06 jun 2018

Quatro discos lançados nos últimos dois meses que você precisa ouvir

Os meses de abril e maio foram importantes para o cenário da música brasileira. Foram vários lançamentos de discos. O Culturadoria separou quatro deles que você precisa ouvir.

 

Foto: Daryan Dornelles / Divulgação

‘Deus é Mulher’ – Elza Soares

Foi em 1960 que o mundo conheceu e se encantou pela voz potente de Elza Soares. Cinquenta e oito anos se passaram e a cantora segue surpreendendo. No dia 18 de maio lançou “Deus é mulher”. Se em  ‘A mulher do fim do mundo’ Elza confirmou seu poder e a conexão com a ancestralidade,  no novo álbum inaugura fase diferente. Um disco abusado! Com mensagens mais claras e mais abertas.

Elza fez questão de participar de todo o processo. Sendo assim, o resultado são 11 faixas que trazem temas como empoderamento feminino e negro, liberdade sexual e religiões de matrizes africanas. A participação do coletivo Ilú Obá De Min, por exemplo, reforça isso. As músicas são fortes e mostram o nascimento de uma nova era, conduzida pela energia feminina. Os arranjos musicais são fortes e pesados. As letras promovem reflexões diversas.

 

 

Foto: Universal Music / Divulgação

‘Ofertório’ – Caetano, Tom, Moreno e Zeca Veloso

Caetano Veloso por si só é um sucesso. A junção com os três filhos Tom, Moreno e Zeca Veloso causa! Desde o ano passado os quatro resolveram  se juntar no palco. Fruto desse encontro é disco ‘Ofertório’. Nele Caetano e os filhos compartilham afetos, cumplicidades, risos e musicalidades. O disco, lançado no dia 25 de maio, é o registro gravado em outubro do ano passado, no Theatro Net São Paulo.

‘Ofertório’ é carregado de diferentes sonoridades. Deste modo, elas mostram a união familiar e o desejo de homenagear gerações passadas. As 28 canções são marcadas pela transição de instrumentos nas mãos dos filhos de Caetano. São músicas da carreira dele e autorias de Tom, Moreno e Zeca. Arranjos bonitos, que tocam e emocionam. Destaque para ‘Todo homem’, musica da abertura na novela ‘Onde Nascem os Fortes’, da Rede Globo.

 

 

Continua após a publicidade

 

Foto: Silva / Divulgação

‘Brasileiro’ – Silva

Silva despontou na música em 2012. Desde então caiu no gosto do público. Após ‘Silva Canta Marisa’, lançado em 2017, o artista divulgou no dia 25 de maio seu quinto álbum ‘Brasileiro’. As músicas, com identidade própria, são marcadas pela junção do eletrônico com e letras românticas.

São 13 faixas. Todas elas procuram responder a pergunta: “como seremos brasileiros?” Destaque para a ‘A cor é rosa’ e ‘Fica tudo bem’, com participação de Anitta. Em resumo, Brasileiro é marcado pela calmaria. Sabe daquelas músicas para desestressar? É nessa vibe que o disco caminha. Se divide entre músicas com arranjos animados e outros quase melancólicos, mas todas as faixas tem mensagem positiva. Dessa forma, Silva mostra uma visão otimista do país e diz que os críticos não contribuem para melhorar o Brasil.

 

 

Foto Rodolfo Magalhães / Divulgação

‘Dona de Mim’ – IZA

Dona dos hits ‘Pesadão’ e ‘Ginza’, com com Marcelo Falcão, IZA lançou em abril seu primeiro disco. Em ‘Dona de Mim’ a cantora deixa clara as referências do pop e ao R&B mundial. Mas não fica só nisso. O disco ainda tem referências de diversos estilos, indo do pop ao samba. Tem participações de peso, como de Ivete Sangalo, Thiaguinho, Carlinhos Brown e Gloria Groove. Além das músicas já conhecidas, o disco conta com outras 12 inéditas. Um álbum para dançar e cantar bastante.

 

 

Gostou? Compartilhe!

Artigos Relacionados

Culturadoria com as dicas para o seu fim de semana: 22 de junho

De Guimarães Rosa a Sebástian Lélio. Amores incontroláveis dominam nossa Culturadoria do teatro ao cinema. Claro que também tem opções para quem quer se divertir em clima de Copa e, ainda, festa para os 45 anos de carreira de Alcione.     Grande Sertão: Veredas Uma das montagens mais incensadas no teatro Brasileiro do ano […]

Leia Mais

Culturadoria com as dicas para o seu fim de semana: 15 de junho

A culturadoria do fim de semana não está tão cheia como de costume. A Copa do Mundo de Futebol interferiu um pouco na programação cultural da cidade. Mas tem atrações imperdíveis. Faça suas apostas!     Fernanda Takai Por que o destaque, mesmo com os ingressos esgotados, Carol? Gente, porque o disco que Fernanda Takai […]

Leia Mais

Culturadoria com as dicas para o seu fim de semana: 08 de junho

Nossa culturadoria do fim de semana está bem diversificada. Os destaques? São três festivais de artes cênicas e um de culinária pra você se jogar!     OITO MULHERES E UM SEGREDO Não vá esperando um filme que mude a sua vida. Mesmo se gostar de ação. Oito mulheres e um segredo é divertidíssimo, leve. […]

Leia Mais

Comentários