Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

O tal do pistache: confira onde comer doces com o ingrediente

Gostou? Compartilhe!

Embora seja consumido como grão e em pratos salgados, o pistache se tornou vedete da confeitaria, emprestando o verde a tortas, sorvetes e que tais

Patrícia Cassese | Editora Assistente

Pode soar estranho, mas, até meados dos anos 1980, o pistache não era assim, tão difundido no Brasil. Foi nos anos 1990 que o uso do fruto seco começou a se popularizar mais por aqui. Além do consumo do grão tostado, com sal, o pistache também é utilizado no preparo de pratos salgados (inclusive, em embutidos). Mas o grande pulo do gato do pistache é mesmo como ingrediente na elaboração de doces – em particular, sorvetes. Na confeitaria italiana, ficou famoso como base de torrones e cannoli, entre outras gostosuras não menos tentadoras.

O pistache, que faz sucesso como ingrediente principal de vários doces (PIxabay)
O pistache, que faz sucesso como ingrediente principal de vários doces (

A árvore é nativa do sudoeste asiático, em particular, em países como Irã, Síria e Israel. De lá, chegou ao países do Mediterrâneo e aos Estados Unidos (com destaque para a Califórnia). Hoje, o Irã é o maior produtor, seguido pelos EUA. Atualmente, no Brasil, o estado do Ceará já está ensaiando se tornar produtor. Por aqui, em BH, os pistachemaníacos não têm do que reclamar. Não por outro motivo, o Culturadoria foi a campo experimentar algumas das múltiplas opções da cidade… Lembrando que nem por sonho estamos pensando em esgotar as possibilidades da capital mineira – impossível citar todas!

Bacio di Latte

A rede promoveu, recentemente, um festival de pistache. E fez tanto sucesso que a sorveteria decidiu incorporar, ao cardápio fixo, os queridinhos da iniciativa. Caso da casquinha com gelato Pistacchio, calda e crocante de pistache e chantilly. Outras delícias que seguem disponívels são o MilkShake de Pistacchio, Waffle de Pistacchio e Crepe Triangolo de Pistacchio. Ah, sim. Tem também barra de chocolate com pistache e o Creme Bella: creme de pistache no copinho, com calda e crocante de pistache.

A casquinha de pistache da Bacio di Latte, que vem com crocante de pistache e chantilly (Foto: Patrícia Cassese)

Magnólia

A parte de doces do famoso self-service do Restaurante Magnólia, que fica ali, nas cercanias da Igreja da Boa Viagem, é para tirar qualquer um do sério, convenhamos. Com o pudim de pistache não foi diferente: provamos e saímos enlevados. Lembrando que nem todas as sobremesas estão disponíveis no buffet todos os dias. O Magnólia fica na Rua Sergipe, 314, Funcionários.

Pudim de pistache, uma das delícias entre as sobremesas oferecidas pelo Restaurante Magnólia

American Day

No caso, fomos à unidade da Savassi, que fica na rua Fernandes Tourinho, 137, para experimentar o Donuts da conhecida rede. Vamos combinar que o cardápio oferece várias opções tentadoras, mas ficamos mesmo com o verde do pistache. Ah, sim. A American Day tem várias outras unidades em Belo Horizonte, e em bairros de regiões distintas, como o Castelo ou o Minas Shopping.

Donuts coberto e recheado com pistaches: o Culturadoria foi à unidade Savassi da American Day

Dois Pedaços

A Dois Pedaços tem uma unidade no bairro Palmeiras, mas só para delivery. Já a do Sion (Rua República Argentina 615) tem balcão e mesinhas. A gente foi lá só para conferir a torta de pistache que apareceu no feed do Instagram (ah, os algoritmos). Basta olhar a foto para entender o sucesso.

Fomos à unidade Sion da Dois Pedaços conferir esta tentadora torta de pistache

O Granulado

A casa charmosa até não ter mais como se tornou um ponto visado para quem quer se encontrar com amigos para tomar um brunch, um café ou um chá da tarde. Tanto que, em determinados horários, não raro, entrar, só mesmo enfrentando a lista de espera. No cardápio, opções com a vedete da temporada não faltam. Aqui, na foto, aparece a Encantada, torta gelada com sabor de frutas vermelhas e pistache. O Granulado fica na Rua Orange, 67, perto do Pátio Savassi.

Frutas vermelhas e pistache conferem um sabor pra lá de refrescante a esta torta de sorvete (Patrícia Cassese)

Frizza

A Frizza já foi tema de matéria aqui, no Culturadoria. Pudera! O lugar é muito charmoso e tem preços bem convidativos. No caso dos cannoli, o Frizza oferece a opção de colocar recheios diferentes em cada uma das pontas: ou seja, até duas opções por unidade. Mas como resistir a não replicar o de pistache? Então, anota aí: o Frizza fica na Rua dos Timbiras, 2.628, no Santo Agostinho. Pertinho do Diamond e do condomínio JK.

Em foto tirada na fachada do Frizza, o cartaz mostra os deliciosos cannoli

Boca do Forno

A Boca do Forno oferece brigadeiros de pistache… Nada menos que deliciosos. Experimentamos a gostosura na unidade Alasca, que fica na praça de mesmo nome, no Sion.

Brigadeiros com pistache, uma das opções encontradas na Boca do Forno unidade Praça Alasca

Mole Antonelliana

A mais tradicional casa de doces italianos da capital mineira, vale dizer, agora conta com uma nova unidade: na Casa Fiat de Cultura, além da tradicional situada na avenida João Pinheiro, 156. O cardápio oferece uma delícia com pistache: o éclair, ou a nossa tradicional bombinha. Basta dar uma mordida e, pronto. Uma explosão indescritível.

A bomba recheada de pistache, uma das delícias da Mole Antonelliana

Uluru Café

O Uluru Café tem feito tanto sucesso que já tem quatro unidades na capital mineira. A gente foi na da Avenida Afonso Pena, 2.925. Entre as opções com pistache, experimentamos o cheese cake, que tem base de Oreo, cream cheese com pistache e geleia de frutas vermelhas. Mas sim, tem outras tentações, como o french toast, à base de brioche tostado, estilo rabanada, com sorvete e farofa de pistache, além de calda de caramelo salgado – uau!.

Nesta sobremesa do Uluru Café, o creme com fruto seco verde fica sobre uma camada de Oreo

Verdemar

O supermercado Verdemar oferece vários produtos, inclusive alguns de fabricação própria, com o ingrediente. Caso dos macarons ou do sorvete feito em parceria com a Easy Ice. Eventualmente, há pedaços de torta de pistache.

Mi Garba

A Mi Garba Gelateria Artigianale tem nada menos que sete unidades na capital mineira e entorno. Nos visitamos a da avenida Bandeirantes, 1.725, loja 5. Lá, além do sorvete tradicional de pistache (de acordo com o site do empreendimento, 100% siciliano), encontramos esta novidade, o Stracciatella de pistache, que foi devidamente degustado. Uma delícia! Outro sabor que tem o pistache como um dos ingredientes é o Antonio: leite, maracujá, iogurte, pistache, chocolate branco e açúcares.

Em italiano, diríamos: “Mi fa venire l’acquolina in bocca!”, ou melhor, me dá água na boca, em bom português

Alguns seguidores do Culturadoria bem lembraram do brownie, que sim, é uma beleza! Vem com sorvete e calda. Mas o item mais lembrado, nos comentários do post no Instagram, foi a torta Taormina (foto acima), que, no nome, faz alusão à cidade situada na costa leste da Sicília. De fato, não há o que falar…. Só sentir!

Nos deleitamos com este sabor especial da Mi Garba: stracciatella de pistache, simplesmente delicioso (Foto: Patrícia Cassese)

Picolé do Amado

No tradicional Picolé do Amado, o sabor pistache também marca presença

Picolés deliciosos, perfeitos para o verão. Pois bem, já há algum tempo, o Picolé do Amado também passou a oferecer o sabor de pistache. O preço é um pouco superior (nada exorbitante, porém) que os demais porque, né? Sabemos que o pistache é um item caro. Não conhece? Fica na rua Albita, 664, Anchieta,

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]