Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Espaço Aberto Pierrot Lunar festeja 15 anos com Bazar de Histórias

Gostou? Compartilhe!

Neste sábado, 1º de julho, a Cia Pierrot Lunar celebra os 15 anos de sua sede com o 24º Bazar de Histórias

Evento multicultural promovido pelo Espaço Aberto Pierrot Lunar desde 2008, o Bazar de Histórias chega à sua 24ª edição neste sábado, dia 1º de julho. Assim, das 15 às 21h, o público terá acesso a brechó, artesanato, cinema, teatro, música, dança e fotografia. A programação é toda gratuita. Na ocasião, estará funcionando, ainda, o Bar Lunar, com venda de comidas e bebidas.

Um dos integrantes, além de fundador, Léo Quintão lembra que manter a sede de um grupo, por tanto tempo, com ações ininterruptas, e ainda por cima, tendo uma pandemia no meio do caminho, não é, definitivamente, tarefa fácil. “Principalmente um espaço aberto como o nosso, para o diálogo com a comunidade do entorno, artistas e público em geral, que constroem conosco a história”.

A Trupe Garnizé, uma das atrações deste sábado, no evento da Pierrot Lunar (Guto Muniz/Divulgação)
A Trupe Garnizé, uma das atrações deste sábado, no evento da Pierrot Lunar (Guto Muniz/Divulgação)

De acordo com Léo, a Pierrot Lunar se alimenta com esse diálogo com a comunidade e com os artistas que recebe. “Por isso, é importante a criação e a manutenção de políticas culturais voltadas para espaços culturais de grupos de teatro, dança e circo”, endossa.

Momento de diálogo

Marcar a celebração com o Bazar de Histórias, para o ator e fundador da Pierrot Lunar, torna a data ainda mais especial. “Nosso bazar é um momento para dialogar com as várias áreas culturais, reunindo, em um mesmo dia, música, cinema, teatro, dança, artes plásticas, performance, artesanato, literatura e gastronomia, promovendo um grande encontro entre público, arte e artistas”.

O Bazar de Histórias surge nas pesquisas e processos artísticos da Cia Pierrot Lunar, em 2008. Após uma oficina de Contação de Histórias, os atores participantes experimentam com o público o que tinham acabado de criar. “Surge daí a ideia que permeia o evento: uma mistura, um bazar de histórias, em suas várias possibilidades”, opina a atriz e fundadora da companhia, Neise Neves. “Assim, nosso Bazar tornou-se um espaço de diálogo e oportunidade a artistas, para encontro com um público diverso e dinâmico”, completa ela.

Caráter plural

Neste ano, a programação mantém seu caráter plural, dialogando com as diversas áreas da arte. No artesanato, podem ser vistos trabalhos dos artistas expositores Patricia Leal Ateliê (bolsas e acessórios feitos artesanalmente), Estúdio 739 (artesanato com tiragens personalizadas), Brechó dos Anjos (criatividade através das roupas), MegArte Ateliê (cerâmicas e pinturas) e Toque Zambê (artesanato, afeto e política). Na fotografia,  Alexandre Lopes comparece, com retratos artesanais feitos na hora.

Além de curtas-metragens do projeto Café Com Cinema – jovens realizadores, também tem apresentação de intervenção de dança com o bailarino e performer Rodrigo Antero, e do fragmento do espetáculo “Ligados em uma nota sol, da Cia Garnizé, que estreia em breve.

Canto e Consciência Corporal

O carnavalesco Rubens Aredes, cantor do “Então Brilha”, e que é professor residente no Espaço há mais de 9 anos, estará presente para uma demonstração com seus alunos do curso de “Canto e Consciência Corporal”.

Após um momento de afeto e memória dos encontros e histórias ocorridas no Espaço, relembrando parcerias, artistas, grupos, ensaios e tantas pessoas que já passaram por lá, o evento conta, ainda, com o show de Luiz Rocha, seguido de Lydia Del Picchia, cantando Rita Lee.

E, para fechar a noite, Marcelo Veronez com “Não Sou Nenhum Roberto. “A noite promete ser emocionante e divertida”, garante Léo Quintão.

Serviço

24º Bazar de Histórias – Festa de 15 anos do Espaço Aberto Pierrot Lunar

Onde: Espaço Aberto Pierrot Lunar – rua Ipiranga, 137, Floresta

Quando: 1º de julho de 2023, das 15 às 21h

Entrada franca

Programação a partir das 15h.

16h – Intervenção musical com Rubens Aredes, com sua Escola de Canto e Consciência Corporal;

16h30 – Intervenção de dança com Rodrigo Antero, bailarino e pesquisador, que vai apresentar uma intervenção de dança;

17h30 – Teatro/Palhaçaria: cena curta vencedora do Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto. Vale dizer que está em processo de montagem o espetáculo “Ligados em uma nota Sol”, com a Trupe Garnizé;

Entre uma atração e outra – Cinema – dois dos curtas metragens exibidos no Café com Cinema – Curta Jovens Realizadores;

A partir das 19h – Música: shows com Luiz Rocha, Rita Lydia – atriz do Grupo Galpão Lydia Del Picchia, cantando Rita Lee – e Marcelo Veronez.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]