Neste 8 de dezembro, sexta-feira, a Serraria Souza Pinto terá um dia inteiro de atividades gratuitas envolvendo as áreas de cultura, esporte e educação
A Fundação ArcelorMittal vai comemorar os 35 anos de existência em um evento que vai ocupar a Serraria Souza Pinto nesta sexta-feira (8/12), feriado municipal. Assim, haverá um dia inteiro de atividades gratuitas envolvendo as áreas de cultura, esporte e educação. A programação começa às 8h30 e inclui mesa redonda, painel de compartilhamento de projetos educacionais, palestras, arena esportiva, show para crianças e apresentações de artistas de diversas localidades.
Conexão Liga Steam
A manhã na Serraria Souza Pinto será dedicada à educação, com o Conexão Liga Steam. Assim, as atividades começam com uma mesa redonda (8h30), com o tema “Mulheres e a Ciência”. Desse modo, as convidadas vão debater indicadores e dados que revelam o distanciamento das mulheres em relação à ciência. De acordo com relatório da Unesco, só 35% dos estudantes matriculados em carreiras Steam (ligadas às ciências exatas e à tecnologia) são mulheres. Participam do debate Gabryele Moreira (primeira mulher negra a receber a bolsa Marie Curie, oferecida pela ONU a jovens cientistas) e Nicole Oliveira, uma das mais jovens astrônomas do mundo.
A partir das 9h40, a Serraria Souza Pinto sedia duas palestras. A primeira será realizada pelo escritor, professor, ator e ativista Daniel Munduruku, que traz a palestra “A ancestralidade como inspiração para a educação do presente e do futuro”. Na sequência, o ator, produtor, autor e diretor Miguel Falabella ministra a palestra “Onde estás, felicidade?”. Nela, Falabella aborda como é possível inspirar alunos na busca por relações saudáveis.
Conexões Culturais
A partir das 16h, entra em cena, na Serraria Souza Pinto, o projeto Conexões Culturais, promovido pela Mercê Cultural. Viabilizado pela ArcelorMittal por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Conexões traz vários convidados. Às 16h30, haverá uma atração para o público infantil. Desse modo, o show Beatles para Crianças convida a plateia a reviver o repertório da banda inglesa de forma diferente, participando da encenação. Fábio Freire e Gabriel Manetti, educadores e idealizadores do projeto, são acompanhados por músicos, atores, figurinos coloridos e projeções visuais.
A programação do evento na Serraria Souza Pinto também traz o grupo Reconto, de Carbonita, com a peça “Bumba meu Boi”. Ela mostra canções da cultura popular do Vale do Jequitinhonha e contação de histórias. Já a Oficina de Músicas Populares Brasileiras apresenta frutos do projeto, que visa dar visibilidade ao trabalho dos músicos de Carbonita. De Juiz de Fora, o Mulheres do Samba, formado por seis musicistas, ressalta o trabalho de sambistas como Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara.
E mais
De João Monlevade, vem o concerto Acordes do Sertão, composto por violinos, flautas, doces e violoncelos. No repertório, clássicos da música caipira e da cultura popular, como “Luar do Sertão”, “Tristeza do Jeca” e “Asa Branca”. Já da Bahia vem o Africania, que já passou por grandes festivais nacionais, como o Universo Paralello. Do mesmo modo, já circula por países como a África do Sul e Moçambique. O grupo mescla o samba de batuque da Bacia do Jacuípe a toques do jazz e blues, além da música sacra africana. A programação ainda convoca outras manifestações artísticas, como samba de roda e capoeira.
No encerramento, às 21h30, show com a banda Melim, dos irmãos Gabi, Diogo e Rodrigo. No repertório, sucessos como “Meu Abrigo”, que já conta com mais de 460 milhões de visualizações no Youtube. Tal qual, “Ouvi Dizer”, “Um Sinal” (gravada junto a Ivete Sangalo), “Dois Corações”, “Peça Felicidade” e “Hipnotizou”. Do mesmo modo, “Gelo”, “Eu Feat Você” e “Quinta”’, que deu nome ao último álbum lançado pela banda.
Conexão Cidadã
A partir das 16h, os participantes poderão experimentar algumas das modalidades esportivas promovidas pela Fundação ArcelorMittal ao acessar a área Conexão Cidadã. A área oferece a prática de atividades como basquete, pingue-pongue e chute a gol.
A Fundação ArcelorMittal atua em três eixos principais: educação, cultura e esporte. Desse modo, já atendeu mais de 10 milhões de pessoas. Adriana do Carmo, gerente de investimento social, comenta. “Esse evento é um marco e uma síntese do que a Fundação vem fazendo ao longo desses 35 anos. Nosso trabalho é realizado sempre de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento, inovação. Assim, contribuindo para a inclusão, formação de cidadãos e para um mundo melhor”.
Serviço
‘Fundação ArcelorMittal 35 anos’
Quando: 8/12 (sexta-feira), das 8h às 23h
Onde: Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte (Av. Assis Chateaubriand, 889, Centro)
Ingressos: gratuitos pelo site www.famb35anos.com ou diretamente neste link
Para ver a programação completa clique aqui.
Todas as atividades são gratuitas