Iniciativa do projeto idealizado por Leo Piló envolve artistas que participaram de oficinas de papelão, madeira, plástico e Tetra Pak
O Projeto Central de Reciclagem Criativa, idealizado pelo artista visual Leo Piló, inaugurou, no Mercado Novo, a exposição “Eco Eden Chic”. Assim, a iniciativa apresenta obras feitas com materiais reciclados de papelão, madeira, plástico e Tetra Pak, construídas por mais de 50 artistas/alunos que participaram das oficinas do projeto. O objetivo foi criar suportes inusitados para as artes, através de construções coletivas e individuais com os materiais de reciclagem. Desse modo, visando incentivar novas ideias e novos usos para o que iria para o lixo. O núcleo da mostra terá duas cadeiras e uma mesa, com diversos complementos como: caixas, vasos, flores, bonecos, pratos, baú e mesas, bem como mais objetos diversos.
Os artistas participantes da exposição são os alunos das oficinas, além dos professores Leo Piló (papelão), Luiz Vitral (madeira), Silma Dornas (plástico) e Joanna Sanglard (Tetra Pak). A exposição fica em cartaz até 30 de novembro e a entrada é gratuita. Os objetos não estarão à venda. As oficinas, vale lembrar, foram realizadas no CRAS Morro das Pedras, no Centro Pop Lagoinha, no Centro Cultural Alto Vera Cruz e no galpão do Léo Piló, idealizador do projeto.
Reuso
Os cursos foram parte do projeto Central de Reciclagem Criativa e buscaram trabalhar teoria e prática na reutilização de materiais recicláveis. Tal qual, o aprimoramento das práticas de artesãos já iniciados e não-iniciados na temática. A importância da preservação do meio ambiente através da reciclagem sempre esteve inserida no conteúdo, como uma forma de problematizar e contextualizar a importância dos ressignificados para a sociedade. “Ou seja, utilizar novas técnicas para fazer com que as pessoas percebam o mundo de uma maneira mais agradável, proveitosa e eficiente”, completa Piló.
A realização do projeto vem por meio de recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e com o patrocínio da Captamed.
Bio dos ministrantes das oficinas
Ao longo dos anos, Leo Piló vem desenvolvendo ações que promovem a criação de novos olhares para a construção de objetos sustentáveis. Mineiro de Belo Horizonte, ele sempre se preocupou com questões ambientais e com o tema vida sustentável. Desde a exposição “Lixo Arte” no Palácio das Artes, em 2000, Piló tem desenvolvido vários projetos focados na transformação de lixo em arte. Atualmente, é curador do Presépio da Casa Fiat de Cultura.
Silma Dornas, por sua vez, é uma artista multimídia que trabalha com música, teatro, dança e criação de figurinos e adereços. É vocalista e performer na banda Divergência Socialista. Joanna Sanglard graduou-se em Design de Produtos pela Universidade Fumec. Criou a empresa Hibrida, que produz diversos produtos a partir do reaproveitamento de resíduos. Luiz Vitral formou-se em Ciências Econômicas e Artes Plásticas. Já trabalhou como produtor executivo para grupos como o Giramundo Teatro de Bonecos e o Terno Teatro de Bonecos.
Serviço
Projeto Central de Reciclagem Criativa apresenta a exposição Eco Eden Chic
Quando. De 27 de setembro a 30 de novembro
Onde. Mercado Novo, Rua Rio Grande do Sul, 499, [piso Q3] Centro, BH.
Quanto. Entrada gratuita