São casos como o de “Acima de Qualquer Suspeita”, cuja série, vale salientar, tem final diferente do livro de Scott Turow, que inspirou também um filme
Patrícia Cassese | Editora Assistente
Nada menos que 34 anos separam a estreia do filme “Acima de Qualquer Suspeita” (1990), de Alan Pakula, da série homônima, de David E. Kelley, lançada este ano A fonte, porém, é a mesma: o livro de Scott Turow, que chegou às livrarias em 1986. Na trama, Rusty Sabich é um promotor que descobre que Carolyn Polhemus, sua colega, foi brutalmente assassinada. Inicialmente, ele assume as investigações, até que emergem as pistas de que, na verdade, ele mantinha um caso com a parceira. Não só. Ela estava grávida dele. Assim, Rusty torna-se o principal suspeito, e terá que lutar muito para provar a inocência que alega ter.
No filme, Rusty foi interpretado por Harrison Ford. Na série, por Jake Gyllenhaal. Os episódios da série foram disponibilizados a cada semana. Assim, quem não havia assistido ao filme ou lido o livro, teve que conter a ansiedade para descobrir quem de fato foi capaz de cometer tanta brutalidade com a jovem promotora. A grande surpresa é que a produção optou um final diferente do pensado por Turow. Ou seja, quem assistiu ao filme e posou de sabichão, teve uma grande surpresa.
Na esteira do sucesso da série, selecionamos outras narrativas – algumas, tramas originais – que foram mostradas tanto na tela grande do cinema quanto na do streaming. Confira!
“Acima de Qualquer Suspeita”
Pronto, quem acompanhou a série de David E. Kelley – na Apple TV – já tem a resposta quanto a quem matou Carolyn (a norueguesa Renate Reinsve, a Julie do filme “A Pior Pessoa do Mundo”, de Joachim Trier). A revelação foi ao ar no último dia 24 e sim, aqueles que se fiaram na fidelidade da narrativa seriada ao romance de Scott Turow se deram mal. A série, com Jake Gyllenhaal à frente do elenco, trouxe ótimas performances, incluindo, além da do protagonista (como Rusty Sabich, principal acusado pelo assassinato), as de Ruth Negga (fabulosa no capítulo final) e Peter Sarsgaard. Para o cinema, a transposição aconteceu em 1990. Estrelado por Harrison Ford, “Acima de Qualquer Suspeita” teve a direção de Alan Pakula.
“Ripley”
Lançado em 1955, “O Talentoso Ripley”, livro de Patricia Highsmith (1921 – 1995), foi inicialmente adaptado para o cinema pelas mãos de René Clement, com “O Sol Por Testemunha” (1960). Alain Delon encabeçava o elenco. Em 1999, Anthony Minghella fez outra versão, com Matt Damon como Ripley e Jude Law, como Dickie Greenleaf. Na telona, o icônico personagem deu as caras também em “O Retorno do Talentoso Ripley”, de Liliana Cavani, com John Malkovich como protagonista. A série “Ripley” estreou na Netflix este ano, trazendo o excelente Andrew Scott como o vigarista criado por Highsmith. Filmada em P&B, trata-se de um dos grandes lançamentos do ano.
“Bates Motel”
A série – desenvolvida por Carlton Cuse, Kerry Ehrin e Anthony Cipriano – foi produzida pela Universal Television e exibida pela A&E. Atualmente disponível na Globoplay, rendeu cinco temporadas – a trajetória seguiu até 2017. A narrativa seriada centra-se em acontecimentos que precedem os mostrados em “Psicose” (1961), longa de Alfred Hitchcock protagonizado por Janet Leigh e Anthony Perkins. Assim, na série, após a morte do marido, Norma Bates (Vera Farmiga) decide começar uma nova vida. Daí, adquire um motel nos arredores de uma cidade costeira, para onde se muda com o filho, Norman (Freddie Highmore).
“Sr e Sra Smith”
Dirigido por Doug Liman, o filme “Sr. e Sra. Smith” estreou em 2005. No elenco, Angelina Jolie e Brad Pitt. A série de Francesca Sloane e Donald Glover estreou em 2 de fevereiro. Aqui, a atriz e roteirista Maya Erskine encarna Jane Smith, enquanto o próprio Glover interpreta John Smith. Na série, trata-se de dois desconhecidos solitários, que abriram mão de suas vidas e identidades para se tornarem parceiros – tanto na espionagem quanto no casamento. Um chamariz é a presença de Wagner Moura, como outro John Smith, casado com outra Jane Smith (Eiza González). Ah, sim. O elenco também traz o sempre ótimo John Turturro. Disponível na Prime Video, plataforma que já confirmou a segunda temporada.
“Fargo”
Premiado com nada menos que cinco Oscars, o filme “Fargo”, dirigido por Joel Coen e Ethan Coen, estreou em 1995. William H. Macy, Frances McDormand e Steve Buscemi capitanearam o elenco. Criada por Noah Hawley, a série, por sua vez, traz os irmãos Coen como produtores executivos. A estreia aconteceu em abril de 2014, no canal FX. A série trouxe nomes de quilate a cada temporada – como Jesse Plemons, Kirsten Dunst, Billy Bob Thornton, Chris Rock ou Ewan McGregor. Depois de uma interrupção por conta da Covid-19, veio a quinta temporada, disponível no Prime. A trama se passa em Minnesota e Dakota do Norte, em 2019. Quando eventos inesperados colocam Dorothy “Dot” Lyon em maus lençóis, essa aparentemente típica dona de casa do Meio-Oeste volta a uma vida que ela julgava ter abandonado.