Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Quatro podcasts para conhecer a Rádio Novelo

Gostou? Compartilhe!

Selecionamos quatro séries para você conhecer a Rádio Novelo, a maior produtora de podcasts jornalísticos do Brasil

Por Helena Tomaz | Assistente de Conteúdo

A Rádio Novelo já era uma produtora de podcasts conhecida nos bastidores do mundo da comunicação quando, em 2020, o primeiro episódio de “Praia dos Ossos” foi ao ar. Desde então, a iniciativa deixou de ser acessada somente por profissionais do ramo e ganhou de vez os corações dos ouvintes de podcasts.
Os produtos da Rádio Novelo têm narrativas interessantes, debates sociais importantes e locução e trilha sonora impecáveis.
Para quem quer conhecer um pouco mais a produtora, selecionamos, aqui, quatro podcasts que certamente vão ficar na memória.

Ângela Diniz, retratada no podcast "Praia dos Ossos". Foto: Arquivo Estado de Minas

Praia dos Ossos

Se você era adulto ou adolescente nos anos 1970, certamente vai se lembrar deste nome: Doca Street. Em 30 de dezembro de 1976, ele assassinou a socialite Ângela Diniz (conhecida como “A Pantera de Minas”) no então vilarejo de Búzios – precisamente, numa casa localizada na Praia dos Ossos.

No entanto, apesar da violência, à época, Doca (que era chamado na imprensa de “playboy”) se tornou uma espécie de “herói” para alguns. É que os advogados de Doca se valeram da tese da “legítima defesa da honra” no tribunal. Ou seja, ele teria assassinado a mineira visando defender a própria imagem – portanto, o crime seria “justificável”.
Não demorou muito para que Ângela fosse vista como causadora da própria morte pela ala mais conservadora da sociedade. Afinal, ela era divorciada (pode parecer incrível nos dias atuais, mas as mulheres que colocavam um ponto final nos seus casamentos não eram bem vistas à época), vivia em outra cidade que não a dos filhos e estava sempre nas páginas das revistas.
Quase 45 anos depois do ocorrido, Branca Vianna, fundadora da Rádio Novelo, revisitou o caso para entender as implicações morais, éticas e sociais deste caso que parou o país. O resultado foi uma produção impecável.

Crime e Castigo

Com o sucesso de “Praia dos Ossos”, a produtora passou a receber diversos questionamentos dos ouvintes a respeito do que seria “justo”, de qual seria a punição correta para o assassino. Entre mensagens acaloradas e outras mais racionais, a direção da Rádio Novelo passou a questionar: “O que é justiça?”

É em busca da complexa resposta para essa pergunta que surge o podcast “Crime e Castigo”, do qual se desdobram ainda mais questionamentos: “Justiça e vingança são a mesma coisa? O que fazer com alguém que cometeu um crime hediondo? O que queremos quando prendemos? Nossa ideia de justiça está nos atendendo?”

Em busca de alguma conclusão, a Rádio Novelo conversa com especialistas e com pessoas que viveram histórias brutais. O interessante desse podcast (e também do Praia dos Ossos, citado acima) é que ele se desvia do gênero true crime, em alta neste momento, para ir além. Assim, explora mais as consequências e os desdobramentos sociais do que os crimes em si, trazendo profundidade às narrativas e ao debate em torno delas.

Projeto Querino

Em 2019, 400 anos depois da chegada do primeiro navio negreiro aos Estados Unidos, o New York Times criou o “1619 Project”, uma iniciativa que visa recontar a história do país norte-americano, mudando o ponto de vista de quem a relata.

Inspirados por este projeto, a Rádio Novelo e a Revista Piauí se reuniram, no bicentenário da independência do Brasil, em 2022, para revisitar a história do país – dessa vez, a partir de um ponto de vista afrocentrado.

O podcast tem oito episódios narrados por Tiago Rogero (que também apresentou Vidas Negras (Rádio novelo/Spotify) e Negra Voz (O Globo), além de um episódio bônus de entrevista com Nicole Hannah-Jones, criadora do 1619.

O Projeto Querino é absolutamente informativo e essencial para que o Brasil possa seguir em frente, escrevendo a história dos seus próximos 200 anos de outra maneira.

Rádio Novelo Apresenta

Depois de fazer sucesso com os podcasts seriados (ou seja, com início, meio e fim), em novembro de 2022 a produtora apostou no Rádio Novelo Apresenta. Trata-se de um produto semanal que conta histórias, aparentemente sem um elo entre elas. Dessa forma, no Instagram da Rádio Novelo, a definição dada não poderia ser mais precisa: “as histórias que você não sabia que precisava ouvir”.

Com o sucesso do podcast, a produtora começou a receber cada vez mais mensagens de pessoas que acreditavam que suas histórias poderiam se tornar narrativas em áudio.
Um dos episódios narra a emocionante história de uma jovem com deficiência visual ao encontrar seu cão guia. Em outro exemplo, o foco é o submundo assustador de quem trabalha produzindo fake news.
A história de como um pesquisador descobriu a relação intrínseca entre a antiga companhia aérea Varig e o nazismo pautou outro episódio.
Em síntese, é um podcast para incorporar na rotina e um exemplo de jornalismo para além dos estereótipos.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]