Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Plataforma Coletiva Queerlombos lança site dedicado à cultura LGBTQIA+

Conheça o primeiro site dedicado à cultura LGBTQIA+ de Minas Gerais. O lançamento é no dia 27 de julho com bate-papos com artistas locais
Plataforma Coletiva Queerlombos
DJ Kingdom participa do bate-papo 'A Corpa é Uma Festa'. Foto: Danilo Silva / Divulgação

Com o objetivo de oferecer publicamente e gratuitamente conteúdos para e sobre a comunidade LGBTQIA+, a Plataforma Coletiva Queerlombos lança, em 27 de julho, o primeiro site dedicado à cultura LGBTQIA+ de Minas Gerais.

“É um espaço de visibilidade e documentação, no qual os trabalhos e informações ficarão disponíveis para consultas a qualquer momento”, explica Túlio Colombo. Ele é proponente do projeto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, articulador sociocultural e designer. 

O lançamento será acompanhado do Canjerê de Ideias, um ciclo de bate-papos que conta com participação de artistas da capital mineira abordando as mais diversas possibilidades de existência na arte e a participação de outros corpos. “A priori, estamos dando essa potencialização para o território de BH. Todos os convidados e parcerias são daqui. É uma tentativa de territorializar, mas o projeto vai se expandir e chegar em outras cidades também”, detalha Colombo. Em resumo, o site transpõe o que é realizado fisicamente para o formato digital e potencializa diálogos, vozes e trocas, tendo sempre em vista questões de raça, sexualidade, gênero e classe.

A Plataforma

A Plataforma Coletiva Queerlombos existe desde 2016, quando profissionais da cultura, artistas, pesquisadoras e pesquisadores se reuniram em Ouro Preto e região. Nos encontros, refletiram sobre temáticas e pautas da cultura LGBTQIA+ através de pesquisas e atuações com políticas e movimentos sociais. Além disso, o nome da plataforma diz muito sobre o que ela é. “É a união de aspectos do termo ‘queer’ e da sua teoria e do termo quilombo, do ato de aquilombar, que remete às resistências históricas do Brasil”, detalha Túlio.

Ações

De 27 de julho a 1 de agosto o ciclo de bate-papos Canjerê das Ideias recebe Titi Rivortril, João Maria Kaisen, Nickary Aycker, Jamine Miranda, Dyony da @trashrealoficial e as DJs Pat Manoese e Kingdom. Além disso, outros três produtos estão incluídos no projeto: o podcast Canjerê de Ideias, a séria audiovisual EscutaQueer e uma revista digital. Para saber mais detalhes acesse o site da Plataforma e acompanhe nas redes sociais, Instagram e Facebook.

Confira a programação de bate-papos:

As conversas serão transmitidas pela plataforma Zoom e pelo YouTube e os links divulgados meia hora antes.

Canjerê de Ideias 1 – Arte Transviada
Com Titi Rivotril e mediação de Fredda Amorim
[QUANDO] 27 de julho, 20h
Canjerê de Ideias 2 – A Cena Transmasculina 
Com João Maria Kaisen e Mediação de Théo Mantelato
[QUANDO] 28 de julho, 20h
Canjerê de Ideias 3 – Pretas e arte queer 
Com Nickary Aycker e mediação de Karla Ribeiro
[QUANDO] 29 de julho, 20h
Canjerê de Ideias 4 – Corpa Caminhão 
Com Jamine Miranda (@pretacaminhao) e mediação de Mayra Pietrantonio
[QUANDO] 30 de julho, 20h
Canjerê de Ideias 5 – Outras Corpas Produzindo Moda 
Com Dyony da @trashrealoficial e mediação de Vina Jaguatirica
[QUANDO] 31 de julho, 20h
Canjerê de Ideias 6 – A Corpa é Uma Festa 
Com as DJS Pat Manoese e Kingdom e mediação de Jahi Amani
[QUANDO] 1 de agosto, 20h
Plataforma Coletiva Queerlombos
Crédito: Canva Imagens

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!