Menu
Agenda Cultural

Grupo Ponto de Partida é atração do Projeto Diversão em Cena

“Os gnomos contam a história do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, do Ponto de Partida (Júlia Marcier/Divulgação)

“Os Gnomos Contam a História do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, do Ponto de Partida (Júlia Marcier/Divulgação)

“Os Gnomos contam a história do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, do Ponto de Partida, tem sessão única neste domingo

A estreia do espetáculo aconteceu em 1992. Passados, pois, mais de 30 anos, a peça infantil “Os Gnomos Contam a História do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, do grupo Ponto de Partida, segue conquistando o público infantil. Neste domingo, o espetáculo é a atração do projeto Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal. A apresentação acontece às 17h, no Teatro Francisco Nunes. A história é contada por gnomos doces e engraçados, que levam o faz de conta às últimas consequências.

O espetáculo, baseado na única obra de Jorge Amado (1912-2001) dedicada ao público infantil, já foi apresentado em várias cidades brasileiras e, ainda, em Portugal e no Uruguai. “A minha maior emoção foi ver as imagens poéticas que criei tomarem corpo e saírem a brincar pelo palco, contando a história”, chegou a dizer o autor baiano, ao assistir à montagem do Ponto de Partida.

Concepção

Os integrantes do Grupo Ponto de Partida já disseram que, assim que leram o texto, ficou claro que queriam ouvir a história. Do mesmo modo, assim que ouviram, veio a certeza de que queriam contá-la. Então, começaram a juntar as imagens mais delicadas para “desenhá-la”.

Primeiramente, veio a certeza que o texto de Jorge Amado iria estar inteiro em cena. “Com todas aquelas palavras brincando e se juntando numa doce história. Mas não queríamos reescrever o livro, queríamos fazer teatro. Então, pedimos música e a história passeando levemente entre imagens e palavras”. Conforme um texto redigido pelo Ponto de Partida, a ideia era que, como toda boa história, esta fosse para toda gente, de qualquer idade. “Queríamos que toda essa gente se divertisse, se emocionasse e que por alguns poucos momentos estivesse feliz, conquistada pela beleza. Queríamos invadir este mundo cada vez mais tenso e complicado com a simplicidade sedutora de uma história de amor”.

Serviço

Diversão em Cena

“Os Gnomos Contam a História do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” (Grupo Ponto de Partida)

Neste domingo, dia 24, às 17h.
Onde. Teatro Francisco Nunes.
Duração: 60 minutos.
Classificação: A partir de 5 anos.
Preço: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada), pelo site sympla.com.br.

Conteúdos Relacionados