O Grupo Samba Queixinho promoverá, de 9 a 31 de janeiro, uma série de oficinas culturais de férias voltadas a diversos públicos
A partir desta terça, dia 9 de janeiro, o Samba Queixinho dá início uma série de oficinas de férias. Assim, as atividades incluem oficinas de audiovisual, percussão, performance musical, elaboração de projetos culturais, construção de brinquedos, entre outras. “Desse modo, o objetivo é oferecer oficinas que contribuam para a qualificação de artistas e produtores. Tal qual, que sejam uma oportunidade de aprendizado compartilhado para outros públicos também”, diz Gustavo Caetano, criador do Samba Queixinho.
As oficinas do Samba Queixinho serão realizadas nas instalações da Coletiva Mulheres da Quebrada, projeto que desenvolve ações voltadas para as mulheres do aglomerado da Serra e famílias. As vagas são limitadas. O link para as inscrições está disponível no Instagram do Samba Queixinho.
Programação
Oficina do Samba Queixinho de Percussão Práticas de Carnaval
Ministrantes: Solange Caetano, Geovane Silva e Carlitos Brasil 2 horas – 30 alunos – Infantil – 9 de janeiro às 15 horas
Construção de boneco Pantin
Ministrante: Grupo de Teatro Giramundo – 4 horas – 30 alunos – Infantil – 13 de janeiro às 14 horas
A Oficina de Construção de Boneco Pantin vai introduzir os participantes a uma jornada pelo teatro de bonecos do gênero “Pantin”. Durante a atividade, as crianças terão a oportunidade de explorar técnicas como preenchimento de cor, recorte, montagem de partes articuladas e manipulação de um sapo. O sapo, vale dizer, é um personagem recorrente nas produções do Giramundo.
Oficina Samba Queixinho de Performance Musical: O Palco e a Cena
Ministrante: Marcelo Veronez 12h (4 aulas) – 10 alunos – Jovens e Adultos – 15 a 18 de janeiro às 10 horas
A Oficina de Performance Musical, do projeto do Samba Queixinho, visa aprimorar a expressividade do cantor através da construção de um repertório físico corporal, fundamentado em conceitos teatrais. Desse modo, utilizando recursos didáticos como exercícios teatrais para aquecimento corporal. Tal qual, criação de movimento, vídeos de artistas para inspiração e, do mesmo modo, apreciação. A oficina visa fortalecer a conexão entre o artista e o público, elevando a qualidade da performance de palco.
Oficina de Construção de Brinquedos
Ministrante: Jacqueline Ferreira Freitas – 50 min – 25 alunos – Infantil – 20 de janeiro, às 14 horas
Tem como principal objetivo fomentar o universo da imaginação infantil, convidando as crianças a criarem seus próprios brinquedos a partir de materiais recicláveis. Jacque Brincante tem uma trajetória de 20 anos como brincante, integra projetos do Grupo Teatral Atrás do Pano há 5 anos.
Oficina de Videoclipe
Ministrantes: Natacha Vassou e Lucas Espeto 12h (3 aulas) – 15 alunos – Jovens e Adultos – 22 a 24 de janeiro às 19 horas
De forma descontraída e repleta de referências audiovisuais, a Oficina de Videoclipe convida os alunos a desvendar os bastidores da construção de um videoclipe, desde a concepção da ideia à realização e gravação.
Evitando abordagens teóricas e fórmulas prontas, a oficina busca ser um espaço para a reflexão sobre a imagem e as etapas envolvidas na produção audiovisual.
Serviço – Oficinas Culturais
Quando: 9 a 31 de janeiro
Onde: Coletiva Mulheres da Quebrada (Rua Carlos Etiene de Castro, 32, Serra)
As vagas são limitadas e o link para as inscrições está disponível no instagram do Samba Queixinho https://www.instagram.com/sambaqueixinho/