Um convite para navegar nas águas profundas da obra de Hilda Hilst a partir da troca com artistas da cena, da literatura e de pesquisadoras inspiradas pela literatura hilstiana, que vivencia, uma experiência artística e existência. Assim ocorre o seminário Mergulho Hilda Hilst: Fico besta quando me entendem, realizado pela Rosa Produções de 28 a 30 de junho, às 19h30, pelo canal do YouTube Curadoria Hilda Hilst.
A ação faz parte do processo de pesquisa de um espetáculo idealizado pelo ator mineiro Diego Gomes, um dos fundadores da Rosa Produções, com a produtora cultural Elisa de Jesus, escritora e atriz da Trupe Estrela. Além disso, a montagem tem direção das atrizes e diretoras Cida Falabella e Ludmilla Ramalha a partir do texto Rútilo Nada, de Hilst. A direção de produção do projeto é da atriz e integrante do Grupo Armatrux Tina Dias. Sendo assim, mais do que uma bate-papo, o seminário propõe um espaço performativo e lúdico, com possibilidade de provocações, apresentações e leituras. Tudo com curadoria de Cida Falabella e com a equipe da peça.
Programação
Na programação estão nomes referência em Minas Gerais e de outros estados. No dia 28, por exemplo, a abertura do seminário conta com Olga Bilenky e Daniel Mora Fuentes, do Instituto Hilda Hilst e Casa do Sol, e tem provocação do dramaturgo e diretor mineiro Juarez Guimarães. Em seguida, no dia 29, tem Bruna Kalil Othero provocando a troca entre as atrizes Arethuza Iemini, Glauce Guima e Luciana Veloso. Confira a seguir a programação completa.
Dia 28 de junho
“Senhora HH: vida, obra e permanência”
Apresentação: Cida Falabella
Provocador: Juarez Guimarães
Convidadas: Olga Bilenky e Daniel Mora Fuentes
Dia 29 de junho
“Mulheres com Hilda: mergulhos investigativos e artísticos”
Apresentação: Tina Dias
Provocadora: Bruna Kalil Othero
Convidadas: Arethuza Iemini, Luciana Veloso e Glauce Guima
Dia 30 de junho
“Rútilo Nada em cena: poéticas e desafios”
Apresentação: Ludmilla Ramalho
Provocador: Diego Gomes
Convidados: Gabriel Castro Cavalcanti e Ronaldo Serruya