Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Projeto pretende dar novo destino a prédio ‘do Othon Palace’

Gostou? Compartilhe!

A ideia é transformar o prédio dentro das diretrizes do chamado ‘retrofit’, ou seja, restaurar o espaço preservando a arquitetura original

O edifício que por anos serviu de sede ao Othon Palace Hotel se tornou, no curso dos anos, um dos endereços mais icônicos da cidade. Fechado já há alguns anos, o prédio ganha agora uma reconfiguração, para, desse modo, se reintegrar à paisagem urbana. Na verdade, quem passa pela avenida Afonso Pena, em frente ao número 1050, já pode notar algo de diferente na fachada. A construção se prepara para ganhar uma nova identidade. Com o nome Afonso Pena 1050, o empreendimento está sendo desenvolvido a partir de um processo de estudo e pesquisas.

Assim, de acordo com a assessoria de imprensa do projeto, a ideia vai ao encontro do processo de reorganização urbana. A iniciativa – que tem a assinatura da Play Arquitetura em parceria com a Ar.Lo Arquitetos -, ainda segundo o material enviado às redações, considera a vocação primordial do prédio. Ou seja, a hospitalidade. Construído em 1978, o prédio tem projeto original assinado por Raul de Lagos Cirne, e, ao todo, reúne 295 habitações.

O prédio onde funcionou uma unidade do Othon Palace Hotel deve, agora, ter outra destinação (Foto: Patrícia Cassese)
O prédio onde funcionou uma unidade do Othon Palace Hotel deve, agora, ter outra destinação (Foto: Patrícia Cassese)

Retrofit

Agora, a edificação passará por um retrofit, processo que visa restaurar prédios antigos de forma a preservar a arquitetura original, e também adequá-lo à legislação vigente. A adaptação da estrutura inclui a remodelação das partes internas, além da recuperação de peças icônicas do mobiliário. Dessa forma, o prédio será transformando em um edifi?cio de uso misto. Desse modo, abrigando diferentes modalidades de ocupação. Dos 19 pavimentos anteriormente destinados a quartos de hotel, alguns sera?o transformados em apartamentos de 1, 2 e 3 dormito?rios, enquanto outros, em flats. Os demais sera?o mantidos como quartos de hotel.

Além disso, as áreas comuns do prédio serão abertas ao público. Assim, contarão com diversas operações comerciais, incluindo bar, café, restaurante, coworking, espaços para eventos, rooftop com a piscina, entre outros. Marcelo Alvarenga, da Play Arquitetura, diz que o projeto parte do princípio de que o melhor lugar para se viver é exatamente aquele onde a vida privada, a vida social e pública se misturam e se autoalimentam. “E isto acontece nas áreas mais adensadas das cidades, como o centro e bairros já consolidados, onde há uma maior diversidade humana e social”.

Paisagismo

Além disto, prossegue ele, é preciso considerar um outro fator que consolida um bom desenvolvimento urbano: o equilíbrio entre modernização e conservação. “Assim, esse projeto de retrofit leva tudo isso em consideração”. Por estar situado em frente ao Parque Municipal, a proposta é que, internamente, o paisagismo também seja um elemento bastante presente.

As obras de instalação e adaptação do Afonso Pena 1050 terão início após aprovação do projeto e trâmites legais junto aos órgãos responsáveis. A expectativa é que o Afonso Pena 1050 fique pronto em aproximadamente 12 meses após o início das intervenções. Segundo os responsáveis, em breve será disponibilizado um site com informações mais minuciosas do projeto.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]