Empreender é estar aberto a aprender diariamente. Sendo assim, é fácil reconhecer que atualmente o que mais temos à disposição são fontes de informação e aprendizado. Os Podcasts apareceram para mim como uma rica fonte de produção de conhecimento. Desenvolvi um hábito, bastante frequente, e assim os programas abaixo passaram a fazer parte da minha vida.
Se você quiser compartilhar o seu preferido, conta pra gente pelos comentários. A propósito sobre emprendedorismo feminino, deixamos aqui a dica de algumas reflexões que registrei aqui.
Mamilos
Pode parecer loucura, mas juro que me sinto uma pessoa melhor desde que comecei a ouvir Mamilos. O programa apresentado por Cris Bartis e Juliana Wallauer realmente constrói pontes sem querer provar pontos. Abre discussões sobre os mais variados temas, te convida a pensar junto, se analisar e assim, pouco a pouco, você vai se conhecendo mais, apurando sua opinião sobre coisas da vida e do mundo.
Elas foram precursoras do formato no Brasil, com mais de 200 programas no ar. Como falam de tudo, deixo aqui a dica do programa sobre Inteligência Emocional. É um bom começo, inclusive para quem empreende.
ResumoCast
Esse foi um dos primeiros que eu comecei a consumir com frequência. Tem episódio novo toda segunda e é apresentado por Gustavo Carriconde. Foram 137 programas na primeira temporada e a seguinte já tem 63. O podcast faz resumo de livros de negócio.
Em alguns casos, tem entrevistas com os próprios autores ou edições comentadas por empreendedores de sucesso no Brasil. Vale para criar um repertório – e vocabulário – sobre o universo dos negócios e também para aprender com os processos de crescimento dos outros.
Turno Criativo
Produzido pela CoolHow, todas as vezes que escuto o Turno Criativo lamento o fato dele ser um podcast mensal. Por mim, deveria ser semanal. É também um espaço para conhecer mais sobre os processos de empreendedores da indústria criativa. Sempre gravado com plateia, tem espaço para interação.
Como dicas especiais, deixo aqui os programas com Luiza Vol, da Contente, Rafa Capai, da EspaçoNave e também com Cris Bartis, do Mamilos.
Bom dia, Obvious
De todos da lista, o programa apresentado por Marcela Ceribelli e criado pela agência criativa Obvious talvez seja o que mais diretamente fale sobre empreendedorismo feminino. Apresenta no podcast Bom dia, Obvious, dores reais de quem está começando – ou já começou – um negócio.
Marcela toca a entrevista buscando sempre aproximar da realidade das mulheres. O cardápio de temas também é bastante vasto. Destaque para os episódios sobre a síndrome da impostora e o clube das exaustas.
O Podcast
Apresentado por Dani Noce e Paulo Cuenca, este podcast é mais indicado para quem é da área de comunicação. Fala muito sobre empreendedorismo em negócios criativos.
Muito relevante para quem quer se entender como marca e marcas também que precisam conhecer um pouco mais sobre o universo da produção de conteúdo.
Faixa Bônus - As Perennials
Aqui, além de ter laços afetivos de amizade, há também muita admiração por Fernanda Ribeiro, Cris Guerra, Daniella Zupo e Natália Dornellas. Cada uma à sua maneira, em determinada altura da carreira, todas se tornaram empreendedoras de si mesmas.
O podcast As Perennials não é para falar sobre isso – empreendedorismo – e sim sobre o cotidiano de “mulheres que cultivam estilo de vida que harmoniza hábitos e gostos de diversas idades”. É um papo ótimo!