Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Yara de Novaes é a convidada do podcast Processo Criativo

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Processo Criativo é o podcast do Culturadoria sobre os bastidores da criação na música, no teatro, na literatura, no cinema

por Carol Braga | Editora

A criança espevitada. Aquela que queria dançar e sempre tinha uma solução criativa para tudo. A atriz e diretora Yara de Novaes diz que era assim. Ela é a convidada do mês de abril do podcast Processo Criativo, produzido pelo Culturadoria. O objetivo do programa é ser uma conversa descontraída com artistas brasileiros para revelar um pouco da intimidade do processo criativo de cada um.

Yara de Novaes trabalha como atriz há mais de 35 anos e como diretora há mais de 25 anos. Além disso, também é professora. Lecionou na Puc Minas, UFPE, UniBH e atualmente dá aulas na FAAP-SP. Em 2022, esteve em cartaz em Belo Horizonte com a peça Love Love Love, uma produção do Grupo 3 de Teatro, do qual faz parte junto com Débora Falabella e Gabriel Fontes Paiva. 

Perguntas

Um equilíbrio entre aquilo que se imagina que seja organização e intuição. Assim, Yara de Novaes define o próprio processo criativo. Segundo ela, toda vez que vai iniciar um trabalho, seja como diretora ou atriz, escolhe uma pergunta para nortear a caminhada. “Talvez a primeira pergunta que eu me faça é qual a necessidade daquela obra”, conta.

Sendo assim, a partir das conexões que faz, com o tempo outras perguntas vão aparecendo. “Como eu quero contar essa história, como eu quero montar isso”. Como Yara de Novaes tem experiência tanto como atriz como diretora, os questionamentos, claro, são também diferentes. “Na direção eu dependo excessivamente do corpo do outro. Tenho que fazer com que esse outro tenha uma conexão comigo. Tenha, de alguma maneira, fé em mim”, explica. 

Ao longo da conversa no podcast Processo Criativo, Yara de Novaes também comentou sobre as diferenças entre os processos criativos para televisão, teatro e cinema. De maneira especial, por exemplo, contou como foi a experiência para desenvolver a personagem Inácia, da novela Um lugar ao sol (2021).

Ouça o episódio do Processo Criativo com Yara de Novaes

O podcast Processo Criativo começou em novembro de 2021. Dessa maneira, a estreia foi com os integrantes da banda Daparte. Também já participaram a cantautora Jennifer Souza, a cantora Aline Calixto, o ator Paulo André, o músico Henrique Portugal, o ator e baterista Dudu Azevedo e também as bandas Tuyo e Francisco, el Hombre. Em resumo: é um espaço para o artista também revelar intimidade.

Podcast Processo Criativo com Yara de Novaes.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!