fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Aprenda a fazer fricassé de frango com Renato Quintino

Chef, que tem espaço homônimo, é cozinheiro, professor, criador, consultor e sommelier

Por Thiago Fonseca *

19/06/2020 às 11:32 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Jane Linhares / Divulgação

“Cozinhar é uma forma de celebrar, de agregar as pessoas, comemorar e meditar”, conta Renato Quintino. Há décadas dedica a vida à arte da gastronomia. É professor, filósofo, historiador, criador, consultor, sommelier, artistas plástico, atleta e amante das artes. Inventar é palavra de ordem na cozinha dele. E dessas invenções surgiu o fricassé de frango com cogumelos, bacon, batatinhas e mostarda. Prato que você vai aprender agora.

Renato teve o primeiro contato com a cozinha aos 16 anos. Mas foi aos vinte e poucos que começou cozinhar pra valer. Primeiro foi em casa. Depois para os amigos. Em 1996, iniciou com os cursos. “Era artista plástico. Realizei diversas exposições. Além disso, sou formado em história e filosofia. Gostava muito de ler e comprar livros de receitas e de vinhos. Um dia estava à toa, vi uma foto de uma torta de maçã e resolvi fazer. Ficou ótima e descobri que sabia cozinhar”, relembra.

Estudioso por conta própria, o chef nunca fez cursos. Mas formou centenas de discípulos. Além de criar milhares de pratos. De 2000 até 2005, teve restaurantes em Belo Horizonte. Ganhou prêmios. Saiu em revistas. Dava aula nas cozinhas dos estabelecimentos. Hoje ministra cursos no espaço que leva o nome dele.

Trajetória

Além disso, foi professor da Associação Brasileira de Sommeliers por cinco anos. É, ainda, consultor em gastronomia criando cardápios, cartas de vinho e treinando equipes para restaurantes. “Levo também grupos como guia de viagens em roteiros que crio para regiões do mundo onde a gastronomia é de primeira. Fui colunista no jornal O Tempo e na Revista Verdemar”, conta

O chef também tem tem um livro publicado. A Invasão dos Incas Venusianos – Receitas de Todos os Mundos tem 150 receitas de autoria própria. Na quarentena, Renato decidiu inovar. Cria pratos, envia para a casa das pessoas e realiza uma live sobre o processo de criação e harmonização com vinhos. Além de seguir com os cursos em plataforma online.

“Amo gastronomia, comer bem e alimentar gente. Gosto de ensinar pois cozinhar é tornar as pessoas independentes”, salienta. Além de cozinhar, a maior parte do tempo, o chef revela que gosta de ler, estudar línguas, ver filmes e fazer atividades físicas.

 

Renato Quintino – Foto: Oliver Zort / Divulgação

Receita do Chef

Como sugestão de prato, Renato ensina a receita de um fricassé de frango com cogumelos, bacon, batatinhas e mostarda. Em síntese, uma receita simples e uma forma de valorizar o frango, carne que o chef tanto ama.

INGREDIENTES

– 1 e 1/2 kg de peito de frango com osso ou sem osso (preferência da pessoa)

– 2 litros de água

– 1 cenoura grande

– 1 alho-poró

– 2 talos de salsão

– 1 cebola grande

–  ramos de tomilho

– 1 folha de louro

– 1/2 garrafa de vinho branco seco

– Salsinha a gosto

– 4 colheres (sopa) de óleo de milho

– 1 cebola grande fatiada

– 2 dentes de alho picados

– sal e pimenta-do-reino a gosto

– 4 colheres (sopa) de mostarda

– 200g de bacon em cubos

– 200g de cogumelos de paris frescos

– 100 g de cebolinhas sem a casca ou pequenas cebolas em conserva

– 2 xícaras de batatinhas bolinhas cozidas com a casca e fatiadas ao meio

– 1 xícara de creme de leite fresco

MODO DE PREPARO

– Cozinhe o peito de frango com os legumes na água por 40 minutos.

– Retire do fogo (desosse o frango caso tenha osso) desfie-o ou corte-o em pequenos pedaços e descarte os ossos. Coe o caldo, descarte os legumes e reserve o caldo.

– Em uma panela aqueça o óleo de milho e coloque a cebola fatiada, o alho picado, coloque o bacon, os cogumelos fatiados, as cebolinhas e o frango desfiado.

– Refogue tudo e tempere com sal e pimenta-do-reino.

– Coloque o vinho branco e cozinhe por 5 minutos.

– Cubra com o caldo de frango reservado e cozinhe tudo por 10 minutos.

– Em seguida, acrescente as batatinhas e a mostarda Dijon.

– Misture ligeiramente e prove os temperos.

– Finalize com o creme de leite fresco, retire do fogo e sirva.

photo

Aprenda a fazer sanduíche gourmet com Matheus Daniel

Dos 40 anos de vida do chef Matheus Daniel, quase todos foram dentro da cozinha. O gosto pela gastronomia veio de gerações. Hoje, ele é dono da Marmitaria BH, Não é Hambúrguer, Sushichic e Restaurante Família Daniel. Dedica grande parte do tempo na administração dos empreendimentos, criação dos pratos e cuidados com a família. Amor […]

LEIA MAIS
photo

Aprenda a fazer um prato português com o chef Cristóvão Laruça

Foi para encurtar a distância de casa que o português Cristóvão Laruça, de 39 anos, começou a cozinhar. Isso foi há 16 anos quando veio para o Brasil. Hoje, o ex-campeão de wakeboard e arquiteto, é dono de dois restaurantes em Belo Horizonte: o Caravela e Capitão Leitão. Se prepara para lançar o terceiro. Na […]

LEIA MAIS
photo

Festival Fartura Virtual: confira atrações que você não pode perder

Foram doze dias de gravações de receitas, shows, aulas e dicas. Sim, o Fartura agora é totalmente digital. Com mais de 160 atrações de gastronomia e cultura, o projeto é o primeiro festival gastronômico online do país. Lançado em Belo Horizonte, será realizado de 19 a 21 de junho em plataforma online. “A pandemia nos […]

LEIA MAIS