Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Rua Sapucaí ganha Circuito de Gastronomia e Arte com temática litorânea

Por Thiago Fonseca*

21/03/2018 às 10:12

Publicidade - Portal UAI
Foto: Maíra Cabral / Divulgação

A famosa Rua Sapucaí, no bairro Floresta, em BH, se transformará em praia para receber o Circuito de Gastronomia e Arte no próximo sábado, dia 24. O evento gratuito será realizado das 11h às 20h e contará com show de Marcelo Veronez, feira de produtores locais, roda de samba, performances cênicas, espaço kids temático e aulas de gastronomia. Um programa para a família inteira.

A rua será fechada e transformada em uma piazza italiana. O objetivo do Circuito é unir gastronomia e cultura, além de apresentar uma releitura das feiras livres europeias. A Fish Marketing, em Roma, é uma inspiração. É conhecida pelo comércio a céu aberto, ocupação do espaço público e promoção dos produtores locais. O evento é produzido por restaurantes e bares locais.

“O tema desta primeira edição será o Mar Sapucaí, em comemoração ao aniversário do restaurante Pecatore. Vamos trazer o clima praiano para a rua. As pessoas poderão beber e comer frutos do mar, além de curtir uma praia adaptada”, conta André Hallak, responsável pela produção do evento.

 

Foto: Maíra Cabral / Divulgação

Foto: Maíra Cabral / Divulgação 

PROGRAMAÇÃO

Para aproximar o público da culinária, chefs renomados apresentarão pratos clássicos, bem como a releitura da gastronomia brasileira e internacional. A primeira aula show será às 11h30 com o chef Raffaele Autorino. Ele tem mais de 20 anos de experiência atuando nos principais restaurantes da Ilha de Ischia, na baía de Nápoles, no sul da Itália.

Às 15h a aula será com o chef Carlo Caredda. Ele é especialista no uso de matéria prima fresca e massas artesanais. Serão 25 vagas para cada aula e as inscrições devem ser feitas 15 minutos antes.

Das 11h às 20h a rua será tomada pela feira gastronômica, harmonização de bebidas e de produtores. O clima praiano dará o tom da feira, que apresentará pratos com peixes e frutos do mar. Para brindar essas delícias, a feira terá espumantes, vinhos, spritz, além de drinks gelados e refrescantes. Já o espaço de produtores, será voltado para a fornecedores locais de embutidos, queijos, vinhos, hortifruti, massas e molhos.

Para a criançada o evento preparou um grande tanque de areia com baldinhos e brinquedos, de 11h às 19h. Além disso, os pequenos poderão se divertir na cama elástica e com a apresentação do multiartista circense Sufoco, às14h.

Marcelo Veronez é a grande atração musical. O músico se apresentará no encerramento do evento com o show “Não sou nenhum Roberto”. O grupo Filhas da Mãe animará o público com roda de samba, a partir das 16h. Em seguida, tem cortejo de maracatu com o grupo Patangome Maracarte.

 

photo

Programa de residência em arte digital seleciona artistas em BH

Um programa inédito da Casa Fiat de Cultura selecionará oito artistas para criarem projetos de arte digital inspirados no painel “Civilização Mineira” de Portinari. A ideia é conectar a obra do artista com a cidade e as diretrizes museológicas contemporâneas. A residência será de 14 de maio a 3 de junho. A curadoria é de […]

LEIA MAIS
photo

De bar em bar até encontrar: conheça Meu Bhar

A Lagoa da Pampulha todo mundo conhece, mas e o Meu Bhar? Talvez você ainda não saiba sobre o lugar que fica próximo a um dos cartões postais mais famosos de BH e que tem animado as noites dos belo-horizontinos. Oferecendo um cardápio com opções tradicionais de  botecos e restaurantes, o lugar começou a virar […]

LEIA MAIS
photo

Cinco motivos para conferir a exposição de Athos Bulcão no CCBB-BH

As múltiplas facetas de Athos Bulcão chegam a Belo Horizonte nesta quarta-feira, dia 11. A exposição comemora os 100 anos do artista consagrado em Brasília no CCBB. O objetivo é promover um mergulho profundo na diversidade da obra dele e desvendar o processo criativo. Os curadores Marília Panitz e André Severo escolheram mais de 300 […]

LEIA MAIS