Na edição 2024, o presépio da Casa Fiat se inspira na tradição napolitana, mas com características mineiras
Equipe Culturadoria
Neste 2024, a Casa Fiat de Cultura celebra a primeira década da iniciativa Presépio Colaborativo. Nesta edição, relembrando os 150 anos da imigração italiana no Brasil, a inspiração são os presépios napolitanos, mas com características e identidade mineiras. O artista plástico Leo Piló é o responsável pela curadoria do Presépio, construído com materiais reciclados, que será inaugurado na quinta-feira, dia 28, às 19h30. Na ocasião, haverá um bate-papo com o curador e apresentação do Coral Copasa. A programação é gratuita e o presépio ficará aberto à visitação até 6 de janeiro de 2025.
Os tons de verde e vermelho, representativos do Natal, e presentes na bandeira italiana, ganham destaque na instalação. A cenografia desenvolvida por Piló cria uma cidade fictícia localizada na divisa entre Brasil e Itália. À sua volta, um grande cafezal, com cerca de 50 árvores, evoca a atmosfera do início da imigração italiana no Brasil. Os tapetes devocionais, tradição tão forte em Minas Gerais, também fazem parte da ambientação do presépio e “preparam o caminho” para a chegada do Menino Jesus.
Inovações
No 10º Presépio Colaborativo, os tradicionais personagens se unem a pessoas da vida cotidiana, assim como nos presépios napolitanos. Os Três Reis Magos, inspirados em grandes personalidades italianas, se transformam em Leonardo da Vinci, no escritor e poeta Dante Alighieri e no astrônomo, físico e cientista Galileu Galilei. Maria, mãe de Jesus, é representada por Rita Pavone, estrela pop dos anos 1960, e José, pai de Jesus, por Marcello Mastroianni.
O Menino Jesus vem na garupa de uma scooter, ícone da mobilidade e do design italiano. Juntam-se a eles pessoas comuns em seus ofícios. Assim, entram em cena o sapateiro, o produtor de vinho, o alfaiate, o pizzaiolo, o músico e o padeiro. Tal qual, o arlequim – personagem tradicional da commedia dell’arte, originada na Itália no século XVI, que também se tornou uma figura marcante nas festividades de Carnaval.
Sustentabilidade
Alicerçada na sustentabilidade, a cena natalina foi inteiramente confeccionada pelo público, com materiais reciclados, durante as oficinas realizadas entre os meses de outubro e novembro, na Casa Fiat de Cultura. Para tal, foram usadas técnicas como papier collé, papel machê, pintura, colagem, origami, bricolagem e costura. Caixas de papelão, embalagens de papel, plástico, jornal, isopor, oriundos da coleta seletiva, se tornaram, assim, a matéria-prima para a criação de cada detalhe. “O Presépio Colaborativo nasce do encontro entre o inesperado e o inusitado. Com a participação do público e com muito respeito à natureza, preparamos uma exposição linda, cheia de poesia. E, claro, incentivamos a reciclagem e recuperação resíduos”, reflete Piló.
Inauguração do Presépio
A 10ª edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura terá uma abertura especial. Desse modo, a Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, será o cenário para um bate-papo com o curador. Em seguida, o Coral Copasa, sob regência de Eliane Fajioli, fará uma cantata de Natal. Ao final, uma procissão irá reviver a tradição de levar o menino Jesus até o Presépio. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pela Sympla (https://bit.ly/Abertura10Presepio).
Serviço
10º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura
Curadoria do artista Leo Piló
Período expositivo: 28 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025
Tour virtual: www.casafiatdecultura.com.br
Entrada gratuita
Abertura do 10º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura
Bate-papo com curador Leo Piló e apresentação do Coral Copasa
28 de novembro de 2024, às 19h30, na Capela de Santana (jardins da Casa Fiat de Cultura)
Inscrições gratuitas pela Sympla: https://bit.ly/Abertura10Presepio
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG