ao Vivo. Sendo assim, reúne citações de autores clássicos e contemporâneos, trechos de espetáculos anteriores da atriz e músicas executadas pelo filho. É uma brincadeira com diferentes formatos de cena.

Confira aqui! 

Antônio e Rocco Pitanga em “Embarque Imediato” no Teatro

Pai e filho vivem um encontro entre um velho africano e um jovem pesquisador negro, África e a diáspora. Esse é a linha narrativa do espetáculo com texto de Aldri Anunciação, que traz para cena Antonio e Rocco Pitanga. Os personagens estão presos em uma sala de um aeroporto internacional após a perda do passaporte. Dessa forma, se envolvem em uma conversa, na qual Rocco é um jovem afroamericano e Antonio é um Agudá, descendente de escravos e ex-escravos libertos no Brasil que voltaram para o Benin, na África. 

O espetáculo faz parte da trilogia de teatro composta por Namíbia, Não!, dirigida por Lázaro Ramos, e O Campo de Batalha, de Márcio Meireles e Fernando Philbert. Além disso, comemora os 80 anos de Antonio Pitanga e conta com presença virtual de Camila Pitanga.

Veja aqui. 

 

photo

Roteiros Turísticos para você viajar com segurança no feriado de 12 de outubro

Com o início da flexibilização, algumas cidades de Minas estão retornando com o turismo. Neste post, separamos cinco destinos para você conhecer as belezas do estado no feriado prolongado do dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora da Aparecida. Tudo com segurança e seguindo protocolos contra a Covid-19. Tem opção para quem gosta de natureza, cidade […]

LEIA MAIS
photo

O que aprendemos com Quino, um dos maiores cartunistas do mundo?

A resposta para a pergunta do título é: principalmente, questionar. Por meio da icônica Mafalda e de outros personagens, aprendemos que é urgente enxergar o mundo com olhar crítico, pensamento atento. Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, morreu nesse 30 de setembro, aos 88 anos, deixando um legado para artistas e admiradores da sua arte.  […]

LEIA MAIS
photo

Conheça produtos para crianças criados por artistas da música

Que a maioria dos artistas são versáteis não há dúvidas. Pensando musicalmente, eles interpretam diferentes ritmos, canções etc. Entretanto, muitos deles também se aventuram e criam até produtos para crianças, seja para passar um recado, experimentar. Ajudar a desmitificar padrões, tabus ou defender causas. Por isso, aqui vão cinco dicas de artistas da música da […]

LEIA MAIS