fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Casa Fiat de Cultura anuncia mostra inédita de Sandro Botticelli em maio

A exposição, de nome Botticelli e seu tempo, chegará no dia 5 de maio e ficará até 12 de julho

Por Thiago Fonseca *

14/02/2020 às 12:01 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Vênus (c. 1495-1497) / Sandro Botticelli / Musei Reali Galleria Sabauda / Turim

Após o sucesso da exposição São Francisco na arte de mestres italianos, em 2018, a Casa Fiat de Cultura, recebe em maio mostra inédita no Brasil com obras de Sandro Botticelli. A divulgação foi feita em coletiva de imprensa. A exposição, de nome Botticelli e seu tempo, chegará no dia 5 de maio e ficará até 12 de julho. A curadoria é do historiador italiano Alessandro Cechhi, um dos mais importantes estudiosos da produção de Botticelli. Serão 21 obras, do italiano e dos seus contemporâneos. Elas fazem parte do acervo de 11 museus e também pertencem a colecionadores de Veneza, Turim, Florença, Milão e Montelupo Fiorentino.

Sandro Botticelli foi um dos grandes nomes do início do Renascimento na segunda metade do século XV, embora sua arte tenha um tom mais sentimentalista e melodioso comparado as obras de Da Vinci ou Michelangelo.

Idealização

O projeto nasce após dois anos de negociação, mas a estreia será em BH. Entretanto, as obras poderão passar por outras cidades, como, por exemplo, São Paulo. Uma das obras de arte já confirmadas é a Vênus (c. 1495-1497), do Musei Reali – Galleria Sabauda, de Turim. Algumas das produções estão passando por restauração para chegarem até o Brasil e ficarão fora da Itália por seis meses.

A mostra faz parte das comemorações dos 14 anos da Casa Fiat de Cultura em Minas. Segundo Fernão Silveira, presidente da casa, a mostra é um marco para a cultura brasileira. “Um acervo que nunca veio para o Brasil. Um mestre da arte clássica italiana. Temos o privilégio e o orgulho de trazer para BH. A competição foi acirrada”, conta.

 

Sandro Botticelli

Obra A Bela Simoneta de Sandro Botticelli

Visitação da exposição

A visitação será gratuita e a expectativa é atrair mais visitantes que o último sucesso, São Francisco, que recebeu mais de 116 mil pessoas. Além disso,  o objetivo é projetar Belo Horizonte como eixo de cultura no Brasil. O investimento não foi divulgado, mas  99% patrocinado pela Fiat sem ser por meio de lei de incentivo à cultura.

 

Em tempo: Na coluna do Culturadoria na Rádio CBN, Carol Braga deu uma informação errada sobre a exposição. A obra de Botticelli que vira ao Brasil é Vênus e não “O nascimento de Vênus”, como comentou na coluna.

photo

SegundaPRETA reforça papel do artista negro em sua quarta temporada em BH

A segunda-feira não é a mesma no Teatro Espanca!, no centro de BH, desde que abriu as portas para a segundaPRETA. Isso foi em janeiro de 2017. O projeto de atores e atrizes negros chega à sua quarta temporada. Até o dia 23 de abril serão onze espetáculos com entradas a preços populares. A homenageada […]

LEIA MAIS
photo

Cinco motivos para conhecer o MUSEHUM, novo museu Oi Futuro no Rio

Rio de Janeiro – Após ficar fechado por seis meses o Museu das Telecomunicações reabriu as portas. Tudo novo. Agora se chama MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades. Projeto é marcado por ambientes imersivos, interatividade e novas tecnologias. Com entrada gratuita, o espaço é localizado dentro do Centro Cultural Oi Futuro, no bairro do Flamengo, […]

LEIA MAIS
photo

Grandes atrações em 2020 em BH

O ano de 2019 foi bem agitado na cultura em Belo Horizonte. Tivemos programação extensa, grandes exposições, shows internacionais e nacionais. Em 2020 não será diferente. A cidade passa por uma efervescência cultural fantástica e podemos esperar só coisas boas na cultura e grandes atrações em 2020. Entre as já confirmadas na cidade estão exposições […]

LEIA MAIS