Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

segundaPRETA retoma 9ª temporada e segue online até 5 de julho

Evento foi adiado com a chegada da pandemia e retoma com a programação composta por espetáculos e bate-papos até o dia 5 de julho
Por Jaiane Souza
segundapreta
Lucimélia Romão apresentou a cena Olha o Pesado aí na terceira edição do projeto - Foto: Pablo Bernardo / Divulgação

A chegada da pandemia de Covid 19 interrompeu muitos projetos, um deles foi a segundaPRETA, um movimento-território-quilombo que já recebeu mais de 100 espetáculos/cenas curtas/performances/experimentos cênicos, com público de quase 5 mil pessoas. Agora, o projeto retoma a sua programação da 9ª temporada e segue online até o dia 5 de julho. Dessa forma, dez experimentos cênicos se apresentam. Além disso, tem mais uma segundaPRETINHA, com apresentação do espetáculo Xabisa. Ele fica disponível das 20h de 14 de junho até as 19h do dia 21.

Esta edição da segundaPRETA é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e conta com patrocínio do UniBH e apoio do teatro espanca!. A programação é gratuita e tem transmissão pelo canal do YouTube da segundaPRETA. Vale destacar, ainda, que todas as cenas têm tradução em Libras.

Homenagem

Como em toda edição, o evento homenageia sempre uma mulher negra viva. Desta vez, Rosana Paulino, artista visual, pesquisadora e educadora foi escolhida. Como artista, tem se destacado pela produção relacionada às questões sociais, étnicas e de gênero. Sendo assim, o foco principal é a posição da mulher negra na sociedade brasileiras e os variados tipos de violência sofridos por elas por causa do racismo e de marcas da escravidão. 

Programação

A segundaPRETA vai receber ainda os espetáculos Todas as Marias que Sou (Cia. Obinrin), Estranha fruta (Morro Encena), O Patriota (Palhaço Xouriço), Corpa trava, preta, marginal (Tya Rafa), Rua do Modernismo – Jardim Tiro ao Pombo (Ana Raylander Mártis dos Anjos), MIXANDO A TRANSMASCULINIDADE (Alê Moreira) e Caminhão de Flor (Priscila Guedes).

A programação completa com mais informações você encontra no Instagram e no Facebook do projeto.

segundapreta
SegundaPRETA ocupa ao Teatro Espanca! desde 2017 – Foto: Pablo Bernardo / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!