Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

BH recebe dinâmica sobre o edital Rumos Itaú Cultural nesta quarta

Gostou? Compartilhe!

Proposta da iniciativa é orientar artistas, gestores e pensadores mineiros quanto ao funcionamento do edital Rumos, de fomento à cultura

Criado há 26 anos, o programa Rumos Itaú Cultural é, hoje, reconhecido como um dos maiores editais privados de financiamento a projetos culturais do país. Como de praxe, ao lançar a 20ª edição, o instituto deu início à Caminhada Rumos, iniciativa que chega à capital mineira nesta quarta-feira, dia 23. Assim, das 19 às 21h, no teatro João Ceschiatti, da Fundação Clóvis Salgado, dois representantes do Itaú Cultural apresentam o edital aos mineiros. Antes de mais nada, a ideia é reunir artistas, pensadores, gestores e interessados no assunto, esclarecendo dúvidas e trocando informações sobre a cena cultural local.

De antemão, da parte do Itaú Cultural, estarão presentes Jader Rosa, superintendente do instituto, e, tal qual, Sofia Fan, gerente do núcleo de Artes Visuais e Acervos e integrante da Comissão de Seleção. Primeiramente, vale lembrar que, nesta edição, o valor máximo para projetos inscritos (tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas) é de até R$ 100 mil brutos por projeto.

Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural, estará no encontro para falar sobre o edital Rumos (André Seiti/Divulgação)
Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural, estará no encontro para falar sobre o edital Rumos (André Seiti/Divulgação)

Inscrições abertas

As inscrições para a edição Rumos Itaú Cultural 2023-2024, na verdade, já estão abertas. Elas devem ser efetuadas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br. A princípio, até as 23h59 do dia 22 de setembro (horário de Brasília).

Em sua 20ª edição, o edital Rumos seleciona projetos nas áreas de arquitetura, arte e tecnologia, artes visuais, audiovisual, circo, dança, design, games, gastronomia, HQ, literatura, moda, música, performance e teatro.

Os projetos devem ser relacionados à arte e à cultura brasileiras. Antes de tudo, podem ser concebidos em qualquer tipo de suporte, formato ou mídia. A Caminhada Rumos, que chega agora a Belo Horizonte, percorre o Brasil até o dia 14 de setembro. Ao fim, terá passado pelas 26 capitais, mais o Distrito Federal, abrangendo todos os estados do país.

O edital

De acordo com os dados do Rumos Itaú Cultural, os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados. Conforme a instituição, a última edição, de 2019-2020, foram 11.246 projetos inscritos, resultando em 90 projetos selecionados.

Serviço

Caminhada Rumos em BH | Itaú Cultural

Quando. Nesta quarta-feira, 23, das 19h às 21h

Onde. Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes ((Av. Afonso Pena, 1537, Centro)

Classificação Indicativa: Livre

Entrada gratuita, sem necessidade de retirada prévia de ingressos. Espaço sujeito à lotação.

Informações para o público: 3236-7400

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]