fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

[PONTO DE VISTA] Marina Person surpreende como atriz em ‘Canção da volta’

Por Carol Braga

03/11/2016 às 22:13

Publicidade - Portal UAI
Marina Person e João Miguel no filme 'Canção da volta' . Foto: Pandora Filmes

Marina Person e João Miguel no filme ‘Canção da volta’ . Foto: Pandora Filmes

O mais interessante em Canção da volta são os deslocamentos que o filme dirigido por Gustavo Rosa de Moura propõe. Em especial, no trabalho com o elenco.

Sério: nunca pensei ver Marina Person em um papel dramático no cinema, por mais que saiba de todos os flertes dela com a sétima arte e o “pedigree” que ela tem (o pai dela, Luís Sérgio Person, foi roteirista, diretor, ator). Uma boa surpresa.

João Miguel como o urbano Eduardo, também experimenta outros lugares. A não ser nos trabalhos na TV, são raros os papéis de homens contemporâneos na filmografia recente dele. E Eduardo é um cara de emoções contidas o que demonstra ainda mais o trabalho do ator.

Canção da volta nos apresenta as complexidades do relacionamento de Júlia (Marina) e Eduardo (João). Não são poucas as turbulências pelas quais o casal passa. A mais explícita delas é a depressão de Júlia. Uma tentativa de suicídio vira dispositivo para a tensão instalada na família. O marido faz de tudo para lidar com as fragilidades da mulher e segurar a barra com os filhos. Tema delicado bem abordado.

Mas não entendi Canção da volta um filme sobre suicídio ou depressão. É sobre amor. Sobre as crises do amar. As reviravoltas, idas, vindas desta força. Sim, entendo amor como força, na maioria das vezes incontrolável.

A fotografia escura, a direção de arte igualmente soturna, os longos silêncios são elementos que refletem o relacionamento dos protagonistas. Eduardo e Júlia vivem uma relação sintomática. Uma forma de dizer sobre a incompletude das relações. São as lacunas é que fazem a roda girar.

Gustavo Rosa de Moura eleva a dose dramática para construir esse retrato íntimo do casal. É um filme de sutilezas. As informações não estão somente no que é dito, mas principalmente naquilo que é sugerido.

Há um jogo em curso com o espectador mas ele não é completo. Ao mesmo tempo em que compartilhamos da intimidade do casal, há um lugar em que não conseguimos entrar. Fica aquela sensação: será que eu entendi tudo? E é para entender? As relações são assim: espaço dos outros (ou do outro) é sempre limitado.

O nome do filme é uma referência à canção homônima de Dolores Duran. Na letra, um pouco da dinâmica de Júlia e Eduardo: O coração fala muito/E não sabe ajudar/ Sem refletir /Qualquer um vai errar, penar /Eu fiz mal em fugir/ Eu fiz mal em sair/ Do que eu tinha em você/ E errei em dizer /Que não voltava mais.

 

photo

Cinco filmes na Netflix para morrer de chorar

Sejam filmes românticos, históricos, baseados em fatos reais ou de cachorros. A grande parte deles, sempre nos leva a emoção. Separamos nesta lista cinco filmes para você morrer de chorar que estão disponíveis no catálogo da Netflix. A aproveite as férias e separe os lenços, afinal, soltar as emoções também faz parte. Confira também, uma lista […]

LEIA MAIS
photo

Confiras dicas para o seu fim de semana: 26 de abril

Chegou o grande dia. Vingadores: O Ultimato estreia ocupando 80% das salas de cinema do Brasil inteiro. Alguma dúvida que é a maior abertura no cinema no ano? Eu não, mesmo estando em abril. As redes exibidoras terão uma taxa de ocupação neste fim de semana bem superior ao que estavam tendo ultimamente. Sim, você […]

LEIA MAIS
photo

CineOP e CineBH estão com inscrições abertas para filmes

Já estão abertas as inscrições de filmes para a  14ª CineOP e para a 13ª CineBH. O evento CineOP acontecerá de 05 a 10 de Junho. Já o CineBH, está previsto para 27 de agosto a 01 de setembro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site  da Universo Produção até o dia […]

LEIA MAIS
photo

Oito maiores expectativas dos fãs para o fim de ‘Game of Thrones’

O final da épica série da HBO está próximo. Considerada por muitos a série de fantasia mais amada, ‘Game of Thrones’ chega a sua última temporada neste ano. E certamente os fãs tem muitas expectativas para esse aguardado desfecho. Pensando nisso, separamos oito das maiores expectativas dos fãs da série para esse adeus na TV. […]

LEIA MAIS
photo

O que esperar de Dumbo dirigido por Tim Burton?

Lançado em 1941, Dumbo foi um dos primeiros longa-metragens produzido por Walt Disney. O filme foi realizado com baixo orçamento para os padrões da época. O objetivo era recuperar prejuízo de algumas produções anteriores. Curiosamente, acabou se tornando uma das produções mais memoráveis da Disney. No dia 28 de março, Dumbo chegará nos cinemas em […]

LEIA MAIS
photo

Peça ‘Banho de Sol’ faz convite à empatia após experiência em presídio

A arte pode ajudar a recuperar o que se perde nos piores momentos da vida. É esse recado que a peça ‘Banho de Sol’, da Zula Cia. de Teatro, pretende dar a cada um que for conferir o espetáculo em cartaz no CCBB até o dia 22 de abril. ‘Banho de Sol’ é um projeto […]

LEIA MAIS