Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Centenário de Fernando Sabino terá comemoração especial

Gostou? Compartilhe!

O escritor, jornalista e editor Fernando Sabino nasceu em 12 de outubro de 1923, em Belo Horizonte

Há cem anos, nascia Fernando Sabino. Para balizar a data, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), abre oficialmente o “Ano de Fernando Sabino”, comemoração nacional que homenageará o centenário do escritor mineiro a partir deste mês até outubro de 2024. A iniciativa faz parte do Minas Literária, programa que busca incentivar a leitura e fortalecer a cadeia produtiva do livro.

O start acontece nesta quarta-feira, com a solenidade de abertura da iniciativa, com a presença de Bernardo Sabino, filho do escritor e presidente do Instituto Fernando Sabino. A programação contemplará duas exposições, cortejo musical, espetáculos, oficina e exibição de documentário. Uma das mostra é “O Encontro Marcado na Hemeroteca Histórica: 100 anos de Fernando Sabino”, no 3º Andar do prédio principal da Biblioteca, localizado na Praça da Liberdade. Serão apresentados jornais e revistas históricos sobre o escritor. 

O escritor Fernando Sabino, cujo legado é tema do projeto Letra em Cena (Bernardo Sabino/Acervo)
O escritor Fernando Sabino, cujo legado é tema do projeto Letra em Cena (Bernardo Sabino/Acervo)

A segunda, “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, ocupa o 2º andar do prédio, no Hall das Coleções Especiais. A coleção traz livros autografados pelo artista multifacetado, que também foi diretor de cinema, jornalista, baterista de jazz e até nadador. As duas mostras ficam em cartaz até o dia 29 de dezembro, encerrando as atividades de 2023.

Dia das Crianças

Sabino nasceu no Dia das Crianças, e, em razão disso, o Governo do Estado e o Instituto Fernando Sabino celebrarão o dia 12 de outubro com uma série de atrações gratuitas. Às 10h, na Praça da Liberdade, haverá um cortejo da Charanga POP. Comandado pelo trompetista João Vianna, o grupo musical vai tocar clássicos do pop-rock nacional e internacional, conduzindo o público até a Biblioteca Pública Estadual. Às 11h, já no equipamento do Circuito Liberdade, a Cia Conta Contos apresentará o espetáculo “O menino Sabino”. Inspirado nas obras de Fernando e seus personagens mais marcantes, o espetáculo combina músicas, brincadeiras e muita interatividade.

Às 14h, será a vez da oficina “Sabino Menino”. Jacqueline Luana irá conduzir as crianças pelas brincadeiras do Fernando menino, relatadas no livro “O Menino no Espelho”. Logo em seguida, Mestre Amâncio apresentará “Reciclando Sabino”. O espetáculo terá intervenções do diretor Jodele Larcher, que fará projeções gigantes com temática em homenagem aos cem anos do escritor. Para os maiores, o Teatro da Biblioteca exibirá o documentário “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, de Bernardo Sabino. E, ainda, 17 curtas inspirados em contos e crônicas do autor. As películas serão exibidas das 14h às 17h, também com entrada gratuita. As ações têm organização do IFS e patrocínio da Ferro Puro Mineração.

Rede Minas

O público tem um “encontro marcado” na Rede Minas com o escritor. Assim, a emissora pública festeja o centenário do mineiro com atrações especiais nesta quinta (12). Filmes baseados em sua obra entram no programa “Faixa de Cinema Especial – 100 anos de FS”, às 17h30. Já às 22h, a emissora reapresenta o antigo programa “Livro Aberto”, que dedicou uma edição especial ao livro “O Encontro Marcado”. Para os internautas, o Rede Minas Memória reserva trechos especiais da edição histórica do projeto “Sempre um Papo” com Fernando Sabino e Hélio Pellegrino.

Serviço:

Exposição “O Encontro Marcado na Hemeroteca Histórica”
Período expositivo: De 11 de outubro a 29 de dezembro de 2023
Horário: De segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Hemeroteca Histórica de Minas Gerais
Endereço: Praça da Liberdade, nº 21, 3º Andar

Exposição “Encontro Marcado com Fernando Sabino”


Período expositivo: De 16 de Outubro a 29 de dezembro de 2023
Horário: De Segunda a Sexta, das 8h às 18h
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Hall das Coleções Especiais 
Endereço: Praça da Liberdade, nº 21, 2º Andar

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]