Promovida pelo site Culturadoria em parceria com a Fundação ArcelorMittal, a iniciativa atraiu candidatos de todo o Brasil e de diferentes perfis
Por Patrícia Cassese | Editora Assistente
Atendendo à expectativa estabelecida primeiramente pelos organizadores, o processo seletivo para o curso “Conteúdo Cultural: da produção à veiculação”, elaborado e realizado pelo Culturadoria, em parceria com a Fundação ArcelorMittal, alcançou o objetivo de atrair interessados país afora.
No entanto, mais que a quantidade de inscritos, o que mais chamou a atenção foi o fato de os interessados em garantir uma das 100 vagas previstas reverberar em uma diversidade de perfis, algo almejado desde o estágio inicial da empreitada.
Como prometido, a lista com os selecionados já está disponível para consulta – conforme anunciado, as aulas terão início nesta segunda-feira, dia 10. Assim, com desdobramento até maio, o curso será às segundas e quartas, das 19h às 22h, com aulas ministradas pelos professores e jornalistas Carol Braga – fundadora do Culturadoria – e Maurício Guilherme Silva Jr.
Cultura brasileira
Vale lembrar que, como dito à época do lançamento, o programa visa incentivar a produção de conteúdo jornalístico sobre a cultura brasileira, com o objetivo de ampliar o acesso da população à produção artística nacional e, assim, fomentar a economia que envolve o setor cultural, a partir do consumo dos bens e serviços por ele gerados.
Justamente para garantir a diversidade de perfis na formação da turma, a ficha de inscrição solicitou aos candidatos uma série de informações, como, por exemplo, a proveniência de cada um – se da capital ou interior e se do Sudeste ou de outras regiões do território nacional.
Neste caso específico, o objetivo foi, portanto, evitar que a região que reconhecidamente mais coopta recursos para investimento na área cultural (o Sudeste, em particular, o eixo Rio-São Paulo) fosse a única privilegiada no curso, em detrimento das demais. No cômputo geral, portanto, dos inscritos, 68,9% responderam “sim” à essa pergunta.
E, por conta de, também como anunciado no início das inscrições pelo Culturadoria, a seleção incluir vagas destinadas a dois estudantes universitários bolsistas (Prouni ou Fies) e a universitários em situação de vulnerabilidade social (totalizando 30% dos selecionados), na inscrição, o interessado foi instado a revelar se foi, ou está sendo, beneficiário de algum programa assistencial de educação, (como os dois citados ou, ainda, algum outro). Assim, neste quesito, a maioria (56,7%) respondeu “sim”.
Paridade de gênero e de raça
Desde o início também foi explicitada a diretriz de as vagas serem preenchidas de acordo com parâmetros de respeito à paridade de gênero e raça e à inclusão de pessoas com deficiência. Dos 266 inscritos, 48,1% se declararam pardos, enquanto 26,9%, pretos, e os demais (25%), brancos.
No que tange à orientação sexual, 61% se declararam LGBTQIA+. Os candidatos tiveram a liberdade de especificar a orientação se quisessem, sendo que 3,8%, no entanto, preferiram não responder a essa questão. Já no universo dos que responderam, 32,7% optaram por se nominarem bissexuais, enquanto 21,2%, gays, e, por fim, 3,8%, lésbicas.
Multiplicidade e potência
A jornalista Carol Braga, fundadora do Culturadoria, lembra ainda que o objetivo de montar uma turma pautada pela diversidade traz, em seu cerne, de pronto, o objetivo de promover a descentralização e a democratização no processo de repasse da informação. Mas não só. “Esta multiplicidade de perfis certamente vai reverberar um olhar mais amplo para iniciativas culturais espalhadas pelo país que podem se transformar em boas pautas”, pontua ela, entendendo que os 100 selecionados certamente cumprem a meta de a iniciativa ser vivenciada por um grupo diverso.
Maurício Guilherme Silva Jr. salienta que, dessa forma, nos dias atuais, é impossível pensar em cultura sem a lógica da diversidade. “E digo diversidade, portanto, em todos os sentidos. Porque cultura é processo. Cultura é, de certo modo, justamente o encontro da diversidade para a formação, desse modo, de uma espécie de universo simbólico bastante particular. Então, é, ao mesmo tempo, indivíduo e coletividade. Assim, se nessa coletividade não tivermos a diversidade, fica impossível pensar num espectro mais amplo de produção cultural, de expressão cultural”, advoga.
Dessa forma, ele se confessa feliz pela percepção de que o chamamento atingiu o que, reitera, sempre foi um dos objetivos centrais do projeto: o de formar uma turma capaz de promover debates também diversos. “Formada por pessoas que vêm de experiências culturais, sociais, políticas, e por aí vai, bastante distintas”.
Finalmente, os dois ressaltam a expectativa de, a partir da segunda-feira, 10, poderem pensar a cultura a partir justamente do prisma da diversidade. “Que é um elemento fundamental, portanto, para a gente pensar esse encontro entre o indivíduo e a sua coletividade. Entre a simbologia, digamos assim, da cultura e uma espécie de pensamento universal”, arremata.
Parceria
Por fim, o projeto “Conteúdo Cultural: da produção à veiculação” é promovido pelo Culturadoria e conta com patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Confira mais detalhes da iniciativa.
Confira os selecionados para o curso do Culturadoria
- Adair Júnior
- Ademar Figueiredo
- Amanda de Oliveira Souza
- Ana Clara de Souza Soares
- Ana Karini Marinho Costa Martins
- Ana Luiza Siqueira
- Ariadne Tannus
- Audi Arruda
- Bárbara Luíza de Jesus Gonçalves
- Brisa Gilmet Silva
- Bruno Costa
- Carinna Viganor Horta
- Carlos Vinicius Santos Da Silva
- Carolina Lais de Assis
- Caroline Aguiar
- Charles Douglas Lopes dos Santos
- Damiana
- Daniel Gomes
- Débora de Souza Anunciação
- Delaney Junior
- Denise Gomes do Nascimento
- Denise Liberato
- Djavan Henrique Reis
- Ed Marte
- Elis Bello
- Fernanda Blom
- Filipe de Souza Soares
- Flávia Bueno Araújo
- Francieli de Assis Prata
- Gabriela Souza Dieguez
- Gabriella Germana
- Geraldo Adriano Soares
- Giovanni Rodrigues
- Gislaine Maria Barbosa Antunes
- Henrique Alves
- Henrique Lacerda de Oliveira
- Iaraci de Souza Silva
- Jáder Loures de Brito
- Jaqueline Conessa Carinhato de Oliveira
- João da Silva Ferreira Neto
- João Felipe Serrão Ferreira
- José Eustáquio Simões
- Joyce Vitoria Vieira
- Juliana Souto Lemos
- Kalyne Menezes
- Ketrey Silva Aquino
- Larissa Gomes Xavier Santos
- Larissa Kümpel
- Larissa Matos de Figueiredo
- Larissa Vasconcelos Rosa da Silva
- Leila Sueli Gonzaga Lagares
- Léo Azevedo
- Lidiana Aparecida Silva Boa
- Lillian Almeida
- Lizandra Carina de Andrade
- Lucas Wilker Lemes de Oliveira
- Luciana Rézende
- Ludimila D’Angelis
- Luísa Miranda Silva
- Luiza Karla de Oliveira
- Marcos Mendes
- Maria Eduarda Gonzaga
- Maria Isabel Eleutério
- Maria Luzia
- Mariana Cordeiro
- Michele Marinho Pereira Campos
- Miguel Arcanjo Prado
- Miryam Elice da Cruz
- Natalee Neco
- Natália Vimieiro
- Natasha Werneck Cézar de Oliveira
- Nathalia Araujo Marques
- Nathalia Venceslau Braz
- Nayara Moreira Leite
- Nicole Wingester
- Patrick de Araújo Silva
- Priscila Campinho Alves
- Rafael Lopes Rodrigues
- Raulino Santos Cerqueira Júnior
- Ricardo Ferreira da Silva
- Rodrigo de Oliveira e Silva
- Ronaldo Marques dos Santos
- Samantha Moreira Magalhães
- Silvia Oliveira
- Simone Moreira
- Solange Correia
- Stephanie Gouvêa Lírio dos Reis
- Tay Alves
- Thais Andressa da Silva
- Thiago de Souza Rossi
- Thiago Fonseca
- Tiago Rodrigues de Oliveira
- Vânia Aparecida de Paula Silva
- Vitor Xavier
- Wal Rocha
- Walisom Silva Gomes
- Walmar Magalhães
- Warly Vagno
- Wender Silva Freitas
- Wilma Tinoco