fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Primavera dos Museus 2018: onde ir e o que fazer

Por Thiago Fonseca *

17/09/2018 às 17:30 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Mariane Botelho / Divulgação

A décima segunda edição da Primavera dos Museus é nesta semana. Até o dia 23 de setembro mais de 900 instituições em todo o país participam do projeto. O tema é “Celebrando a Educação em Museus”. Dessa forma, o evento propõe uma reflexão sobre uma das principais funções do museu, como educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

Em Belo Horizonte vários espaços participam. Tem atrações para todas as idades e gostos. Tem jogos, exposições, oficinas, visitas guiadas, espetáculos, exibição de filmes e muito mais. Isso tudo, além das exposições permanentes ou temporárias já na programação dos espaços. Como as atrações especiais são bem intensas, o Culturadoria te dá um norte para você não ficar perdidão.

 

Museu da Imagem e do Som

O destaque no MIS são os jogos e memórias no quintal. Nesta atividade o público poderá interagir com quebra cabeças, jogos da memória e outros brinquedos que apresentam o acervo do Museu e o universo do audiovisual. A atividade é voltada para crianças de 5 a 14 anos e será realizada nos dias 18, 19 e 20, às 9h e às 14h. O Museu ainda recebe todos os dias, a partir das 21h, a Exposição “Imagem e Som: Memória, Registro e Movimento”. As obras do acervo exploram curiosidades e truques que envolvem a produção e apresentação dos registros sonoros, visuais e audiovisuais. As visitas em grupos de até 20 pessoas podem ser guiadas. Mas para isso é preciso agendar.

[ONDE] Av. Álvares Cabral, nº 560 – Lourdes – BH

 

Continua após a publicidade...

 

 

Casa Kubitschek

O famoso museu que abrigou a família Kubitschek promoverá no dia 20, às 19h, uma visita mediada aos jardins da casa. No dia 22, às 10h, o museu inaugurará a exposição “O Jardim e o Museu” e lançamento do vol.5 da publicação “Conhecer e Reconhecer”. Já no dia 23, às 10h, haverá distribuição de mudas e sementes em evento no Parque Municipal.

[ONDE] Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188, Bandeirantes – BH

 

MIS Cine Santa Tereza

O Museu de Imagem e Som do Santa Tereza exibirá no dia 18, às 19h30, o filme “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”. Do dia 20 a 23 o MIS exibirá Mostra Especial FIT-BH 2018. Já no dia 22, às 17h, a programação será voltada para as crianças, com a exibição do longa “Passarinho Amarelo”.

[ONDE] R. da Bahia, 1149, Centro – BH

 

Museu da Moda – Foto: Ricardo Laf / Divulgação

Museu da Moda

No dia 20 de setembro, às 18h30, o Museu da Moda será palco para o Espetáculo “PASSANDO… SE ENCONTRAM”. Uma intervenção performática que retrata a relação da música com o espaço, do músico com a música, com a imagem e com os territórios imaginários de cada um, artista e público. O Projeto é de Celina Damasceno.

[ONDE] R. da Bahia, 1149, Centro – BH

 

Casa Fiat de Cultura

Desde o dia 8 de agosto a Casa Fiat recebe a exposição São Francisco na Arte de Mestres Italianos. Para a Primavera dos Museus o museu lançará peças 3D que traduzem quadros da exposição para apreciação tátil. Além disso, no dia 19, às 19h30, a professora de História da Escola de Belas Artes da UFMG, Adalgisa Arantes Campos, dará uma palestra sobre ‘A trajetória iconográfica de Francisco na arte brasileira’. No dia 23 haverá um passeio gratuito, para 30 pessoas, até a igreja do santo em Ouro Preto, mas os ingressos já estão esgotados.

[ONDE] Praça da Liberdade, 10, Funcionários – BH

 

Memorial Minas Gerais

Entre os destaques das atrações do Memorial Minas Gerais estão exibição de vídeos, sessões dialogadas e exposições de publicações elaboradas pela equipe de educadores do Memorial Vale, além da participação na primeira Jornada Mineira de Educação em Museus. No dia 21, às 9h, haverá no museu uma roda de conversa sobre as “Relações Museu e Escola”.

[ONDE] Praça da Liberdade, 640, Funcionários – BH

 

Museu das Minas e do Metal

O público poderá conferir no Museu das Minas e do Metal jogos e dinâmicas que dialogam com temáticas presentes no museu de modo divertido e desafiador, buscando potencializar a experiência das pessoas ao longo da visitação, no dia 19.

[ONDE] Praça da Liberdade, s/n, funcionários – BH

 

Navegue pelo mapa e se jogue nas atrações

 

 

Continua após a publicidade...

photo

#BH121: seis exposições comemorativas estão em cartaz em BH

BH ganha neste mês seis exposições comemorativas. Elas celebram os 121 anos retratando temas singulares na história da cidade. Nelas o público poderá conhecer as influências dos povos africanos na construção do município e sobre a fundação de três quilombos urbanos. O visitante ainda poderá conhecer melhor as belezas dos jardins de Burle Marx, rememorar […]

LEIA MAIS
photo

Cinco destaques da exposição do coletivo Los Carpinteros no CCBB-BH

Vem de Cuba as obras que ocupam as salas de exposições do Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte. E, como é de se esperar, vem cheias de histórias, marcas e críticas. Quem assina é o coletivo Los Carpinteros, formado por Marco Castillo, de 45 anos e Dagoberto Rodríguez, de 47. Eles se conheceram […]

LEIA MAIS
photo

De MC Elis a Djonga: a Virada Cultural e o pertencimento social

Era uma vez um menino da periferia de Belo Horizonte. Ele é negro. Sempre soube dos shows que eram – e são – realizados na Praça da Estação. Nem sempre ia. Um dia decidiu comparecer. Disse que estava de bobeira em casa. Mas o que mais marcou, não foi exatamente o espetáculo que foi assistir. […]

LEIA MAIS
photo

Breves reflexões sobre a (minha) Virada Cultural

O que sempre me encantou na Virada Cultural é o fato de poder andar pela cidade com um olhar diferente do cotidiano. E foi assim, descendo a Rua Rio de Janeiro, da Praça Sete em direção à Guaicurus que mais uma vez me dei conta disso. Com o passo apressado, um senhor perguntou se era […]

LEIA MAIS
photo

Adriana Calcanhotto vem aí! Confira curiosidades sobre a carreira dela

Samba, bossa nova, pop e baladas. Esses são alguns dos estilos que a cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhotto interpreta. Mas essa definição não é capaz de traduzir o que é a vida e obra musical de Adriana. No próximo dia 23 de agosto ela estará em BH para o lançamento de “Margem”, o 10º […]

LEIA MAIS
photo

O que o patrocínio do Itaú representa para a cultura de Minas?

O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte, foi assertivo. “Paira no país uma visão equivocada do que seja cultura”. Ele está certo. Tanto que quem vive da produção de arte e cultura atravessa, nos últimos meses, um clima péssimo de apreensão e insegurança. O compasso de espera, no entanto, começou a […]

LEIA MAIS