Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Quem é Lashana Lynch, a nova agente 007?

Atriz deixou escapar que pode assumir o lugar de Daniel Craig, presente na franquia como protagonista desde 2008. Seria a primeira vez que uma mulher assume o papel
lashana lynch
Lashana Lynch no filme "007 - Sem tempo para morrer. Foto: Universal Pictures / Divulgação

James Bond foi atingido em cheio pela pandemia. Com o novo filme prontinho, 007 – Sem tempo para morrer teve a estreia adiada diversas vezes. Mas não podemos dizer que 2020 tem sido um ano passado em branco para a franquia. Isso porque a atriz Lashana Lynch deixou escapar em uma entrevista que Nomi, personagem dela no longa, será escalada para substituir Bond como agente 007. A declaração foi dada  para a revista Harper’s Bazaar. Dessa forma, a atriz herdará o título após James Bond ter se aposentado do serviço secreto.

Ataques

Como a mulher negra não tem um dia de paz durante a sua existência, é claro que houve ataques racistas antes mesmo dela ser confirmada no papel. Durante a fase de produção do do novo 007, o nome de Lashana Lynch foi cogitado para o papel. Resultado, críticas e mais críticas por causa da possibilidade.

Na época ela já falava sobre racismo e a importância da representatividade. Além disso, a atriz precisou, inclusive, desativar as redes sociais por uma período devido à repercussões. Agora, ela quer mostrar para o público negro que, mesmo que seja difícil, a vida dessas pessoas estão sendo representadas no cinema. O longa número 25 da franquia tem direção de Cary Fukunaga e tem estreia prevista para abril de 2021.

 

Mas afinal de contas, quem é Lashana Lynch?

Ela nasceu em Londres, em 27 de novembro de 1987. É descendente de jamaicanos e estudou na ArtsEd, uma prestigiada escola independente de artes localizada na capital do Reino Unido. Fez alguns filmes no começo da carreira, mas foi na televisão que começou a se destacar. Exemplo disso é a sitcom Crims, sobre dois homens que que vão parar em uma instituição para infratores ao se envolverem em um assalto a banco. Lynch atua como irmã e namorada dos protagonistas. 

Outra série de destaque é Still Star-Crossed, que estreou apenas uma temporada, em 2017, e fez com que Lashana fosse reconhecida nos Estados Unidos. A série de drama tem produção de Shonda Rhimes (Scandal e Grey’s Anatomy) e é baseada na história de Romeu e Julieta a partir do livro Still Star-Crossed da escritora Melinda Taub. 

Capitã Marvel

Alguns anos depois, em 2018, alcançou reconhecimento global ao atuar em Capitã Marvel, primeiro filme solo de uma heroína feito pela Marvel. Lashana Lynch interpretou Maria Rombeau, a pilota da Força Aérea dos Estados Unidos e melhor amiga de Carol, a Capitão Marvel vivida por Brie Larson. A recepção foi positiva por parte fãs, ou seja, o terreno já se preparando preparando para que Lynch vivesse um protagonista. E que protagonista!

Em resumo, mesmo com poucos detalhes revelados sobre a atuação de Lashana no novo 007 podemos esperar uma personagem única, inteligente, competente e forte. Além disso, assim como a própria atriz afirmou, será uma forma de debater estereótipos de raça e gênero ainda muito fortes na grande indústria do cinema. 

 

lashana lynch
Lashana Lynch no filme “007 – Sem tempo para morrer. Foto: Universal Pictures / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!