Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Podcast #MomentosMusicais conta história de canções brasileiras

Podcast é resultado do projeto que a jornalista Camila de Ávila mantém nas redes sociais e no YouTube desde 2017, contando histórias de músicas brasileiras de todos os estilos, gêneros e temáticas.

Gostou? Compartilhe!

Você tem curiosidade de saber o que há por trás das músicas que você ouve? Quais são as histórias, por que foram escritas e quais as inspirações de cada uma? O podcast #MomentosMusicais responde essas questões. Ele é derivado de um projeto criado por Camila de Ávila, produtora editorial, jornalista especializada em história da cultura e da arte e produção e crítica cultural e pesquisadora (não acadêmica) da música nacional. O projeto existe desde 2017 e já contou a história de mais de 160 músicas nas redes sociais e no YouTube.

O envolvimento de Camila de Ávila com a música não é de hoje. Desde criança conviveu com arte, seja em aulas de balé ou ouvindo música em casa, já que o rádio estava sempre ligado. Durante a formação, estudou no Cefart do Palácio das Artes, na graduação fez monografia sobre o tema, bem como nas especializações. “Foi a partir daí que comecei a me aprofundar na história da música nacional. Quando fiz a especialização em Produção e Crítica Cultural, tive a disciplina de história da música. Nela, vi que sabia muita coisa, e que ‘deveria’ aprender muito mais”, relembra. Dessa forma, por conta própria e com ajuda de um professor, embarcou nas pesquisas sobre o tema. “A descoberta de histórias incríveis e a importância da música como objeto de construção da identidade da sociedade brasileira tornou algo viciante para mim”. 

Formato do podcast e seleção das canções

Disponível no Spotify e no Deezer, o #MomentosMusicais apresenta os compositores, os intérpretes e a história das canções. Além disso, Camila, que também é cantora, interpreta a música tema do episódio à capela. Mas como cada música é escolhida? “Eu tento ‘pegar’ todo tipo de canção, porque entendo que a música sempre representa um nicho da sociedade. Sendo assim, deve ser estudada e compreendida”, detalha. Dessa forma, o que ouve no rádio, TV, trilha sonora de novelas, propagandas, séries etc, anota para pesquisar. Ela também se baseia em gêneros e datas, como, por exemplo, o Dia da Consciência Negra. O único critério é ser música brasileira. 

#MomentosMusicais
Capa do podcast #MomentosMusicais do Spotify

Descoberta das histórias

Para descobrir e contar a história de cada canção, Camila de Ávila se baseia principalmente em livros que falam sobre música nacional, biografia de músicos do cancioneiro brasileiro, sites oficiais, DVDs e vídeos no YouTube. Além disso, quando não encontra essas referências, recorre a estudos acadêmicos. “Por meio deles, é possível construir uma análise e um entendimento da canção. Sempre coloco as fontes, explicando que uma vez a canção gravada e apresentada para o público, ela passa a ter o significado que o ouvinte dá para ela”, explica.

Um exemplo disso é o relato de Paulo César Pinheiro sobre Tô voltando (1979). Ele assistia a uma reportagem sobre a volta dos exilados da ditadura militar para o Brasil quando, no meio de uma entrevista, as pessoas cantaram versos da canção. A música virou hino dos exilados. Entretanto, foi composta por uma saudade. “Um banzo, do parceiro dele na canção, o músico Maurício Tapajós, que estava em turnê por muito tempo e louco para voltar para casa”, completa Camila de Ávila. Ou seja, a canção foi ressignificada para outro contexto. 

Ouça #MomentosMusicais no no Spotify ou no Deezer.

#MomentosMusicais
Camila de Ávila, autora do #MomentosMusicais. Foto: André Castro / Divulgação

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]