A alameda do Parque Municipal que liga a lateral do Palácio das Artes ao Teatro Francisco Nunes terá paisagem diferente, pelo menos até o dia 20 de agosto. É que por ali estarão as atrações do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais.
Este é o primeiro dos grandes eventos dedicados à literatura que serão promovidos em BH neste semestre. O próximo será o Festival Literário Internacional de Belo Horizonte, o FLI, que coincidirá com a Primavera Literária promovidos entre 14 e 17 de setembro.
Vamos ao Salão!
A estrutura é tradicional dos eventos do tipo: terá oficinas, lançamentos e palestras. Além disso, são cerca de 30 expositores. A ilustradora Marilda Castanha será a grande homenageada em 2017.
Uma exposição com alguns de seus trabalhos ficará aberta durante o evento e ela também participa, no dia 18 de agosto, de um bate-papo, com o tema “A ilustração que conta histórias”.
[culturadoriaads]
Programação
O mais difícil de eventos desse tipo, com muitas – muitas mesmo – atrações é escolher o que participar. Dois aspectos chamaram minha atenção na programação e certamente são atrações que teriam minha presença.
Histórias
Como se trata de um evento para todos os públicos, o melhor para a galerinha da primeira infância serão os momentos de narração de historia promovidos pelo Sesc. Todo dia tem. Ana Raquel Coelho Batista, Gustavo Gaivota, Cristina Barbosa, Elisa Almeida, Aline Cântia e Chicó do Céu estão entre os participantes. Conheço o trabalho de Aline e Chicó e só por eles já digo que vale a pena!
Bate papos
Não é por se tratar de um evento que tem crianças e adolescentes como protagonistas que a programação precisa se afastar de temas que são relevantes para a nossa sociedade de hoje. O curador Léo Cunha cuidou disso muito bem. Incluiu nas mesas de debates questões que podem parecer espinhosas mas que precisam ser discutidas.
Sexo, morte e religião, por exemplo, são mesmo tabus na literatura infantil e juvenil estarão na mesa mediada por Antonieta Cunha. Além disso tem também a releitura dos contos de fada em debate com Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho, com mediação de Samuel Medina.
Também fiquei curiosa sobre a discussão a respeito da paixão dos jovens leitores por série e sagas, assim como a presença africana na literatura infantil brasileira. Para você ver, o painel é mesmo diverso.
A programação completa você encontra aqui.
[O QUE] 3º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais [QUANDO] 15 a 20 de agosto, segunda a sexta, de 8h30 às 20h; sábados e domingos: 9h às 21h [ONDE] Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377, Centro – Belo Horizonte) [QUANTO] Grátis [SAIBA MAIS]
[culturadoriaads]