Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Malute, distribuidora da Filmes de Plástico, anuncia primeiro filme

Gostou? Compartilhe!

“O Dia Que Te Conheci”, da produtora Filmes de Plástico, chega aos cinemas no dia 26 de setembro

Em abril deste ano, a produtora Filmes de Plástico anunciou a criação de sua própria distribuidora, a Malute. A novidade é que a entrada em cena acontecerá em setembro, com “O Dia Que Te Conheci”, de André Novais Oliveira. O filme chega aos cinemas em 26 de setembro. A narrativa acompanha um dia na vida de Zeca (Renato Novaes), que atravessa a cidade para trabalhar numa biblioteca de uma escola. No entanto, seus constantes atrasos colocam seu emprego em risco. Nesse mesmo dia, ele também conhece Luísa (Grace Passô), funcionária da escola.

Renato Novaes e Grace Passô em cena do filme "O Dia Que Te Conheci" (Frame)
Renato Novaes e Grace Passô em cena do filme “O Dia Que Te Conheci” (Frame)

Exibido no Brasil e no exterior, o longa foi premiado no Entrevues Belfort 2023, na França e em Mar del Plata IFF, na Argentina. No país, ganhou o Prêmio da Crítica na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Já no Festival de Brasília, arrebatou os prêmios de Ator (Renato Novaes), Atriz (Grace Passô) e Roteiro, bem como o prêmio Zózimo Bulbul de Melhor Longa Metragem. No Festival do Rio, levou o Prêmio de Atriz para Grace Passô e Prêmio Especial do Júri, além do Prêmio do Júri Popular no Festival de Gostoso/RN. 

Em "O Dia Que Te Conheci", Zeca diariamente tenta chegar na hora na escola onde trabalha (Frame)

A distribuidora

De acordo com o produtor Thiago Macêdo, a criação da Malute veio da percepção de que filmes nacionais independentes nem sempre chegam ao grande público. “Ou seja, circulam por festivais, fazem sucesso nesse circuito, ganham prêmios… Mas isso não é garantia de que cheguem ao público em geral. Por isso a distribuidora vem para trabalhar na diminuição desse gargalo”. Vale ressaltar que a Malute vai trabalhar produções nacionais, não apenas da Filmes de Plástico.

O nome Malute vem do apelido de Dona Zezé (Maria José de Novaes Oliveira), mãe do cineasta André Novais Oliveira e do ator Renato Novaes.

15 anos de vida

A Filmes de Plástico comemorou, em abril, 15 anos. A produtora nasceu em Contagem. Hoje, a sede fica em Belo Horizonte. A produtora agrega os cineastas André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e o já citado Thiago Macêdo Correia. Além de produzir curtas e longas desses diretores, a empresa também assina produção de obras de outros cineastas.

As produções da empresa já foram representantes do Brasil no Oscar. Do mesmo modo, ganharam prêmios na Mostra de São Paulo, Festival do Rio, Gramado e Festival de Brasília. Não bastasse, festivais internacionais, como Cannes, Locarno, Rotterdam, FID Marseille, Indie Lisboa e BAFICI; exibiram produções da Filmes de Plástico.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]