fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cinco playlists nostálgicas no Spotify para viajar no tempo

Tem para todos os gostos, do axé ao jazz, passando por rock, pop e músicas românticas. Confira!

Por Jaiane Souza *

18/08/2020 às 09:38 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Billie Holiday. Foto: William P. Gottlieb

Todas as épocas têm aquela música que marcou momentos, foi hit, a mais tocada no rádio ou nas festas. Há também aquelas que não fizeram tanto sucesso assim, mas tem valor afetivo para algumas pessoas e significam muito para uma fase na vida. Por isso, trouxemos neste post algumas playlists nostálgicas para despertar o saudosismo. 

A seleção passa por diferentes estilos e épocas e, além de matar a saudade de algumas canções, você pode até conhecer outras que ainda não havia escutado. Confira!

zeitgeist 2000

Os lançamentos mais famosos entre 2000 e 2010 dão o tom a essa playlist que toca forte quem curtiu música pop na década passada. Só para exemplificar, ela é composta por nomes que vão de Beyoncé, passando por Avril Lavigne, Rihanna, NX0, CPM 22, Jack Johnson, chegando a Justin Bieber e Restart. 

O nome, zeitgeist, traduz bem a ideia de trazer playlists nostálgicas. O termo em alemão, introduzido pelo escritor Johann Gottfried von Herder, quer dizer “espírito do tempo”. Diz respeito à época atual e como vivemos. Em relação às artes, pode ser identificada pelos livros mais vendidos, maiores bilheterias do cinema e músicas mais ouvidas. 

 

Era do Jazz

Para quem gosta de jazz esta é uma ótima opção porque contém os maiores clássicos do gênero. Na seleção, a excelente Ella Fitzgerald, uma das maiores intérpretes da história, Louis Armstrong (a personificação do jazz), Frank Sinatra, Billie Holiday e muitos outros. A lista foi construída pelo Universo Retrô, um portal de notícias e conteúdo sobre entretenimento, cultura e lifestyle vintage e retrô no Brasil. No perfil deles no Spotify tem 45 playlists temáticas.

 

Romântico Popular

Do jazz diretamente para as madrugadas radiofônicas. Esta playlist é composta por músicas românticas dos anos 1970 e 1980: todas brasileiras. Sabe aqueles programas que passavam no rádio de madrugada, tipo Good Times, nos quais as pessoas mandavam recados românticos umas para as outras? É mais ou menos esse o clima. Tem Peninha, Odair José, Fernando Mendes, Reginaldo Rossi, Amado Batista e até Sérgio Reis. Aguenta o coração e dê o play.

 

Axé anos 90 a 2000

Saudades do carnaval né, minha filha? Por aqui também estamos, mas tentamos amenizar a saudade com essa playlist para lá de nostálgica. Já que o carnaval não vem até nós, nós vamos até ele. Então, arraste os móveis e já vai resgatando as coreografias que foram sucesso na década de 1990. São, nada menos, que seis horas de música com Ivete Sangalo, Asa de Águia, Chiclete com Banana, Terra Samba e, claro, É o Tchan. Em resumo, dá pra fazer uma micareta dentro de casa com todo conforto do mundo. 

Rock Nostalgia

Já destacamos aqui alguns dos melhores discos dos anos 1980 para se sentir na década e uma seleção de playlists para entender a linha do tempo do rock. No entanto, esta playlist traz as músicas mais emblemáticas do estilo, aquelas mais tocadas e mais clássicas. As músicas passam por nomes como System Of A Down, Guns n’ Roses, Nirvana, Foo Fighters, Metallica e Bon Jovi.

playlists nostálgicas

Foto: Léo Barrilari

 

photo

Já foi a um show em drive-in? Nós fomos e contamos tudo aqui

Não adianta ir a um show no drive-in com as mesmas expectativas do passado. É diferente. Muito. Dependendo de onde – e de como – você estaciona o carro a visibilidade fica comprometida, por exemplo. O tamanho do veículo e sua respectiva carroceria também são aspectos a se considerar. O palco é menor. Não dá […]

LEIA MAIS
photo

Campeão de audiência no drive-in: por que O Rei Leão é um filme tão amado?

Em tempos de drive-in, filmes que entraram e já saíram de cartaz nas salas de cinema convencionais estão com a bola toda. O Rei Leão, de 2019, lidera a bilheteria nacional há duas semanas e já arrecadou mais de R$ 18 mil, de acordo com dados da ComScore. Ele vem seguido de Dois irmãos: uma […]

LEIA MAIS
photo

Por que você deveria ver o documentário Sandy e Junior – A História?

A cada novo produto lançado pela dupla Sandy e Junior os parâmetros sobre “fenômeno” são atualizados. Goste ou não da música que os irmãos fazem, não conseguir ver o impacto que geram no mercado do entretenimento é puro negacionismo. Se a turnê “revival” de 2019 provocou uma corrida sem precedentes pela compra de ingressos, o […]

LEIA MAIS