Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Radiolaria lança novo disco mais maduro e poético

Por Thiago Fonseca *

22/08/2018 às 13:20 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Divulgada por RG Comunicação

Um disco que reflete bem a banda e o atual estado da Radiolaria. Essa é definição que Luiz Lobo, bateria e percussionista, dá ao novo disco. ‘Qualquer outra estação’ surge após quatro anos do primeiro disco ‘Vermelho’. Já nas plataformas digitais desde o mês passado o projeto será lançado em BH na quinta-feira, dia 23. Segundo Luiz, um disco mais maduro, com envolvimento de mais pessoas e influenciado pelo Clube da Esquina e pelo rock de outras épocas.

Desde a infância os amigos Felipe Barros (voz, violão, guitarra) e Felipe Xavier (voz e violão) já faziam parcerias. Entretanto, Radiolaria ganhou corpo mesmo em 2012. Surgiu com três integrantes. Hoje é um quinteto com formação um pouco diferente da primeira. Dessa forma, a atual conta com Felipe Barros, Felipe Xavier, Leonardo Laporte (teclados), Luiz Lobo (bateria e percussão) e Wagner Costa (baixo). Está assim desde o ano passado.

 

Foto: Caio Lírio / Divulgação

Continua após a publicidade...

 

Álbum poético

“O primeiro disco da banda foi lançado há quatro anos. Nossa banda cresceu e tomou novas formas. Sendo assim, sentimos vontade de ventilar. Trabalhamos em ‘Qualquer outra estação’ por dois anos. O projeto se diferencia do primeiro por trazer músicas mais maduras e arranjos mais elaborados. Um disco sincero, que reflete a realidade atual da banda e uma liberdade para falar o que pensa”, conta Luiz Lobo.

O processo de produção ‘Qualquer outra estação’ foi intenso. Os ares de Pará de Minas e Escarpas ventilaram as ideias dos cinco músicos e do produtor musical da banda, Marcelinho Guerra. Durante alguns momentos os integrantes do Radiolaria trabalharam nas músicas em sítios das cidades. De 25 canções, escolheram 10 para o disco. Todas autorais. Em resumo: cinco delas foram compostas por Luiz. As outras pelos outros integrantes, e por fim, algumas em conjunto.

“As letras do novo disco são variadas, mexem com alma e que oferecem um olhar suave, e por que não esperançoso, do cotidiano. Falamos, como por exemplo, sobre a temática mineira, amor e política. Um disco com uma temática leve e poética. Tomamos como influência o rock progressivo, space rock, Beatles, Clube da Esquina e outros”, pontua Luiz.

‘Qualquer outra estação’ será lançado na quinta-feira, dia 23, no Teatro de Câmara, no Cine Theatro Brasil Vallourec. Para o show o quinteto vai contar com as participações do guitarrista e produtor do disco Marcelinho Guerra e do percussionista Alexandre Horta. A banda promete inserções poéticas e performances mais maduras. Dessa maneira, a ideia é oferecer ao público uma experiência artística, e também estética, abrangendo música, poesia, cenografia e luz.

Ouça o disco ‘Qualquer outra estação’

 

 

[O QUE] Lançamento do disco ‘Qualquer Outra Estação’ da banda Radiolaria [QUANDO] 23 de agosto, às 20h [ONDE] Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec – Av. Amazonas, 315, Centro – BH [QUANTO] R$ 25

 

Continua após a publicidade...

photo

Sarará e Sensacional se unem e trazem Criolo, Mallu Magalhães, Johnny Hooker e outras 20 atrações

Criolo, Emicida, Mallu Magalhães, Maria Gadu, Johnny Hooker, Gloria Groove e outras 17 atrações musicais se apresentarão juntas em BH. O evento está marcado para o dia 18 de agosto na Esplanada do Mineirão com ingressos a 25 reais. O line up surge da junção dos dois grandes festivais da capital mineira o Sarará e […]

LEIA MAIS
photo

Discurso político e experiência marcam Planeta Brasil 2019

No dia que o mundo, novamente, virou os olhos para Minas, por conta do crime ambiental em Brumadinho, os artistas que se apresentaram na edição de dez anos do Planeta Brasil, neste sábado, dia 26, não deixaram de fazer o mesmo. Jão foi o primeiro, seguido de Melim, Djamila Ribeiro, banda Lagum, Mariana Ferrão e […]

LEIA MAIS
photo

UniBH Campus Aberto agita público com arraial após a derrota do Brasil

Mesmo após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo de Futebol, o público do UniBH Campus Aberto não desanimou e caiu na festança junina. O evento, nesta sexta-feira, dia 07, além de transmitir o jogo do Brasil contra a Bélgica, resgatou as tradições de São João. Trouxe três atrações, todas com ritmos diferentes que […]

LEIA MAIS