fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Preparamos uma lista com editais culturais abertos em maio

Museu da Moda e Virada Cultural estão entre os editais que recebem inscrição de artistas interessados em se apresentar

Por Laura Oliver *

06/05/2019 às 15:30 | * Escreveu com a supervisão de Carolina Braga

Publicidade - Portal UAI
Editais abertos em BH. Foto: Ceres Canedo / Divulgação.

Se  você é um produtor de arte e deseja mostrar seu trabalho, fique atento. Alguns editais de propostas culturais estão abertos. O MUM abrirá espaços expositivos para aqueles que desejam mostrar seu trabalho. O período de inscrições começou dia 29 de abril e vai até 17 de maio. Aliás, as propostas devem estar envolvidas nas áreas de teatro, música, moda, etc.

Além disso, foram abertas as inscrições para a 2ª edição Território Arte Urbana. O TAO busca artistas dispostos para novos desafios. Se você se encaixa nesse perfil, não perca a data para se inscrever.  As inscrições devem ser feitas até o dia 12 de maio.

Também vão até o dia 12 as inscrições dos interessados em participar da Virada Cultural. Este ano, haverá muito espaço principalmente para artistas que se dedicam à performance e intervenções urbanas.

Museu da Moda seleciona propostas culturais para ocupação do espaço

A prefeitura de Belo Horizonte lançou essa semana dois editais para a ocupação do Museu da Moda, em 2019 e 2020. Um dos editais é para o uso dos espaços expositivos e o outro para o Teatro de Bolso. Mesmo se você não for participar, vale separar um dia para passar por lá. O edifício do Museu da Moda em Belo Horizonte é lindo. O prédio é um patrimônio histórico tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Portanto, todas as propostas apresentadas devem respeitar as normas de preservação do espaço.

Para o Teatro de Bolso, serão aceitas inscrições com propostas nas áreas de teatro, música, de moda e design, sessões comentadas de filmes e Contação de histórias. Sendo assim, a programação vai de agosto de 2019 a agosto de 2020. Já para o edital dos espaços expositivos, poderão ser inscritos projetos relacionados à área da moda, nos segmentos de design, figurino e estilismo. Os editais estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura.

2ª edição do TAU – Território Arte Urbana

TAU, Território de Arte Urbana, fortalece ainda mais o movimento da arte na rua. A mostra de intervenções de artes visuais promove a experimentação.  A primeira edição, em 2018, por exemplo, foi um sucesso. A segunda será nas fachadas e vitrines de comércios dos bairros Santa Tereza e Horto. Este ano, serão selecionados 18 artistas, com onze obras em onze espaços distintos. Juntas elas formarão circuito pelas ruas dos bairros.

As inscrições começaram dia 17 de abril e vão até 12 de maio. Sendo assim, os interessados devem preencher a ficha de inscrição. O movimento do TAU será realizado entre 12 e 21 de julho.

Virada Cultural

A Virada Cultural está marcada para começar às 17h do dia 20 de julho e vai até o mesmo horário do dia 21. Os artistas interessados em participar têm até o dia 12 de maio para enviar propostas de projetos. Fica a dica: quem apresentar propostas de áreas como arte urbana, performance tem mais chance de entrar. Serão aceitos projetos nas áreas de arte urbana, música, dança, circo, cinema, teatro, artes visuais, gastronomia, moda, games, espetáculo infantil, cultura popular e outros segmentos.

Os interessados devem preencher o formulário no site www.viradacultural.pbh.gov.br.

 

Foto: Ceres Canedo / Divulgação.

photo

Confira as dicas para o seu fim de semana: 3 de maio

A música é o grande destaque desse fim de semana. Enquanto os cinemas estão lotados com a chegada de Vingadores: Ultimato no último dia 25, os shows não param. Dentre as atrações, Guilherme Arantes, Geraldo Azevedo, Biquíni Cavadão, um lançamento do CD de Fabiana Cozza em homenagem a Dona Ivone Lara e duas atrações diferentes: […]

LEIA MAIS
photo

Dicas de atrações de graça para o fim de semana: 3 de maio

Que Minas Gerais é reconhecida pelo seu legado culinário, nós já sabemos. Mas, ainda há muitas outras riquezas escondidas em cada parte de cada região do Estado. Por isso, as diversas manifestações culturais do estado estarão reunidas no Made in Minas Gerais, uma festa genuinamente mineira, gratuita, que vai ocupar a Savassi neste domingo. O […]

LEIA MAIS
photo

Impressões críticas sobre Casa de Bonecas: Parte 2, com Marília Gabriela

Em 1879, o dramaturgo norueguês Henrik Ibsen escreveu a peça ‘Casa de Bonecas’, encenada pela primeira vez no mesmo ano. O drama em três atos questionava as convenções do casamento e o papel da mulher na sociedade da época. É fácil constatar, que infelizmente, aos olhos de muitos, ele não mudou tanto assim. Dessa maneira, […]

LEIA MAIS