Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Há 36 anos, Prince ganhava o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original

A música Purple Rain superou a trilha dos Muppets e passou cinco meses no primeiro lugar na Billboard 200
prince
Prince recebendo o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original por 'Purple Rain' com Wendy Melvoin e Lisa Coleman. Crédito: ABC Photo Archives / Getty Images

No próximo dia 25 de abril será realizada a cerimônia do Oscar 2021 para nomear as maiores estrelas do cinema e filmes do último ano. Dessa forma, para entrar no clima desde já, vamos fazer uma viagem no tempo e relembrar um marco na história do cinema: quando Prince ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, em 1985.

No dia 25 de março daquele ano, Prince levou para casa sua primeira e única estatueta graças à sua música Purple Rain. A canção faz trilha sonora do filme que leva o mesmo nome da canção, estrelado pelo próprio cantor. A obra estreou em 1984 e faturou mais de 68 milhões de dólares nas bilheterias norte-americanas.

Na ocasião, Prince tinha apenas 26 anos e derrotou Jeff Moss, com The Muppets Take Manhattan, e Kris Kristofferson, com Song Writer, na categoria Melhor Canção Original. Além disso, com a canção, Prince passou cinco meses no primeiro lugar na Billboard 200.

No dia da premiação, o cantor usava sua marcante capa roxa cintilante. Ao chegar no palco, o discurso imediato era de quem ainda não tinha caído em si. “Muito obrigado. Isso é muito inacreditável, nunca poderia ter imaginado isso em meus sonhos mais loucos”.

Carreira

Prince viveu por 57 anos. Nascido e criado em Minnesota, nos Estados Unidos, a estrela mundial veio ao mundo no dia 7 de junho de 1958. Aos poucos, foi se descobrindo multitalentoso. Era cantor, dançarino, compositor, ator, produtor e por aí vai. Sendo assim, seu primeiro álbum de sucesso foi 1999, lançado em 1982. Ao logo da carreira, o astro vendeu mais de 100 milhões de discos, comandou um show no intervalo do Super Bowl, em 1997, além de estrelar diversos filmes. 

Prince foi encontrado morto em casa no dia 21 de abril de 2016. Os médicos declararam uma overdose de fentanil, substância usada para aliviar dor, como causa da morte. No Brasil, o cantor se apresentou duas vezes no Rock in Rio, ambas em 1991. Prince deixou uma legião de fãs pelo mundo todo.

prince
Imagem do filme Purple rain. Crédito: Warner Bros

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!