Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Projeto Arte em Rede abre inscrições para oficinas formativas gratuitas na Comunidade Santa Lúcia, em BH

Gostou? Compartilhe!

As oficinas do Arte em Rede são destinadas a artistas, produtores, gestores, mestres, oficineiros, artesãos e aprendizes, e as inscrições podem ser feitas até o dia 26 de julho.

O período de inscrições para o projeto Arte em Rede está aberto, oferecendo oficinas gratuitas focadas em habilitar pessoas para trabalharem no setor cultural e a desenvolver ações mais qualificadas nos respectivos territórios. Assim, a iniciativa oferece um percurso de formação para pessoas que trabalham ou desejam atuar no setor cultural, contribuindo para o desenvolvimento e profissionalização dos participantes, o que inclui a busca de aperfeiçoamento técnico, estratégico e pessoal.

Dessa forma, as oficinas fazem parte do Ciclo Formativo em Gestão da Cultura, destinado a práticas que se sustentam pelas estratégias da Economia Criativa e da organização em Gestão Cultural. “O projeto Arte em Rede é um percurso formativo de várias oficinas e tem como principal objetivo capacitar pessoas que atuam no campo da cultura, como artistas, gestores, produtores, enfim, aquelas pessoas que têm uma prática, uma ação cultural em seus territórios”, destacou a coordenadora pedagógica do Arte em Rede, Lena Cunha.

As oficinas do Arte em Rede são destinadas a artistas, produtores, gestores, mestres, oficineiros, artesãos e aprendizes, e as inscrições podem ser feitas até o dia 26 de julho.
Foto: Ivan Oliveira

“Para a gente, isso é muito importante. Nós entendemos a necessidade de um desenvolvimento e uma profissionalização do setor cultural diante dos vários desafios que enfrentamos hoje. Então, isso exige de nós uma formação mais qualificada, mais próxima da nossa realidade como profissionais da cultura”, completou.

Programação

Sendo assim, serão disponibilizadas cinco oficinas com 15 vagas para cada, e as aulas acontecerão de agosto a setembro, na Fazendinha Dona Izabel, no Aglomerado do Santa Lúcia. Além disso, os interessados podem se inscrever para todas as oficinas, ou selecionar apenas aquelas que atendem necessidades específicas do candidato. 

Ademais, para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, atuar na área cultural e, preferencialmente, ser residente no território. Então, as inscrições podem ser feitas até o dia 26 de julho pelo Instagram do Arte em Rede, ou pelo formulário de inscrições. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp 31 993213521.  

As oficinas

Oficina 1: Território e Cultura: reconhecendo o nosso espaço (16h/a)
Profa. Francisca Schaich Prates (Cientista Social, mestre em ciências da educação)

Aulas: 7, 8, 9, 10 e 12 AGO

Segunda a quinta, 19h às 22h, e sábado, das 9h às 13h  

Ementa: Os participantes serão instigados a construir e compartilhar seus conhecimentos sobre o território, reconhecer e refletir sobre o patrimônio material e imaterial, os grupos, os movimentos e empreendimentos artísticos e culturais. Desse modo, será feito um mapeamento cultural em rede das iniciativas comunitárias, sendo este a base para composição de estratégias de desenvolvimento local.

Oficina 2: Escrita Criativa: conteúdo essencial (16h/a)
Profa. Ana Paula Carvalhais (Jornalista, graduada e mestra em Comunicação Social)

Aulas: 14, 15, 16, 17 e 19 AGO 

Segunda a quinta, das 19h às 22h, e, posteriormente, sábado, das 9h às 13h

Ementa: Com técnicas da escrita afetiva e da comunicação estratégica, a oficina tem como objetivo estimular e exercitar a produção de textos humanizados, criativos e com foco nas redes sociais. Propõe, assim, conectar uma escrita leve à essência de cada participante que busca ampliar a visibilidade de seu trabalho por meio da produção de conteúdo com originalidade e significado. Nesse sentido, abordará aspectos relativos à elaboração de projetos culturais.                      

Oficina 3: Como tirar sua ideia do papel? Uso do design thinking para inovar e desenvolver projetos (16h/a)
Profa. Priscila Lobo (Bacharel e mestre em design, inovação e sustentabilidade)

Aulas: 21, 22, 23, 24 e 26 AGO  

Segunda a quinta, das 19h às 22h, e, posteriormente, sábado, das 9h às 13h

Ementa: Criação coletiva de propostas para a ampliação de soluções de questões de cunho cultural, planejamento e elaboração de projetos culturais por meio de metodologia inspirada no Design Thinking.

Oficina 4: Elaboração de Projetos Culturais (16h/a)
Profa. Cris Moreira (Gestora cultural e atriz)

Aulas: 28, 29, 30, 31 AGO e 2 SET            

Segunda a quinta, das 19h às 22h, e, posteriormente, sábado, das 9h às 13h

Ementa: A oficina objetiva contribuir para que os participantes atuem em todas as etapas de criação de um projeto cultural, desde a concepção de uma ideia à escrita do projeto, passando pela estruturação do projeto em leis de incentivo à cultura e a captação de recursos.

Oficina 5: Empreendedorismo Cultural (32h/a)
Profa. Jussara Rocha (Historiadora, Empreendedora Social, sócia e Diretora de Projetos na Raizes Desenvolvimento Sustentável) e Profa. Virgínia Alfenas (Gestora de projetos, Co-fundadora e CEO do Impact Hub Belo Horizonte)

Datas: 4,5,6,9*, 11, 12, 13, 14 e 16 SET 

Segunda à quarta, das 19h às 22h, e, posteriormente, sábado, das 9h às 13h
*No dia 9 AGO, sábado, das 9h às 13h e 14h às 17h

Ementa: A oficina foca em empreendedores e potenciais empreendedores da Economia Criativa e do setor cultural, no âmbito da formação e estruturação de pequenos negócios produtivos. Dessa forma, abordará conteúdos acerca desta nova economia que vem alterando a dinâmica do pensar e do fazer em setores econômicos, abrindo perspectivas de relacionamentos, projetos, serviços e produtos ligados à cultura e integrados à natureza e ao território.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]