Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Mentes criativas da fotografia e do design gráfico se unem no Projeto Quarentena Books

Quarentena Books fomenta parcerias entre fotógrafos e designers na produção de livros coletivos realizados de maneira completamente virtual
Fotografia de Leticia Valverdes Quarentena Books
Fotografia de Leticia Valverdes Quarentena Books

Em maio de 2020, o fotógrafo Lucas Lenci lançou o Projeto Quarentena Books. Estávamos nos primeiros meses da pandemia de Covid-19, com a quarentena afetando de diferentes maneiras o cotidiano no Brasil e no mundo. O projeto busca unir mentes criativas em torno de um objetivo comum: reverter parte de suas vendas para o Projeto Rizoma, que atende a população do Capão Redondo, em São Paulo.

Agora, em 2021, ano em que vimos os números da pandemia alcançarem níveis alarmantes, o Quarentena Books retorna com novos participantes e publicações. A proposta é que uma dupla de fotógrafo e designer gráfico produzam um livro em conjunto, em um processo realizado de maneira completamente virtual. Ao mesmo tempo em que incentiva a ajuda aos cidadãos mais vulneráveis, o projeto homenageia o poder do trabalho de profissionais criativos visuais. Em 2021 são oito novos títulos.

Assuntos variados

Temas como a imaginação, o trauma, a memória, a solidão, a tristeza e a esperança perpassam os diferentes trabalhos produzidos nesta edição do projeto. Todos encontram eco nas diferentes experiências coletivas durante o isolamento social, com a reconfiguração de nossas vidas imposta pela pandemia. O resultado são trabalhos e olhares múltiplos que ora nos possibilitam um olhar sobre um momento delicado, ora nos permitem uma fuga para o ontem, para as lembranças.

No rico diálogo criado entre fotógrafos e designers gráficos, há trabalhos que propõem intervenções em cima das fotografias, resultando em novas imagens e experiências. Em outro, a relação entre o fazer fotográfico e o fazer poético é o foco. Alguns projetos se voltam para a intimidade, para o corpo, para dentro de nossas janelas, enquanto outros buscam novos olhares para a cidade, para o fora, questionando suas estruturas.

Em 2020, a primeira edição do Quarentena Books arrecadou mais de R$25.000,00. Você pode encontrar os trabalhos da segunda edição, em um box com todos os livros ou avulsos, aqui.

Conheça mais sobre o Projeto Rizoma.

Por Gabriel Pinheiro | Colunista de Literatura


Gabriel Pinheiro é jornalista e produtor cultural, sempre gasta metade do seu horário de almoço lendo um livro. Seu Instagram é @tgpgabriel

Fotografia de Cris Bierrenbach Quarentena Books
Fotografia de Cris Bierrenbach Quarentena Books

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!