Veja detalhes de iniciativas como o Cinema na Praça, Cine Navegança, Mostra de Cinema de Fama, Festival É Tudo Criança e Circuito Vale de Cinema
Equipe Culturadoria
Os últimos dias de agosto de 2024 reservam várias atrações relacionadas à sétima arte. Entre elas, a entrada em cena do Cine Navegança, em Contagem. Já em cena, o Cinema na Praça movimenta Casa Branca até o dia 4 de setembro, com sessões gratuitas. Neste ciclo, os povos tradicionais ganham o foco. A 7ª Mostra de Cinema de Fama, por sua vez, homenageia Fabrício Boliveira, assim como Guilherme Fiúza Zenha. Em BH, o Cine Humberto Mauro e o Cine Santa Tereza recebem a 5ª edição do É Tudo Criança – Festival de Cinema Infantil. E tem, ainda, o projeto “Circuito Vale de Cinema”, que exibe curtas-metragens em comunidades de Brumadinho e da região da Bacia do Paraopeba, em sessões gratuitas. Confira mais detalhes.
“Cinema na Praça” – Casa Branca/Brumadinho
O projeto “Cinema na Praça”, do Instituto Cabra, realiza o 3º ciclo temático – Populações Tradicionais – dos seis previstos até novembro. O acesso é gratuito. A programação teve início com a exibição de “Corumbiara”, no dia 14. Nesta quarta, 21, é a vez de “Nuhu Mu Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa”. No dia 28 de agosto, o público assiste a “Lavra”, de Lucas Bambozzi. Já no dia 4 de setembro, a “A Festa de Leo” (4/9). As sessões serão às 19 horas, na Praça São Sebastião, no distrito de Casa Branca, em Brumadinho. Após as exibições, há bate-papo com os realizadores do projeto e diretores dos filmes.
Segundo Thais Mol, idealizadora do Cinema na Praça, o ciclo reúne filmes que abordam de forma profunda e sensível questões das ocupações indígena, quilombola e da mineração. “O objetivo é oferecer uma visão crítica e informativa sobre as realidades deles”, afirma. Bianca Veriatto, também idealizada do Cineclube, acrescenta que os filmes “exploram temas como a resistência cultural, a preservação ambiental e os impactos sociais das práticas extrativistas”. A iniciativa traz sessões com acessibilidade para cadeirantes, legendas em português e tradução em libras. E, ainda, distribuição gratuita de pipoca e monitoria para crianças. A programação completa está disponível no Instagram do Instituto Cabra. Clique aqui
“1º Cine Navegança”
Entre os dias 23 e 28 de agosto, Contagem será palco do 1º Cine Navegança, mostra de curtas, médias e longas-metragens que vai circular por seis espaços públicos, em oito exibições de filmes brasileiros independentes. O evento contará, ainda, com sete obras e uma oficina. A abertura acontece na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira, nesta sexta, às 20h. Depois, ocupa o Espaço Trama de Teatro (24), às 16h; Instituto Cultural CircoLar (24), às 20h; Parque Ecológico Eldorado (25), às 11h; Funec Oitis (26), às 9h40; CEU das Artes Ressaca (26 e 27), às 14h e às 8h30; e no Parque Gentil Diniz (26), às 19h30. A entrada é gratuita.
A programação conta ainda com rodas de conversa sobre produção audiovisual e música para cinema com Ayam Ubrais Barco, além da presença de diretores e trilheiros sonoros convidados. Caso de Edson Bastos, Henrique Filho, Ronald Jesus e IsmeraRock. As conversas serão mediadas por convidados locais e terão interpretação em libras. O evento oferece, ainda, uma oficina de produção audiovisual de baixo orçamento, destinada a estudantes da Funec Inconfidentes. Assim, ensinará como realizar filmes utilizando apenas um celular. Programação: https://www.instagram.com/naveganca/
“7ª Mostra de Cinema de Fama”
O evento terá a vez na cidade mineira de Fama, entre 22 e 25 de agosto de 2024. Nesta edição, o tema é “Ancestralidades e Representatividade no Cinema Brasileiro”. São, ao todo, 44 filmes, distribuídos em quatro mostras competitivas: Nacional, Mineira, Animação e Animação Internacional. A abertura, dia 22, será às 19h, na Praça Sagrado Coração de Jesus. O espaço ao ar livre, situado à beira do Lago de Furnas, promete uma experiência sensorial, que combina música, espiritualidade e tradição afro-brasileira. A abertura conta com apresentação cultural da Tenda de Umbanda e Candomblé Maria Baiana de Aguiné, junto à Orquestra Filarmônica de Varginha. Haverá, ainda, a exibição do curta “O Sagrado”, de Black Dom, produzido pelo Projeto Filme de Bairro.
Este ano, a mostra de cinema homenageia o ator e diretor Fabrício Boliveira. Já o espaço Casarão Fiúza saúda a memória do cineasta mineiro Guilherme Fiúza. Lá, o público poderá visitar a exposição “Um pano só”, do fotógrafo Black Dom. Além disso, o espaço abrigará a roda de conversa “Cinemas Negros em Minas Gerais: Herança Ancestral e Imaginação de Futuro”. Marcado para 24 de agosto, às 14h, o evento será mediada por Tatiana Carvalho Costa. Mais informações no site oficial. Clique aqui.
“Festival É Tudo Criança“
Entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro, o Cine Humberto Mauro e o Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, recebem a 5ª edição do É Tudo Criança – Festival de Cinema Infantil. A programação traz mostras como a Competitiva Infâncias Plurais, que apresenta obras de diversos estados do país, e a Competitiva Minas Gerais”, que destaca a identidade cultural do estado. Já a mostra Especial Sabiá aborda temas ambientais, enquanto a Criança Faz Cinema coloca as crianças como protagonistas na criação das obras.
Além disso, a Mostra Acessibilidade garante a inclusão com recursos como audiodescrição, e a Sessão Azul é dedicada a crianças no espectro autista. Uma das novidades é a Mostra Especial Primeira Infância, que celebra o Mês da Infância. O festival também presta homenagem ao cineasta mineiro Guilherme Fiuza, falecido em maio deste ano (confira matéria já publicada no site do Culturadoria). Além das exibições e oficinas presenciais, o público poderá acompanhar webinários e masterclass pelo canal do YouTube do festival. Escolas de Belo Horizonte interessadas em agendar visitas para alunos podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].
“Circuito Vale de Cinema”
O projeto “Circuito Vale de Cinema” exibe curtas-metragens em comunidades de Brumadinho e da região da Bacia do Paraopeba, em sessões gratuitas. Os filmes abordam, de maneira lúdica e divertida, temas educativos. A iniciativa conta com distribuição de pipoca e atividades para a formação de jovens produtores culturais, além da exposição móvel “O Futuro está em nossas mãos”.
O cinema funciona em um furgão, equipado com placas solares e banco de baterias que gera a própria energia para alimentar toda a estrutura de exibição (imagem e som). Além disso, o veículo carrega as cadeiras, os sistemas de conversão de energia e a tela. Até o dia 27 de agosto, o projeto está em Brumadinho, seguindo para Mário Campos (28 e 29), São Joaquim de Bicas (30) e Igarapé (31 e 1º/9). Demais cidades envolvidas podem ser acessadas no site do evento.