Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Projeto “Universo Musical” leva aulas gratuitas de vários instrumentos musicais para crianças e adolescentes em BH

Gostou? Compartilhe!

O Universo Musical disponibilizará os instrumentos, gratuitamente, para os alunos, contando com músicos experientes como professores.

Por Caio Brandão | Repórter

O projeto “Universo Musical” surgiu a partir do desejo de um grupo de músicos experientes da cena musical belo-horizontina de levar o conhecimento artístico ao máximo de pessoas possível. Criada pelo violonista André Milagres, a iniciativa conta com um amplo leque de instrumentos doados, podendo atender à demanda de crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, residentes na Grande BH.

O Universo Musical disponibilizará os instrumentos, gratuitamente, para os alunos, contando com músicos experientes como professores.
Foto: Maiara Taísa

Acompanhando André Milagres, o projeto ainda conta com a participação dos músicos Frederico Campos, Sandra Leão e Pedro Alves. Sendo assim, a “Universo Musical” oferece aulas de percussão, violão (para iniciantes e intermediários), prática de chorinho, cavaquinho e pandeiro. Assim, os interessados podem se inscrever pelo link. As aulas serão ministradas na sede da ONG Associação Buritis Esporte e Cultura (Abesc), localizada na Rua Sete, número 322, no bairro Horto.

Fácil acesso

Instrumentos musicais são objetos caros, o que, muitas vezes, impede o aprendizado de várias pessoas interessadas por música. No entanto, a “Universo Musical” disponibiliza todos os instrumentos de forma gratuita para os alunos. Assim, o único requisito para participar do projeto, além de ter entre 10 e 17 anos, é a vontade de aprender.

Portanto, ao todo, são oferecidos módulos de violão; com André Milagres; e pandeiro, com Sandra Leão — duas figurinhas carimbadas da cena do chorinho mineiro, com presença cativa no tradicional Choro do Jura. Além deles, o baterista Pedro Alves, integrante do Grupo de Percussão da UFMG, comanda as aulas percussivas; e Frederico Campos, pesquisador musical e mestrando em Práticas Musicais pela UEMG, é o responsável pelos estudos de flauta e musicalização.

Serviço

Projeto “Universo Musical” oferece aulas gratuitas de música

Quando: Até o fim do ano – Horários e datas neste link

Onde: Associação Buritis Esporte e Cultura – Abesc (Rua Sete, 322 – Horto)

Como: Preencher formulário neste link ou, então, na sede da ONG

Mais: Página do projeto no Instagram

Cronograma de aulas

Percussão – Segunda-feira às 15h

Violão – Segunda-feira às 16:30 (iniciante)

Violão – Segunda-feira às 17:15 (iniciante/intermediário)

Prática de Chorinho – Segunda-feira às 19h

Percussão – Terça-feira às 16h

Cavaquinho – Sexta-feira às 11h

Pandeiro – Sexta-feira às 16:30

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]