Em três edições, o Sarau Insubmissas promove encontros literários que vão contar com a presença de duas escritoras por encontro
Equipe Culturadoria
Com o intuito de fomentar a ocupação dos espaços da Zona Cultural da Praça da Estação, bem como despertar o interesse dos moradores da cidade pela produção literária de mulheres, entra em cena o Sarau Insubmissas. A iniciativa estreia neste sábado, 9 de novembro, a série de encontros literários, que terão vez no Museu da Moda. Proposto pela produtora Ler e Ver BH, o projeto conta com o incentivo da Prefeitura de Belo Horizonte e é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Essa temporada do Sarau Insubmissas dá sequência ao projeto lançado em 2023, como parte da programação do Memorial Vale. O objetivo é fortalecer o vínculo entre a literatura produzida na Grande BH, o hábito de leitura e as experiências vividas pelas mulheres escritoras e leitoras da cidade. “Levar escritoras para falarem sobre literatura é uma forma de incentivar a criação literária em nossa cidade e também dar visibilidade à literatura feita por mulheres”, defende Milca Alves, produtora da Ler e Ver BH e idealizadora do Sarau.
Encontros
Milca atua como Gestora Cultural desde 2018, e realiza projetos de Literatura, Moda e Audiovisual. Já nas suas pesquisas acadêmicas, investiga a relação intrínseca entre Moda e Literatura. A idealizadora do Sarau é também Designer de Moda, Mestre e Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Ela informa que a escolha das autoras e obras se deu a partir de uma busca por diversidade de temas, estilos de escrita e tipos de publicação. Atuando também como mediadora dos encontros, Milca destaca a presença de livros voltados ao público jovem adulto, romances literários e até livros de poemas na curadoria de obras do Sarau.
Primeiro encontro
No primeiro encontro, neste sábado, 9 de novembro, as convidadas são Lavínia Rocha e Olívia Pilar. Lavínia, autora da trilogia “Entre 3 mundos” (Gutenberg) é uma jovem escritora, palestrante e professora que ministra cursos e palestras em escolas. Na Internet, destaca-se ao divulgar uma metodologia de ensino dinâmica, divertida e antirracista. Em 2022, venceu o prêmio Perestroika, sendo considerada a professora mais criativa do país na Educação Básica. Também foi finalista do Prêmio Professor Porvir, em 2023, com o projeto “África: um continente diverso”. Aliás, o projeto já tem mais de 6 milhões de visualizações nas redes sociais.
Olívia, autora de “Um traço até você” (Intrínseca, 2023), é escritora, graduada em Jornalismo e pós-graduada em Marketing Digital pela PUC Minas. É Mestre e Doutoranda em Comunicação pela UFMG. Em 2019, com a participação na antologia “Todo mundo tem uma primeira vez” (editora Plataforma21), deu início a sua carreira no mercado editorial tradicional. Antes, já havia publicado várias obras independentes. Publicou contos nas coletâneas Flores ao mar, da Mazza Edições; De repente adolescente (editora Seguinte); Sobre amor e estrelas (editora Rocco); e Finalmente 15 (Galera Record).
Segundo encontro
O segundo encontro acontecerá em 27 de novembro, uma quarta-feira, em parceria com o clube de leitura Leia Mulheres BH, tendo Mari Castro e Ana Paula Menezes na mediação ao lado de Milca. Nesta edição, o Sarau conta com a presença das escritoras Marcela Dantés e Nívea Sabino. O terceiro encontro fecha a temporada de Sarau Insubmissas em 14 de dezembro, sábado, com Laura Cohen e Isabella Bettoni, e mediação de Milca.
Parcerias
Em parceria com as bibliotecas dos Centros Culturais de Belo Horizonte, leitoras receberão gratuitamente os livros temas dos eventos, além de vale transporte social para facilitar a locomoção até o Museu da Moda. Desse modo, o evento busca a democratização do acesso aos moradores das regiões mais afastadas do Centro da cidade. Ainda, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, localizada dentro do Centro de Referência das Juventudes, receberá cópias dos livros das autoras convidadas para integrar o acervo. Da mesma forma, unidades dos livros participantes foram doados para clubes de leitura de BH.
O Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo), vale lembrar, é um dos espaços públicos que integram a chamada Zona Cultural Praça da Estação.
Serviço
Insubmissas – Sarau de literatura contemporânea
Onde. Auditório do Museu da Moda (Rua da Bahia, 1149 – Centro)
1º encontro
Data: sábado, 9 de novembro de 2024
Horário: das 15h às 17h
Autoras convidadas: Lavínia Rocha e Olívia Pilar
Ingressos em sympla.com.br/evento/sarau-insubmissas/2705924
2º encontro
Em parceria com o clube de leitura Leia Mulheres BH
Data: quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Horário: das 19h às 21h
Autoras convidadas: Marcela Dantés e Nívea Sabino
Mediação: Mari Castro e Ana Paula Menezes, do Leia Mulheres BH
3º encontro
Data: sábado, 14 de dezembro de 2024
Horário: das 10h às 12h
Autoras convidadas: Laura Cohen e Isabella Bettoni
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, realizadas no Museu da Moda e com classificação indicativa livre. Os ingressos devem ser retirados na plataforma Sympla. Para garantir acessibilidade, os encontros contarão com interpretação de LIBRAS. Vale salientar que as dependências do Museu da Moda são todas adaptadas para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes e idosos
Mais informações em instagram.com/lereverbh.