Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Teatros e museus de BH se organizam para a reabertura: saiba o que já está na agenda

Flexibilização foi anunciada pela prefeitura de Belo Horizonte na tarde desta quinta-feira, 01/07. Reabertura está prevista para sábado (03/07), quando sairá o decreto com as informações detalhadas.
nando reis
Foto: Carol Siqueira / Divulgação

Nando Reis vem aí e deve ser um dos primeiros shows em teatro a marcar a reabertura dos eventos em Belo Horizonte. O ex-Titã se apresenta no Cine Theatro Brasil Vallourec no dia 23 de julho em um formato híbrido. Ou seja, parte da plateia presencial e a outra online. Os ingressos já estão à venda por R$ 60 (inteira presencial) e R$ 10 (inteira virtual). No dia 30 de julho será a vez do Trio Lampião, nos mesmos moldes. A compra pode ser feita no site ou na bilheteria.

Mesmo que ainda faltem as diretrizes sobre o que pode e o que não pode, o anúncio de que a retomada dos eventos culturais se aproxima animou este que é um dos setores mais afetados desde o início da pandemia. A prefeitura de Belo Horizonte divulgou na quinta-feira, 1 de julho, a autorização para funcionamento de shows e teatros a partir de sábado, 03/07

Por enquanto, está liberado com público obrigatoriamente sentado e com limite de 600 pessoas. Caso o evento tenha venda de alimentação e bebida, o limite cai para 400. Para os cinemas e museus a determinação é de 50% da capacidade. Todo o detalhamento da flexibilização é aguardado com a publicação do decreto, previsto para sábado, 3 de julho. 

Mesmo que as regras ainda não estejam totalmente definidas, os espaços culturais de BH já se mobilizam para organizar a retomada. Confira o que já sabemos sobre o vem por aí

Centro Cultural Banco do Brasil 

O CCBB-BH reabrirá a visitação às exposições na próxima quarta-feira (7/07). Atualmente estão em cartaz na instituição duas mostras. Abraham Palatnik – A reinvenção da pintura, que faz uma retrospectiva do inquieto artista considerado um dos pioneiros da chamada arte cinética no Brasil. Os visitantes também poderão explorar a mostra que celebra os 70 anos de carreira da pintora Yara Tupynambá. 

“Para teatro e música, o CCBB e as produções precisam de um tempo maior para se organizarem. Então, a partir do anúncio da reabertura é que temos condições de planejar os próximos meses. Mas com certeza em agosto, mês do nosso aniversário, teremos atrações especiais”, informa Gislane Tanaka, Gerente Geral do CCBB-BH.

O funcionamento do CCBB-BH será das 10h às 22h. Toda a estrutura física do prédio na Praça da Liberdade foi adaptada de acordo com os protocolos da Prefeitura de Belo Horizonte para a reabertura.

Cine Theatro Brasil Vallourec

O espaço localizado no centro de BH vai apostar, mais uma vez, nos eventos híbridos para a reabertura. Esta, inclusive, deve ser uma constante para o futuro. Como contamos no início deste texto, as primeiras atrações neste formato serão os shows de Nando Reis, no dia 23 de julho, e também do Trio Lampião, no dia 30. 

O Cine Theatro Brasil Vallourec teve essa experiência híbrida em outubro com o show de Zeca Baleiro. “Estávamos com a programação em suspenso mas sempre na expectativa da situação melhorar, a vacina chegar para todo mundo, os índices irem diminuindo. Por isso, agora a gente já está com o show marcado”, conta Rhondinelli Duque, coordenador de eventos do espaço. 

Segundo ele, todo o protocolo estava definido desde 2020. Sendo assim, a indicação de distanciamento mínimo, medição de temperatura na chegada à bilheteria, disponibilidade de álcool em gel 70% em locais de fácil acesso e adequação na circulação dos espaços são algumas das ações implementadas. Além disso, artistas e técnicos serão testados, em parceria com o Hermes Pardini, por meio do teste PCR-RT, antes do evento. “Equipamos todos os espaços e nos preparamos para receber todo o nosso público de uma forma segura. É importante o público saber e ter essa certeza, de que vai encontrar um ambiente preparado com muito carinho e segurança para recebê-lo”, completa Sandra Campos, gestora de planejamento e ação cultural.

“Estamos preparados e com a expectativa bem grande para que essa retomada agora seja definitiva”, acrescenta Rhondinelli. Não para por aí! De acordo com Sandra Campos, o calendário ainda prevê a presença de outros grandes artistas da música brasileira. “Além de Nando Reis, mais para frente, teremos Lenine, Elba Ramalho e várias outras atrações que eu tenho certeza que vai agradar o grande público”.

Centro Cultural Unimed-BH Minas

O Centro Cultural Unimed-BH Minas aguarda a publicação do decreto da Prefeitura de Belo Horizonte sobre a reabertura para anunciar os novos planos para a retomada das atividades presenciais. De todo modo, ainda em julho já estava prevista a abertura de uma nova exposição. Inicialmente foi pensada para o ambiente virtual, mas certamente será adaptada ao novo momento.

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

O dia 8 de julho marca a volta do público para a Sala Minas Gerais, obedecendo os cuidados de prevenção à Covid-19 que estão em vigor desde março deste ano. Para garantir a saúde do público, dos músicos e da equipe técnica a capacidade máxima será de 26%, ou seja, 393 pessoas. Serão duas apresentações no local por semana com o mesmo repertório na quinta e na sexta-feira. Entretanto, as apresentações das quintas são apenas para assinantes, mas terão transmissão ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube. Já a da sexta-feira é aberta, com venda de ingressos a partir do dia anterior.

Academia Mineira de Letras

A Academia Mineira de Letras normalmente só abre para o público quando ocorrem as palestras especiais. Entretanto, vai optar por manter tais encontros online. Isso porque a instituição, os convidados e também o público se adaptaram ao formato virtual. Dessa forma, os eventos continuam ocorrendo no YouTube.

Em compasso de espera para reabertura

Como o decreto com o detalhamento da flexibilização será publicado no sábado, alguns espaços culturais de Belo Horizonte preferiram aguardar o documento para se pronunciar. Dessa maneira, assim que tivermos novas informações divulgaremos aqui no Culturadoria.

Foto: Raquel Guerra / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!