Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Quero conhecer Frida Kahlo, por onde começar?

Uma das maiores artistas da história da pintura mexicana é conhecida principalmente pelos retratos, autorretratos, influências mexicanas. Mas vai muito além.
Frida Kahlo
Frida Kahlo. Crédito: Guilherme Kahlo

Com certeza você já a viu por aí. Seja em estampas de roupas e outros produtos, quadros, fotografias, em citações nas redes sociais, enfim. Acontece que Frida Kahlo é uma infinidade mais do que isso. Além de ser uma das pintoras mais importantes da história do México ela também se dedicou à vida política, tendo aderido ao Partido Comunista Mexicano, e é um ícone de movimentos feministas. 

Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907 e, embora tenha recebido influência e tutoria artística na infância, não estava interessada em seguir carreira no mundo da arte. Dessa forma, durante a adolescência voltou a atenção para a ciências naturais com objetivo de ser tornar uma profissional da física. Entretanto, uma série de fatores a levaram para a arte. Na infância, foi acometida pela poliomielite, o que a deixou com uma lesão no pé e uma das pernas encurtadas, e sofreu um acidente aos 18 anos. O ônibus em que estava bateu em um bonde. Assim, ela sofreu uma série de fraturas, ficou meses de cama e passou a desenhar nos coletes ortopédicos até que o pai adaptou um cavalete para ela. 

Essa é só uma parte da longa história da artista reconhecida no mundo todo. Para você conhecer a fundo a sua vida, obra e carreira mais a fundo, destacamos algumas dicas. Confira!

Frida: A biografía, de Hayden Herrera

A narrativa vai além da Frida Kahlo que sofreu um grave acidente quando era jovem, que foi casada com o muralista Diego Rivera e teve um caso com Leon Trotsky. Vai além de entender as ideias radicais que tinha no campo da política e das pinturas pessoais da artista. A autora explora neste livro a intimidade da história de Frida, dando descrições detalhadas e interpretações de quadros. Em outras palavras, esmiúça a trajetória e as obras, mostrando várias faces da artista. Compre aqui.

O diário de Frida Kahlo: Um autorretrato íntimo, de Frida Kahlo

Melhor que ler sobre um artista é ler algo íntimo que ele mesmo escreveu. Neste livro, o leitor pode entrar diretamente em contato com a intimidade de Kahlo. Isso porque é um diário que reúne desenhos coloridos, pensamentos e confissões. Ou seja, uma leitura obrigatória para quem é fã ou quer conhecer detalhes dela por ela mesma. Adquira aqui.

Museu Frida Kahlo

Criado na Casa Azul, residência da família de Frida localizada no bairro Colonia del Carmen de Coyoacán, na Cidade do México, local doado em 1958 e transformado em museu. Ele recebe mais de 25 mil pessoas mensalmente, abrigando 10 quadros da pintora e a cadeira de rodas que ela usava. Agora, em versão virtual, o espaço pode ser visitado no formato de tour online, como se fosse o Google Street View. Além disso, é possível conhecer mais sobre Frida, as coleções e exposições. Acesse aqui e confira.

Filme: Frida, de Julie Taymor

Inspirado no livro de Hayden Herrera, o longa acompanha a vida de Kahlo desde a adolescência até a morte. Assim, passa por alguns dos principais acontecimentos da sua vida e como cada um deles afetou a carreira pessoal e artística. No Oscar de 2003, venceu as categorias de Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora. Além disso, venceu a Melhor Trilha Sonora no Globo de Ouro e Melhor Maquiagem e Caracterização no BAFTA. Veja no Looke.

Frida Kahlo
Imagem do filme “Frida”. Crédito: Miramax Films

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]