Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Podcasts descontraídos para ajudar no alívio do stress

Em busca de um podcast novo para ouvir e não sabe por onde começar a procurar? Selecionamos cinco opções para te ajudar de uma forma leve e descontraída.
podcasts descontraído

A variedade de temas e formatos dos podcast é tão grande que dá para ficar perdido na hora de escolher o que ouvir, né? Mas, como os tempos andam difíceis, que tal buscar opções leves para relaxar e esquecer um pouco dos problemas do Brasil e até mesmo os pessoais. Pensando nisso, selecionamos cinco podcasts descontraídos para você ouvir nas plataformas de streaming. Tem opções mais curtas, com cerca de 30 minutos, e mais longas, de até duas horas. Então, confira mais informações e adicione na lista a sua próxima audição. 

Não inviabilize

O podcast surgiu durante a pandemia, já é sucesso e vem conquistando muita gente. Inicialmente, o conteúdo em áudio era compartilhado com apoiadores no Telegram, mas rapidamente ganhou as plataformas de streaming como podcast. O formato é assim: os ouvintes mandam qualquer história que vale a pena ser contada por DM ou pelo email de Deia Freitas, a idealizadora, ela muda os nomes e publica. De acordo com a descrição, “é um espaço de contos e crônicas, um laboratório de histórias reais”. Dessa forma, as histórias estão em editorias. Em Picolé de Limão ficam as ciladas; já em Amor nas Redes as que falam de amizade, relacionamento e família; em Luz Acesa as de terror, suspense e mistério; em Ficção da Realidade as ficcionais interativas; por fim, em Mico Meu são histórias engraçadas; Patada, sobre cães e gatos; e Alarme contém histórias (com gatilhos) com desfecho que favorece a vítima. 

O programa está disponível em diversas plataformas de streaming. Ouça no Spotify.

Respondendo em voz alta

A graça do podcast já começa no mistério sobre a apresentadora, Laurinha Lero. Ninguém sabe de fato quem ela é, de onde vem ou o que faz. Mas é nítido a perspicácia para falar de vários assuntos e debochar das próprias vivências e da dos outros. Tudo começou com um monólogo, em 2019, quando Laurinha pegou caxumba e ficou nove dias de cama. Ela só ouvia podcasts e então resolveu fazer o próprio programa de rádio, como prefere chamar. Assim, em duas temporadas e sempre recebendo perguntas e intervenções dos ouvintes, já questionou sobre o motivo dos taxistas não usarem o aplicativo Waze e sobre a origem do pombo. Além disso, já falou sobre terra plana, web namoro, sobre carnaval e sobre “o alívio da pessoa feia”. Leia uma entrevista que a apresentadora concedeu ao UOL.

Ouça no Spotify.

Além do Meme

O podcast investiga a vida de quem viraliza na internet e vira meme. Esta é uma opção informativa e ao mesmo tempo divertida. O podcast é realizado pelo escritor e jornalista Chico Felitti, que faz um trabalho profundo de apuração para refletir quais são os impactos de ser visto por milhões de pessoas na internet. Entretanto, a narrativa é leve, objetiva e descontraída. Tem um bônus, os episódios têm, em média, 30 minutos de duração. Ou seja, uma boa opção para ouvir rapidinho, para relaxar. Então, se quer saber mais detalhes e bastidores de memes como o da Grávida de Taubaté, Carreta Furacão e a Beth do Trote basta dar o play. Ouça no Spotify.

Poc de Cultura

Assuntos da vida, dores e amores da comunidade LGBTQIAP+. Esses são os ingredientes do podcast feito pelos publicitários Caio Baptista, Filipe Bortolotto, José Melo e Hilário Júnior. Eles abordam assuntos extremamente relevantes, essenciais e sérios. Mesmo assim, tudo é tratado de maneira leve e descontraída sem deixar de ser informativo. Só para exemplificar, alguns dos temas abordados no mais de 100 episódios foram gordofobia, arte drag, racimo, música e relacionamentos. Além disso, a produção tem o cuidado de sempre convidar uma pessoa que tenha propriedade para falar sobre o assunto, o que agrega para a discussão proposta. Ouça no Spotify.

Os reis da cultura inútil

Três nordestinos: Wladson Sidney no Brasil, Max Petterson na França e Jaime Aragão da Rocha em Portugal. Assim é composto o podcast Os Reis da Cultura Inútil, descrito como “três reinos fuleragem de três pessoas que têm pouco o que fazer”. Dessa forma, com episódios temáticos, os três falam sobre os mais variados assuntos. Se apresentam de forma particular e descontraída no primeiro e seguem falando sobre brincadeiras da infância, pérolas da TV brasileira, filmes marcantes etc. Um destaque vai para o episódio Forró Internacional, que traça um percurso do ritmo que começou no Nordeste, ganhou o Brasil e o mundo e absorveu diferentes características.

Ouça no Spotify.

podcasts descontraído
Capa do podcast Além do meme. Crédito: Spotify

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!