Já contamos aqui que o 15º Festival de Verão UFMG ocorre entre 4 e 11 de março. O tema norteador desta edição é “Transversal – redes de cidadania e direito à cultura”. Além disso, a programação é online com acesso gratuito a apresentações culturais, exposições, debates e oficinas. Um dos destaques na programação é o Seminário Internacional Direito à Cultura, realizado pela UFMG em parceria com a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM).
Durante dois dias, 4 e 5 de março, pesquisadores, gestores, e agentes culturais latino-americanos discutem a relação entre os direitos culturais e temas como cidadania, democracia e implementação de políticas culturais. Lembrando que não precisa de inscrições prévias e os participantes têm direito a certificado. Quem se interessar pode acompanhar pelo canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG.
Programação
Durante os dois dias de evento o público pode conferir conferências e mesas redondas com nomes importantes da cultura. Só para exemplificar, participam Teixeira Coelho, ex-coordenador do Museu de Arte de São Paulo, e Ernesto Ottone, diretor-geral adjunto de Cultura da UNESCO e ex-primeiro-ministro da Cultura do Chile. Além disso, o evento lança a exposição Produção Artística e Cultural AUGM – memória e desdobramentos: 20 anos, em formato virtual. O Seminário Internacional Direito à Cultura ocorre associado e em diálogo com o Festival de Verão UFMG. Desde a sua criação o festival se propõe a conectar diferentes saberes, dos científicos aos tradicionais, de diálogo intercultural e de encontro de múltiplas identidades.
O seminário em si vai a fundo em pontos fundamentais para a efetivação dos direitos culturais. Para isso, analisa medidas e políticas implementadas em diferentes países da América Latina. Além disso, aborda vivências e do fazer cultural nas comunidades e universidades. O evento tem início às 14h de 4 de março e conta com a presença da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, também vice-presidente da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), e do reitor da Universidade Nacional do Litoral da Argentina, Enrique Mammarella.
[O QUE] Seminário Internacional Direito à Cultura [QUANDO] 4 e 5 de março [ONDE] YouTube da Diretoria de Ação Cultural.