Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Playlists para curtir o Dia Mundial do Rock

Data comemorada no Brasil em 13 de julho marca o dia da realização do Live Aid, festival que tinha objetivo de acabar com a fome na Etiópia
dia mundial do rock
Foto: Queen Productions Ltd

No dia 13 de julho de 1985 ocorria o Live Aid, evento que tinha objetivo de ajudar a acabar com a fome na Etiópia. Na ocasião, participaram grandes nomes da música, como Queen, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna e David Bowie. Atualmente, 13 de julho marca o Dia Mundial do Rock. Entretanto, a data só é celebrada no Brasil, quando algumas rádios de rock daqui passaram a mencionar o dia durante a programação musical. Mas por que não comemorar, né?

Para ajudar a celebrar o 13 de julho, selecionamos algumas playlists temáticas para servir de trilha sonora. Confira, dê o play e aproveite!

Rock 80-90 Internacional

Os anos 1980 e início dos anos 1990 foram um período bastante fértil tanto para a produção de músicas em si quanto para o surgimento de novos grupos e artistas. Então, para começar, indicamos esta playlist com alguns destaques de canções do rock internacional que fizeram sucesso na época. Ela é composta por grandes bandas como Guns n’ Roses, Nirvana, Pearl Jam, The Cure, Kiss, Scorpions e por aí vai. Em resumo, você vai acompanhar um compilado de uma das décadas de ouro na história do rock and roll. Ouça no Spotify

Rock Classics

De autoria do próprio Spotify, são 11 horas só de grandes clássicos do rock, bem como o nome mesmo já diz. Ou seja, mais de 150 músicas, passando por Beatles, Rolling Stones, Janis Joplin, Led Zeppelin, Pink Floyd, The Doors, Metallica e AC/DC. É tanta música que nem para citar todos os artistas que compõem a seleção. Então, só ouvindo pra conferir. Dê o play aqui.

Rock Gaúcho

Uma vertente muito forte do rock brasileiro é aquela feita no sul do país, mais especificamente no Rio Grande do Sul. Os músicos do estado começaram a desenvolver suas canções por volta dos anos 1950, mas foi a partir de 1984 e 1985 que o rock gaúcho se expandiu nacionalmente devido ao surgimento da rádio rock de Porto Alegre, Ipanema FM. Dessa forma, esta playlist reúne uma seleção de músicas que se destacaram no cenário da região e nacional em diferentes épocas. Tem Engenheiros do Hawaii, Cachorro Grande, Nenhum de Nós, Cidadão Quem, Vera Loca, Bidê ou Balde e várias outras. Ouça no Spotify.

Ícones do Rock Nacional 

O rock nacional como um todo não poderia deixar de fazer parte das nossas indicações, já que o Dia Mundial do Rock é celebrado no dia 13 de julho apenas no Brasil. Então, vamos de ícones e os seus grandes clássicos! Nesta lista estão nomes como Charlie Brown Jr., com Proibida pra mim, Raimundos, com Mulher de fases, Os Paralamas do Sucesso, com Lanterna dos Afogados, e Cássia Eller, com Malandragem. Outros nomes como Skank, Pitty, Frejat e Cazuza também figuram na playlist. Ouça no Spotify.

Rock Acústico

Está em busca de algo mais leve, mas que não perca a essência do rock? Então, por fim, aqui vai uma opção de músicas acústicas nesse estilo. Além disso, são clássicos nacionais e internacionais. Entre eles, Legião Urbana, Alice In Chains, Kiss, Metallica e O Rappa. Ouça aqui.

dia internacional do rock
Cliff Burton, ex-baixista do Metallica. Foto: Ross Halfin

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]