fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cinco podcasts que toda empreendedora deveria ouvir regularmente

Compartilhamos com vocês a lista de podcasts que estão sempre em nossa playlist de favoritos

Por Carol Braga

18/11/2019 às 13:54

Publicidade - Portal UAI
Foto: StockSnap/Canva

Empreender é estar aberto a aprender diariamente. Sendo assim, é fácil reconhecer que atualmente o que mais temos à disposição são fontes de informação e aprendizado. Os Podcasts apareceram para mim como uma rica fonte de produção de conhecimento. Desenvolvi um hábito, bastante frequente, e assim os programas abaixo passaram a fazer parte da minha vida.

Se você quiser compartilhar o seu preferido, conta pra gente pelos comentários. A propósito sobre emprendedorismo feminino, deixamos aqui a dica de algumas reflexões que registrei aqui. 

 

Mamilos

Pode parecer loucura, mas juro que me sinto uma pessoa melhor desde que comecei a ouvir Mamilos. O programa apresentado por Cris Bartis e Juliana Wallauer realmente constrói pontes sem querer provar pontos. Abre discussões sobre os mais variados temas, te convida a pensar junto, se analisar e assim, pouco a pouco, você vai se conhecendo mais, apurando sua opinião sobre coisas da vida e do mundo. 

Elas foram precursoras do formato no Brasil, com mais de 200 programas no ar. Como falam de tudo, deixo aqui a dica do programa sobre Inteligência Emocional. É um bom começo, inclusive para quem empreende.

[OUÇA AQUI]

ResumoCast

Esse foi um dos primeiros que eu comecei a consumir com frequência. Tem episódio novo toda segunda e é apresentado por Gustavo Carriconde. Foram 137 programas na primeira temporada e a seguinte já tem 63. O podcast faz resumo de livros de negócio.

 Em alguns casos, tem entrevistas com os próprios autores ou edições comentadas por empreendedores de sucesso no Brasil. Vale para criar um repertório – e vocabulário – sobre o universo dos negócios e também para aprender com os processos de crescimento dos outros.

[OUÇA AQUI]

Turno Criativo

Produzido pela CoolHow, todas as vezes que escuto o Turno Criativo lamento o fato dele ser um podcast mensal. Por mim, deveria ser semanal. É também um espaço para conhecer mais sobre os processos de empreendedores da indústria criativa. Sempre gravado com plateia, tem espaço para interação.

 Como dicas especiais, deixo aqui os programas com Luiza Vol, da Contente, Rafa Capai, da EspaçoNave e também com Cris Bartis, do Mamilos.

[OUÇA AQUI]

Bom dia, Obvious

De todos da lista, o programa apresentado por Marcela Ceribelli e criado pela agência criativa Obvious talvez seja o que mais diretamente fale sobre empreendedorismo feminino. Apresenta no podcast Bom dia, Obvious, dores reais de quem está começando – ou já começou – um negócio.

Marcela toca a entrevista buscando sempre aproximar da realidade das mulheres. O cardápio de temas também é bastante vasto. Destaque para os episódios sobre a síndrome da impostora e o clube das exaustas. 

O Podcast

Apresentado por Dani Noce e Paulo Cuenca, este podcast é mais indicado para quem é da área de comunicação. Fala muito sobre empreendedorismo em negócios criativos

Muito relevante para quem quer se entender como marca e marcas também que precisam conhecer um pouco mais sobre o universo da produção de conteúdo.

[OUÇA AQUI]

 

Faixa Bônus - As Perennials

Aqui, além de ter laços afetivos de amizade, há também muita admiração por Fernanda Ribeiro, Cris Guerra, Daniella Zupo e Natália Dornellas. Cada uma à sua maneira, em determinada altura da carreira, todas se tornaram empreendedoras de si mesmas.

O podcast As Perennials não é para falar sobre isso – empreendedorismo – e sim sobre o cotidiano de “mulheres que cultivam estilo de vida que harmoniza hábitos e gostos de diversas idades”. É um papo ótimo! 

photo

Empreendedorismo feminino: desinquieta e pede coragem

Todas as vezes que penso em empreendedorismo, Guimarães Rosa me vem à mente. “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”, diz um dos mais famosos trechos de Grande Sertão: Veredas. No caso, Riobaldo […]

LEIA MAIS
photo

Por que ‘A Vida invisível’ é uma aposta ousada do Brasil para o Oscar?

A Vida Invisível, o novo filme do diretor Karim Aïnouz, é capaz de dividir a plateia em dois grupos ao final da projeção. Sobretudo as mulheres. De um lado, quem cai – pra valer – no choro. Do outro, que foi o meu caso, pessoas dominadas por uma raiva, uma revolta com o que acaba […]

LEIA MAIS