Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Ao mestre com carinho: cinco professores marcantes na telinha

Esses personagens nos ensinaram como verdadeiros mentores, assim como são os professores especiais que encontramos pela vida afora

Por Maria Luiza Mariano Sarmento | Culturadora

Sociedade dos poetas mortos. Foto Walt Disney Pictures/Divulgação

Dia dos professores é também uma oportunidade para homenagear os mestres que marcam nossas vidas. Não há quem não se lembre com carinho de um professor que teve ao longo da vida, né? O dia 15 de outubro também nos oferece a chance de refletir sobre o papel desses profissionais na vida de todos. 

Recentemente uma cena de uma novela, me emocionou muito. O contexto era o encerramento do ano de alunos do ensino fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro. Os alunos agradecem a professora por ter lutado por eles e por acreditar nesses alunos quando a própria sociedade carioca não acreditava. 

Confesso que chorei muito. Tive vontade de ter um olhar mais carinhoso para a educação e os desafios. Afinal, como estudante de letras que sou, quero e sonho conseguir ser uma professora marcante na vida dos meus alunos. 

Que tal lembrar hoje professores que marcaram a ficção? 

Professor Mark Thackeray – Ao Mestre com Carinho (1967), do diretor James Clavell

O Senhor Mark (Sidney Poitier) é um professor que faz jus ao nome do filme: “um mestre”. Ensina os alunos rebeldes a serem adultos. Afinal, crescer muitas vezes dói e precisamos de uma “sacudida” misturada com um pouco de rigor para nos dar um choque de realidade. Particularmente o professor faz isso muito bem, mas ele não deixa de lado o seu lado humano e empático pelas situações de seus alunos.

O plano dos alunos de Mark era tirar ele do cargo, mas com muita coragem e determinação, consegue trazer uma perspectiva diferente para aqueles estudantes que já eram considerados “um caso perdido”. 

Apesar de ser um filme antigo, ele trás uma pedagogia que usa a metodologia da construção do conhecimento através da participação dos alunos e temas baseado em suas vidas. Tem, também, reflexões que são atuais como problemas sociais, raciais e questões de ser adolescente. 

Professor Girafales  – Chaves (1971), do diretor Enrique Segoviano 

O Professor Girafales (Rubén Aguirre) da série Chaves é um professor que apesar de dar aulas para crianças, usa a sua experiência para ensinar os outros personagens da vila. Alguns com pouca instrução, como é o caso do Seu Madruga.

A relação com os alunos ultrapassa a sala de aula. Como bom defensor da educação, acredita muito na infância e na juventude como futuro da humanidade. 

Onde assistir: É possível encontrar alguns episódios no youtube.

Professor Keating – Sociedade dos Poetas Mortos (1990), do diretor Peter Weir 

O professor Keating (Robin Williams) traz ensinamentos literários que particularmente me encantam, além da famosa expressão “Carpe Diem” ou em português aproveite o dia. É o famoso viver um dia de cada vez. 

Ele é um professor de uma escola tradicional, mas que consegue ensinar o conceito de liberdade com responsabilidade.

Onde assistir: Youtube 

Professora Helena – Carrossel (1991), do diretor Abel Santa Cruz 

Professora Helena (papel de Gabriela Rivero), representa a doçura e a simpatia da “tia do jardim”. Sempre muito carinhosa, preocupada com os alunos e disposta a ensiná-los sobre o que é certo e errado. A relação com os alunos é uma relação extra classe e ela tem muito amor por eles. 

Onde assistir: Netflix

Professora Jennifer Honey – Matilda (1996), do diretor Danny Devito

A senhorita Honey (Embeth Davidtz) tem uma particularidade em relação aos outros personagens citados. Além de professora, acaba fazendo o papel de heroína da Matilda quando ela vê que a menina sofre maus tratos em casa. Sendo assim, intercede pela criança e a adota. Sempre com muito amor e carinho. 

Em resumo, essa é uma lista de professores que na minha visão seria um corpo docente incrível para qualquer aluno. E acredito que cada um deles com o seu jeito e a sua personalidade consegue ser professores marcantes e queridos por todos nós. 

Onde assistir: Netflix 

Aproveito esse espaço para desejar um feliz dia dos professores para todos aqueles que de alguma forma ensinam e são referência para alguém. Vocês são incríveis e obrigada por tudo. Carinhosamente. Malu 

Professora Helena, de Carrossel. Foto: SBT/Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!