Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Entrevistas Roda Viva

Programa de debates mais longevo do país, Roda Viva foi palco de muitos temas importantes durante o ano. Confira alguns dos melhores debates

Por Isabela Freitas | Culturadora

O ano de 2021 provavelmente ficará marcado na memória do mundo todo. Para o brasileiro foi um ano particularmente desafiador. Vivenciamos acontecimentos históricos, com muitas perdas significativas, além de um momento político conturbado. Apesar dos pesares, é também um ano em que a difícil retrospectiva é ainda mais necessária.

No ar desde 1986, o Roda Viva é um dos programas mais tradicionais de entrevistas da TV. É, ainda hoje, um bom parâmetro das pautas de interesse público da população brasileira. Foi também parte importante do processo de redemocratização no país, logo após o período da ditadura militar. A proposta é fomentar o debate com convidados que são referência dentro de um certo contexto. 

Os entrevistados, nacionais e internacionais, são personalidades de áreas políticas, artes, economia, ciência, educação e afins. Por lá já passaram, por exemplo, os ex-presidentes Lula e FHC. Teve, ainda, a economista Maria da Conceição Tavares e a cantora Gal Costa, para citar alguns dos mais ilustres. Muitas dessas entrevistas, especialmente algumas mais antigas, se tornaram acervo histórico. Vez ou outra ressurgem trechos nas redes sociais. Carregam apontamentos que nos ajudam a ter um pouco de perspectiva, principalmente do Brasil, nesses últimos 35 anos. 

Até um tempo atrás, para rever as entrevistas do Roda Viva era preciso fazer o pedido dos DVDs junto à emissora. Agora você pode acompanhar todas as entrevistas pelo canal do Youtube. Para te ajudar nessa missão, fizemos uma pequena curadoria de cinco entrevistas com convidados que resumem bem algumas dos assuntos que mais repercutiram no ano de 2021.

Wagner Moura, exibida em 01/11/2021

O ator baiano Wagner Moura dispensa apresentações. Durante os anos 2000, Wagner protagonizou algumas das principais novelas da Rede Globo, e mais recentemente encarnou personagens amados e controversos, como o capitão Nascimento e Pablo Escobar.

A entrevista fez parte da turnê de divulgação do novo filme Marighella, dirigido pelo ator e finalmente lançado no Brasil neste mês de novembro, depois de dois anos de muitos contratempos. O bate papo é extremamente dinâmico e agradável de assistir, e passa principalmente pela política e os ataques recentes à cultura.about:blank

Mary Robinson, exibida em 25/10/21  

O nome Mary Robinson pode não ser muito conhecido por aqui, mas a advogada e militante em defesa dos recursos naturais do planeta foi a primeira mulher a assumir a presidência da Irlanda, ainda na década de 1990. Em 2018, ela lançou o livro “Justiça Climática”, obra que já é considerada fundamental para compreender as questões climáticas atuais.

Neste episódio do Roda Viva, Mary compartilha conosco sua visão extremamente privilegiada de quem conhece a pauta há uma vida toda. Em sua entrevista, poucos dias antes de COP26, ela chama atenção para tópicos que seriam temas dos principais debates durante a Conferência do Clima, e que devem ser frequentemente revisitados nos próximos anos. about:blank

Martinho da Vila, exibida em 16/08/21

O sambista foi um dos nomes de destaque no ano de 2021. Em setembro, a internet levantou uma grande polêmica sobre as similaridades entre sua música “Mulheres” e “Million Years Ago”, da Adele. A treta teve proporções internacionais e muita gente tomou partido nas investigações.

Em sua participação do Roda Viva este ano, a jornalista Vera Magalhães, que conduz o programa desde o ano passado, foi bastante criticada por questionar o cantor sobre a milícia. Para além das polêmicas, Martinho esbanjou simpatia durante a entrevista em que ele comenta sobre música, carreira e ancestralidades. about:blank

Chimamanda Ngozi, exibido em 14/06/21 

A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é um dos maiores nomes da literatura desta geração. Seus livros foram traduzidos para mais de 30 idiomas e o discurso “Sejamos Todos Feministas”, de seu TED Talks, virou até trecho de música da Beyoncé. 

Conhecida por suas histórias de ficção, Chimamanda compartilha conosco nesta entrevista seus olhares para o mundo real. Luto, maternidade, questões raciais e feministas, a autora consegue ser extremamente didática ao falar sobre cada um destes temas e sua visão pessoal sobre eles. about:blank

Omar Aziz, exibido em 03/05/21

Ainda no início da CPI da Covid, Omar Aziz foi convidado a sentar na cadeira do Roda Viva. O ex-governador do Amazonas foi eleito para presidir a CPI e se tornou figura central nos desdobramentos que as investigações tiveram durante o ano.

As entrevistas com figuras políticas geralmente são alvo de muita controvérsia, especialmente durante um período delicado como o que vivemos e uma investigação tão grave quanto a CPI da Covid. O episódio com Omar Aziz foi um exemplo do jornalismo como ferramenta de um debate de ideias necessário e cheio de provocações. Um convite para que possamos olhar novamente para esta conversa, agora à luz de novas informações.about:blank

Playlist Roda Viva Retrô

Durante três décadas de programas muitas pessoas passaram pela arena do Roda Viva, algumas por mais de uma vez. No canal do programa do YouTube você tem acesso a uma playlist retrô, com mais de 200 programas completos de anos variados. A lista é variada e vale a pena percorrer os nomes que já participaram deste projeto de memória jornalístico.

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!